Exclusivo: novo VW Tiguan chega às lojas no fim de novembro e já tem fila

Concessionárias já têm lista de pré-reserva com interessados pelo SUV de sete lugares renovado, que chega para brigar com o Commander flex
LF
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25.09.2023 às 12:22
Concessionárias já têm lista de pré-reserva com interessados pelo SUV de sete lugares renovado, que chega para brigar com o Commander flex

A VW confirmou nas últimas semanas a volta do Tiguan Allspace ao Brasil. Reestilizado em sua segunda geração – que está sendo substituída pela terceira geração na Europa –, o SUV de sete lugares virá importado via México e a Mobiauto descobriu exatamente quando ele chegará às lojas brasileiras: segunda quinzena de novembro.

O VW Tiguan 2024 deve retornar ao mercado em versão única de acabamento, R-Line, com uma versão amansada do motor 2.0 TSI 16V turbo a gasolina. Concessionárias da marca já trabalham com listas de pré-reserva para o SUV, embora ainda sem cobrança de sinal. Esta segunda etapa deve ocorrer em outubro.

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É possível que a fabricante faça o lançamento do Tiguan Allspace renovado de maneira antecipada, em outubro, mas a previsão de chegada do primeiro lote às lojas já está estabelecida para o final de novembro. O preço deve ficar em torno de R$ 250.000, acima dos R$ 210.000 cobrados oficialmente hoje pelo Taos Highline 2023.

Todavia, já há consumidores formando filas de espera pelo modelo, que oferece sete lugares e forma uma concorrência direta com o Jeep Commander T270 flex. Tanto que a própria marca vem aplicando bônus generosos, acima de R$ 10.000, para fazer girar o estoque do Taos 2023 – que ganhou até novas rodas aro 19 opcionalmente.

Como será o VW Tiguan Allspace R-Line 2024

Conforme a Mobiauto publicou em abril deste ano, após conseguir o primeiro flagra do Tiguan renovado em território nacional, o SUV médio de sete lugares voltará com o motor 2.0 turbo a gasolina da família EA888 e em versão única de acabamento, a R-Line.

A primeira imagem oficial da linha 2024 do modelo confirma as previsões, ao trazer a letra R grafada em tom grafite no canto direito da grade. A má notícia é que o novo VW Tiguan Allspace deve chegar menos potente do que era antes da reestilização.

Vários membros da rede Volkswagen apontam que o motor 2.0 turbo terá sua potência e torque reduzidos dos 220 cv e 35,7 kgfm gerados anteriormente para 182 cv e 32,6 kgfm, a mesma especificação do SUV no México, seu país de origem. Lá, o câmbio é automatizado de dupla embreagem (DSG) com sete marchas banhado a óleo, com tração integral (4Motion).

Nos Estados Unidos, por sua vez, o motor 2.0 TSI entrega 186 cv e está aliado a um câmbio automático convencional de oito marchas, também com o sistema 4Motion. Corre-se outro rumor, de que esta seria a especificação escolhida para nosso mercado. Há, ainda, quem diga que o novo Tiguan trazido para o Brasil terá apenas tração 4x2 dianteira.

Apesar da redução, ele ainda seria 2 cv ou 6 cv mais potente do que o Jeep Commander com gasolina, e teria 5 kgfm a mais de torque. Por isso mesmo, será posicionado na faixa de R$ 250.000, para brigar com as versões T270 do rival.

Por manter a plataforma MQB-A e toda a estrutura da carroceria, o VW Tiguan 2024 mudará pouco em termos de dimensões. Serão 4.728 mm de comprimento, 1.839 mm de largura, 1.661 mm de altura e 2.790 mm de entre-eixos, sendo sete assentos e quase 700 litros de volume no porta-malas com a terceira fileira de assentos rebatida.

Entre os principais itens de série, o novo Tiguan Allspace R-Line terá seis airbags, faróis de LED com projetores e sistema IQ Light de iluminação inteligente, frenagem autônoma emergencial, ACC (controle de cruzeiro adaptativo), alerta de ponto cego, assistente de manutenção de faixa, detector de fadiga, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Sensores de luminosidade e chuva, ar-condicionado automático digital de três zonas, porta-malas com abertura elétrica e quadro de instrumentos 100% digital formam o pacote de conforto. Até a central multimídia VW Play, presente no Jetta GLi, também vindo do México, pode pintar. As rodas serão de liga leve aro 19, conforme evidenciado pela imagem da VW.

Vale lembrar que o Tiguan ganhou nas últimas semanas uma nova geração na Europa, mas essa, por enquanto, não está nos planos para o Brasil.

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