Fiat Uno Monster sobe no salto com pneus gigantes para ser rei do off-road

Projeto brasileiro ganha calços nas suspensões, trocas jogo de rodas e pneus e tem vão livre do solo de 45 cm para cair na lama sem medo
Renan Bandeira
Por
29.04.2022 às 16:13
Projeto brasileiro ganha calços nas suspensões, trocas jogo de rodas e pneus e tem vão livre do solo de 45 cm para cair na lama sem medo

Uma coisa é certa: brasileiro que não conhece ou não andou em um Fiat Uno está vivendo errado por aqui. O modelo é uma das maiores lendas da indústria nacional, trouxe uma série de inovações e saiu de linha no ano passado, após mais de 40 anos de produção - e vocês podem conhecer melhor a história dele clicando aqui. 

Ele é conhecido nas redes sociais por suas capacidade dentro da cidade, principalmente com uma escada no teto, e também fora da estrada. Mas o bravo guerreiro ganhou uma versão insana, com suspensão elevada, pneus todo-terreno e pronto para a trilha. Sim, estamos falando de um Uno Monster.

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O projeto é do estudante Eduardo Affonso Vieira, de Dourados (MS), e começou muito antes de seu Uno Vivace 1.0 2012/2013 chegar à sua garagem. Segundo ele, os primeiros esboços do projeto foram feitos ainda em 2012, quase 10 anos antes de ele comprar o veículo.

“Antigamente eu desenhava bastante e fui fazendo o projeto [no papel]. Sempre gostei de carro alto e meu sonho era ter um [Fiat] Uno. De início, eu queria aquele Uno quadrado e mais antigo, mas surgiu no ano passado a oportunidade de comprar esse mais novo”, rememora Vieira.

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Projeto e modificações 

O projeto passou do papel para a vida real. O estudante comprou o Uninho que tinha apenas as rodas de liga leve de 14 polegadas fugindo da originalidade, e não demorou muito para iniciar as primeiras alterações.

“Três dias depois de comprar o carro, eu já comecei as modificações. A primeira foi pintar a roda de preto, que já deixou o carro com uma cara diferente, e depois coloquei o insufilm”, conta.

Mas faltava um pequeno detalhe: levantar a suspensão. Eduardo bem que pesquisou outros projetos na internet para buscar informações, mas não encontrava algo aplicável ao seu Uno. Então, decidiu fazer do seu jeito.

“Eu levei à oficina com calços [para a suspensão] de 2 cm, mas me falaram que não eram os ideais para o Uno. O carro ficou lá e eles fizeram um projeto específico com calços de 5,5 cm”, esclareceu o estudante, que tratou de levar ainda novos pneus com especificações maiores, 185/70 R14, para calçar o veículo.

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Depois disso, foi a vez de cuidar do visual. Aí veio uma salada de Fiat. Eduardo colocou luzes de condução diurna nos faróis, volante de Toro, central multimídia de 8 polegadas, manopla de câmbio do Mobi e o console central da Strada.

Porém, não demorou muito para se incomodar novamente com a altura do veículo. “Rodei uns dois meses com ele erguido assim, mas aí acabei me acostumando e olhava para o carro e pensava: 'Tá baixo ainda'”. Adivinha o que ele fez? Sim, voltou à oficina.

“Voltei lá para deixar ele [Uno] mais alto e me indicaram trocar os pneus por um jogo maior, de 215/75 R15 [substituindo as rodas de liga leve por rodas de aço com 1” maior]”, narra o entusiasta. 

Rodas e pneus maiores… problemas também maiores. Os novos jogos de rodas e pneus não cabiam nas caixas de roda originais do hatch, o que gerou outra mudança. “Tive que cortar um pouco da lataria e colocar um espaçador de rodas de 32 mm para caber”, explica Vieira. 

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E o motor?

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Com as mudanças, o Uno ficou mais pesado e comprometeu o desempenho do motor 1.0 Fire 8V original, que rende 73/75 cv (gasolina/etanol) e 9,5/9,9 kgfm (gasolina/etanol). Por isso, o estudante promete modificações em breve.

"Agora eu quero colocar um turbo nele ou trocar o motor pelo o 1.4 [que equipava outras versões do Uno]”, planeja. Além disso, o projeto deve ganhar novos bancos, que serão de couro ou virão da Strada Adventure.

Questionado sobre o quanto já gastou no projeto, Eduardo conta que prefere nem calcular. “Não faço ideia do quanto gastei até agora. Nem faço as contas, vai que desanima, né? Mas já devo ter investido a metade do valor do carro", explica.

Usando como referência o valor do Uno Vivace 2012/2013 medido pela Tabela Fipe há 10 meses, quando essa unidade foi comprada e custava em média R$ 21.053, a Mobiauto supõe que já foram investidos pelo menos R$ 10.000 no veículo.

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O resultado de tudo isso? É uma das configurações mais insanas do Uno, que subiu tanto no salto que tem um vão livre do solo de 45 cm, dando inveja a muito SUV, e ficando 28,5 cm mais alto que o Uno Vivace original.

Não se engane em pensar que ele é um carro para fins de semana e brincadeiras em trilhas. "Eu uso ele pra tudo. Vou para o serviço, para a faculdade, vouqui e ali, levar a família para algum canto. Ele é o único carro que temos em casa, é o carro da família", afirma o dono.

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