Fiat Toro deve ser híbrida em 2026 e a culpa é toda da Toyota; entenda
A Stellantis anunciou na última quinta-feira (22) que 2026 será o ano de apresentar o primeiro modelo híbrido fabricado em Goiana, Pernambuco (PE), onde tem a unidade fabril responsável pela construção de Jeep Renegade, Compass e Commander, além de Fiat Toro e Ram Rampage.
A movimentação da marca é interessante, e o veículo mais cotado para receber a nova tecnologia híbrida do conglomerado automotivo é justamente a Fiat Toro. Isso porque o Jeep Renegade tem nova plataforma em desenvolvimento, o novo Compass está em desenvolvimento, Commander espera por um facelift já visto do outro lado do mundo e Rampage é um projeto novo.
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Além disso, há a força de ser um projeto que nasce do esqueleto do Corolla. Este é o líder do segmento de sedans médios vendidos por aqui, e deu vida ao Corolla Cross, que desbancou o Jeep Compass em vendas.
A nova picape da Toyota usará a plataforma TNGA-C, e deve seguir os passos dos irmãos Corolla, mas com motorização híbrida mais potente. Assim, somará a reputação de Hilux e Corolla para tentar desbancar a Fiat Toro.
Seu motor deve ser uma evolução do atual 2.5 aspirado usado pelo RAV4. Estamos falando do mesmo propulsor, mas flex, trabalhando junto de outros dois elétricos. A potência esperada supera os 220 cavalos.
A expectativa é de que o consumo seja melhor que das concorrentes. Tendo como base os novos números do RAV4 PHEV no Inmetro, podemos esperar por até 14,0 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada - números do SUV -, quando abastecida com gasolina. Com etanol, claro, os números serão um pouco piores.
Sua chegada é esperada para o ano que vem, mesmo momento em que a Fiat Toro híbrida será vendida no Brasil.
A picape da Stellantis usará um sistema parecido com o que vemos nos Fiat Pulse e Fastback, mas mais robusto. O motor 1.3 turbo flex trabalhará com um sistema 48V, que deve dar um leve ganho de potencia e torque para a Toro. Sem ajuda de sistema elétrico, o propulsor entrega 176 cv e 27,5 kgfm.
Ele trabalha durante as partidas do carro e em velocidades de cruzeiro para reduzir o consumo de combustível. Além disso, trabalhará tracionando as rodas enquanto o motor a combustão se aquece para chegar no melhor ponto de trabalho.
Ter a Fiat Toro como híbrida será uma resposta e tanto para o mercado, principalmente para manter a picape na liderança de seu segmento.
Projeções/ KDesign AG
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Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.