Flagra: Hyundai Creta 2025 terá solução para a polêmica luz de ré

SUV compacto foi flagrado na Índia e deve receber facelift no próximo ano para ficar com cara mais sofisticada
Renan Rodrigues
Por
03.07.2023 às 10:47
SUV compacto foi flagrado na Índia e deve receber facelift no próximo ano para ficar com cara mais sofisticada

A Hyundai segue com seu ritmo acelerado de mudanças para o Creta. Lançado no Brasil em 2016, o modelo teve duas gerações por aqui, mas ao menos quatro visuais diferentes na Ásia.

O SUV camuflado foi avistado novamente e confirma a expectativa do último flagra. O novo Hyundi Creta pulará o visual de mini-Tucson, que é utilizado na Tailândia, por exemplo, e irá direto para a próxima identidade, ao menos no Brasil e na Índia.

A previsão é que a novidade seja lançada no início do próximo ano por aqui, como a Mobiauto já contou em detalhes neste outro artigo, chegando como linha 2025.

O possível visual inédito do Creta foi flagrado pelo site Autocar India, e já havia aparecido em outro texto. Pelas imagens é possível ver parte da grade e dos faróis, que confirmam a diferença para o modelo vendido na Indonésia, que adota o visual inspirado no Tucson.

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Esse visual será inspirado no Palisade, SUV de grande porte da marca que utiliza barras verticais mais finas e elementos horizontais mais grossos, que pode aparecer por aqui em breve importado pela Caoa Hyundai.

Por dentro, a principal novidade deve ser a inclusão de um quadro de instrumentos 100% digital na versão de topo, além de novas opções de revestimento em tecido e couro para os bancos. O Creta 2025 também deve ganhar novos desenhos de roda.

A traseira não deve mudar muito, mas o flagra revela um novo desenho das lanternas. Isso significa que as polêmicas luzes de ré presentes no para-choque devem subir para o local tradicional. A diferença é que o conjunto da versão Ultimate, dotado de guias mais robustas de LED, pode se disseminar por toda a gama.

Com o novo para-choque frontal, o comprimento do novo Creta deve crescer entre 1,5 e 2,5 cm, passando para 4.315 mm. Largura (1.790 mm), altura (1.635 mm), entre-eixos (2.610 mm) e porta-malas (422 litros) não mudarão.

A lista de equipamentos deve ser similar à atual, incluindo sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, farol alto adaptativo, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), detector de fadiga, assistente ativo de permanência em faixa, câmeras laterais de ponto cego e frenagem autônoma emergencial com detecção de pedestres e ciclistas nas versões mais caras.

Também a motorização deve seguir inalterada: nas versões mais baratas, motor 1.0 três-cilindros 12V turboflex, com injeção direta de combustível, rendendo 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque com qualquer combustível. Nas de topo, 2.0 quatro-cilindros 16V aspirado flex de 157 cv e 19,2 kgfm com gasolina, sendo 167 cv e 20,6 kgfm com etanol.

O câmbio é sempre automático de seis marchas com tração 4x2 dianteira. O novo Creta também deve promover uma evolução do sistema BlueLink, que já permite controlar o carro por um aplicativo de celular e deve agora incluir Wi-Fi a bordo.

A incógnita fica para a versão Action, opção que manteve o visual da geração anterior do Creta e é a configuração de entrada do modelo atualmente, equipada com o motor 1.6 aspirado de 123/130 cv e 16/16.5 kgfm e câmbio automático de seis marchas. Como o Creta terá uma segunda renovação visual, a opção ficará ainda mais defasada no catálogo da marca e pode deixar as lojas por isso.

Imagens: Reprodução/@Jayantkamdar

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