Hyundai Creta vai mudar em 2024 e ganhar visual inspirado em SUV gigante

Palisade deverá inspirar a reestilização do Creta atual para o Brasil e Índia, e compacto pode perder item polêmico na traseira
Renan Rodrigues
Por
02.05.2023 às 17:30
Palisade deverá inspirar a reestilização do Creta atual para o Brasil e Índia, e compacto pode perder item polêmico na traseira

As fabricantes asiáticas costumam atualizar seus carros de forma mais rápida. A Hyundai, por exemplo, mexeu duas vezes no HB20 nos últimos quatros anos. A mesma coisa está prestes a acontecer com o Creta. 

A Mobiauto já havia antecipado que o SUV passará por outra reestilização visual no primeiro semestre de 2024, provavelmente como linha 2025. No entanto, há uma mudança importante no que diz respeito ao visual. 

Você também pode se interessar por:

Esperava-se que o novo Creta apresentasse um visual inspirado no atual Tucson, com barra mais grossa na parte inferior, um novo para-choque e conjunto óptico. O desenho da grade ofereceria um efeito cascata. 

O possível visual inédito do Creta foi flagrado pelo site AutoSpy. Pelas imagens é possível ver parte da grade e dos faróis, que confirmam a diferença para o modelo vendido na Indonésia, que adota o visual inspirado no Tucson. 

Palisade deverá inspirar a reestilização do Creta atual para o Brasil e Índia, e compacto pode perder item polêmico na traseira

Dessa maneira, o Creta brasileiro e o indiano, únicos que ainda não passaram por reestilização desde o lançamento, pulariam o visual “mini-Tucson” e iriam direto para a próxima novidade. E a grande sacada é que, aparentemente, esse visual pode ser inspirado no Palisade, que tem barras verticais mais finas e elementos horizontais mais grossos. 

Palisade deverá inspirar a reestilização do Creta atual para o Brasil e Índia, e compacto pode perder item polêmico na traseira

Palisade deverá servir de inspiração para o novo Creta

Por dentro, a principal novidade deve ser a inclusão de um quadro de instrumentos 100% digital na versão de topo, além de novas opções de revestimento em tecido e couro para os bancos. O Creta 2025 também deve ganhar novos desenhos de roda.

A traseira não deve mudar muito, mas o flagra revela um novo desenho das lanternas. Isso significa que as polêmicas luzes de ré presentes no para-choque devem subir para o local tradicional. A diferença é que o conjunto da versão Ultimate, dotado de guias mais robustas de LED, pode se disseminar por toda a gama.

Com o novo para-choque frontal, o comprimento do novo Creta deve crescer entre 1,5 e 2,5 cm, passando para 4.315 mm. Largura (1.790 mm), altura (1.635 mm), entre-eixos (2.610 mm) e porta-malas (422 litros) não mudarão.

Palisade deverá inspirar a reestilização do Creta atual para o Brasil e Índia, e compacto pode perder item polêmico na traseira

A lista de equipamentos deve ser similar à atual, incluindo sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, farol alto adaptativo, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), detector de fadiga, assistente ativo de permanência em faixa, câmeras laterais de ponto cego e frenagem autônoma emergencial com detecção de pedestres e ciclistas nas versões mais caras.

Também a motorização deve seguir inalterada: nas versões mais baratas, motor 1.0 três-cilindros 12V turboflex, com injeção direta de combustível, rendendo 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque com qualquer combustível. Nas de topo, 2.0 quatro-cilindros 16V aspirado flex de 157 cv e 19,2 kgfm com gasolina, sendo 167 cv e 20,6 kgfm com etanol.

O câmbio é sempre automático de seis marchas com tração 4x2 dianteira. O novo Creta também deve promover uma evolução do sistema BlueLink, que já permite controlar o carro por um aplicativo de celular e deve agora incluir Wi-Fi a bordo.

A incógnita fica para a versão Action, opção que manteve o visual da geração anterior do Creta e é a configuração de entrada do modelo atualmente, equipada com o motor 1.6 aspirado de 123/130 cv e 16/16.5 kgfm e câmbio automático de seis marchas. Como o Creta terá uma segunda renovação visual, a opção ficará ainda mais defasada no catálogo da marca e pode deixar as lojas por isso.

Comentários