BYD já tem um EcoSport (elétrico) para montar em antiga fábrica da Ford

SUV chinês usa mesmo motor do recém-lançado Dolphin e tem a cara do SUV compacto que saiu de linha no Brasil
Diego Dias
Por
04.07.2023 às 17:10
SUV chinês usa mesmo motor do recém-lançado Dolphin e tem a cara do SUV compacto que saiu de linha no Brasil

A BYD comprou a antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA). Mas o complexo fabril não é o único laço entre as duas marcas, já que a fabricante chinesa produz do outro lado do mundo o Yuan Pro, que é basicamente um EcoSport chinês.

Fora de linha no Brasil há dois anos, o EcoSport marcou a nossa indústria por inaugurar o segmento de SUVs compactos no Brasil. Seu irmão bastardo BYD Yuan Pro é parecido com a segunda geração, mas se diferencia pela dianteira mais arredondada, faróis próprios e grade fechada, o que lhe dá um ar muito mais urbano e menos aventureiro.

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O visual remete mais mesmo ao EcoSport quando olhamos a lateral, que se diferencia apenas por um vinco adicional logo abaixo das janelas. Na traseira, até mesmo o famoso estepe pendurado na tampa do porta-malas está presente.

Na cabine o Yuan Pro lembra menos o SUV da marca do oval azul, pois conta com acabamento aparentemente melhor, enquanto o design do painel é mais minimalista. A central multimídia é do tipo flutuante e parece maior, mas tem o mesmo estilo do modelo da Ford.

Entre os equipamentos traz cluster de instrumentos digital, volante multifuncional, multimídia sensível ao toque, carregador por indução para smartphone e acabamento em couro branco. Classificado como popular na China, o SUV parte de 39.000 yuans e pode chegar aos 58.100 yuans, algo como R$ 27.000 e R$ 40.000 na conversão direta.

Mesmo motor do BYD Dolphin

O Yuan Pro traz o mesmo propulsor 100% elétrico usado no recém-lançado Dolphin, ou seja, um motor que entrega 95 cv de potência e 18,3 kgfm de torque. A autonomia do irmão vendido no Brasil declarada pela BYD é de 400 km, mas nas medições do Inmetro essa autonomia cai 30%, o que diminuiria o alcance para cerca de 280 km.

Em termos de autonomia na China, o “EcoSport da BYD” pode rodar até 401 km com apenas uma carga, uma vez que as baterias variam entre 38 kWh e 47 kWh. Como utiliza as tecnológicas baterias blade, o SUV pode ser recarregado em apenas 30 minutos em determinadas condições.

BYD compra fábrica Ford

O complexo fabril que fez no passado modelos como Ka, Ka Sedan e EcoSport, passará a produzir carros elétricos e também híbridos plug-in da BYD. Essa é uma boa notícia, sobretudo porque será feito em solo nacional veículos eletrificados e até mesmo baterias de lítio, o que se traduz em mais tecnologia em terras tupiniquins.

Atualmente a BYD comercializa no Brasil os modelos Tang e Han, além do SUV elétrico Yuan Plus, o também utilitário Song Plus, este último híbrido plug-in, a minivan D1 e o hatch Dolphin. Este último é um compacto elétrico de R$ 149.990 que deverá fazer os carros elétricos ganharem volume no Brasil, o que já assustou a concorrência. Mas e aí, será que um EcoSport chinês da BYD cairia bem aqui?

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