Ford Ecosport tem 240 mil unidades investigadas por falha no motor

SUV compacto é investigado nos EUA por falha na bomba de óleo; motor 1.0 turbo equipou Fiesta no Brasil
Diego Dias
Por
25.09.2023 às 13:40
SUV compacto é investigado nos EUA por falha na bomba de óleo; motor 1.0 turbo equipou Fiesta no Brasil

Fora de linha desde 2021 no Brasil, o Ford Ecosport deixou saudades para quem era entusiasta do SUV compacto, que abriu caminho para os modelos de destaque que temos hoje, como VW T-Cross. A má notícia é que mais de 240 mil unidades do Ecosport estão sendo investigadas nos Estados Unidos por problemas no motor.

As unidades do utilitário que serão investigadas pela NHTSA (Administração Nacional de Segurança Rodoviária) foram vendidas na terra do tio Sam entre 2018 e 2021. O motor que está em avaliação por lá é o 1.0 três cilindros turbo, o famoso 1.0 Ecoboost que no Brasil esteve debaixo do capô do Fiesta Titanium – que também contava com a má falada transmissão automatizada de dupla embreagem Powershift.

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Baixa pressão do óleo

De acordo com o órgão de segurança, a investigação abrangerá 241.000 unidades do Ecosport, já que a NHTSA recebeu ao menos 95 reclamações de proprietários, que relataram falha no motor 1.0 turbo do SUV compacto. Os donos apontam perda de potência no veículo, algo que deve ser creditado a bomba de óleo com defeito.

Em resumo, as reclamações apontam que, logo depois da luz de advertência de baixa pressão do óleo no painel acender, o utilitário perde parcialmente ou mesmo totalmente a potência no motor 1.0 turbo durante a condução. “A substituição do motor é necessária devido à natureza desta falha”, afirma o documento da NHTSA.

Entre uma das reclamações, um proprietário relatou que a luz de nível baixo do óleo do motor acendeu mesmo com o compartimento estivesse cheio. “O carro começou a bater [o motor] e a choramingar. A concessionária diz que a bomba de óleo quebrou e o motor estragou”, escreveu a pessoa sobre um incidente em 30 de outubro do ano passado.

Segundo o site The Drive, o motivo para o problema de baixa pressão do óleo tem provavelmente um culpado: a correia que aciona a bomba de óleo do motor 1.0 Ecoboost.

Existem diversas reclamações na internet sobre a tal correia que, quando o tensor chega a falhar, a correia começa a perder os dentes e fica lisa, fazendo com que a bomba não seja acionada e, consequentemente, baixe a pressão do óleo. Para piorar, o material da correia desgastada pode entrar no cárter e até mesmo rasgar, ocasionando a perda total da pressão do óleo, o que certamente vai danificar o motor.

Caso a avaliação da NHTSA passe para a próxima fase e constate um defeito no motor 1.0 turbo que poderá comprometer a segurança, a agência deverá solicitar que a Ford anuncie recall para o Ecosport 1.0 EcoBoost.

Fiesta Ecoboost no Brasil

No Brasil, tivemos apenas o Fiesta com este motor Ecoboost. O propulsor1.0 turbo de injeção direta era movido apenas a gasolina, entregando 125 cv a 6.000 rpm e 17,3 kgfm de torque a 1.400 rpm. O hatch trabalhava sempre com a caixa automatizada Powershift de seis marchas.

No mercado nacional, o Fiesta Ecoboost foi oferecido nas versões SEL Style e Titanium, durando pouco tempo no mercado devido as baixas vendas – indicando também que anos depois a marca do oval azul anunciaria sua saída como fabricante no país, mantendo sua operação somente como importadora.

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