Segredo: Hyundai Creta ganhará visual de mini-Tucson no Brasil em 2024

SUV passará por nova atualização visual menos de três anos após lançamento da segunda geração, seguindo a tradição da marca coreana
Renan Bandeira
Por
24.02.2023 às 12:51
SUV passará por nova atualização visual menos de três anos após lançamento da segunda geração, seguindo a tradição da marca coreana

Montadoras coreanas costumam atualizar rápido seus carros. E a Hyundai não tem tido medo de aplicar a mesma estratégia no Brasil. Um exemplo é o Creta. Lançado no começo de 2017 em nosso mercado, recebeu um leve facelift em meados de 2019 e já trocou de geração em agosto de 2021.

Agora, a Mobiauto apurou que o Creta de segunda geração passará por outra reestilização visual no primeiro semestre de 2024, provavelmente como linha 2025. Ou seja, novamente com um intervalo de menos de três anos.

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SUV passará por nova atualização visual menos de três anos após lançamento da segunda geração, seguindo a tradição da marca coreana

E já esteja preparado, porque o SUV produzido em Piracicaba (SP) deve ganhar o visual de mini-Tucson já apresentado em outros mercados na Ásia. Segundo nossas fontes, a marca vem trabalhando em uma nova dianteira, com soluções que indicam uma mudança substancial nas tomadas de ar. Isso implicará em novas peças como painéis dos radiadores.

A estamparia do capô também será modificada, assim como os faróis, que passarão a contar com uma peça superior subdividida em três, como se estivessem integradas e compusessem as divisórias internas da grade. A parte de baixo do conjunto óptico dianteiro também será atualizada, assim como o para-choque frontal.

SUV passará por nova atualização visual menos de três anos após lançamento da segunda geração, seguindo a tradição da marca coreana

Por dentro, a principal novidade deve ser a inclusão de um quadro de instrumentos 100% digital na versão de topo, além de novas opções de revestimento em tecido e couro para os bancos. O Creta 2025 também deve ganhar novos desenhos de roda.

SUV passará por nova atualização visual menos de três anos após lançamento da segunda geração, seguindo a tradição da marca coreana

A traseira não deve mudar, nem mesmo as lentes internas das lanternas. Isso significa que as polêmicas luzes de ré presentes no para-choque devem permanecer. A diferença é que o conjunto da versão Ultimate, dotado de guias mais robustos de LED, pode se disseminar por toda a gama.

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Com o novo para-choque frontal, o comprimento do novo Creta deve crescer entre 1,5 e 2,5 cm, passando para 4.315 mm. Largura (1.790 mm), altura (1.635 mm), entre-eixos (2.610 mm) e porta-malas (422 litros) não mudarão.

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A lista de equipamentos deve ser similar à atual, incluindo sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, farol alto adaptativo, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), detector de fadiga, assistente ativo de permanência em faixa, câmeras laterais de ponto cego e frenagem autônoma emergencial com detecção de pedestres e ciclistas nas versões mais caras.

Também a motorização deve seguir inalterada: nas versões mais baratas, motor 1.0 três-cilindros 12V turboflex, com injeção direta de combustível, rendendo 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque com qualquer combustível. Nas de topo, 2.0 quatro-cilindros 16V aspirado flex de 157 cv e 19,2 kgfm com gasolina, sendo 167 cv e 20,6 kgfm com etanol.

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O câmbio é sempre automático de seis marchas com tração 4x2 dianteira. O novo Creta também deve promover uma evolução do sistema BlueLink, que já permite controlar o carro por um aplicativo de celular e deve agora incluir Wi-Fi a bordo.

A incógnita fica para a versão Action, opção que manteve o visual da geração anterior do Creta e é a configuração de entrada do modelo atualmente, equipada com o motor 1.6 aspirado de 123/130 cv e 16/16.5 kgfm e câmbio automático de seis marchas. Como o Creta terá uma segunda renovação visual, a opção ficará ainda mais defasada no catálogo da marca e pode deixar as lojas por isso.

Imagens: Divulgação/Hyundai

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