Fiat Pulse Bio-Hybrid: como será o primeiro híbrido flex da marca

SUV renovado com motor híbrido leve flex será lançado em 2025, com direito a novidades visuais e de equipamentos
LF
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23.10.2023 às 09:34
SUV renovado com motor híbrido leve flex será lançado em 2025, com direito a novidades visuais e de equipamentos

O Fiat Pulse tem tudo para ser o primeiro carro híbrido flex da marca italiana. Em julho, a Mobiauto contou em primeira mão que o SUV de entrada ganharia um tapa no visual mais motor híbrido leve flex. Em agosto, a Stellantis apresentou o trio de tecnologias Bio-Hybrid, incluindo o sistema mais simples, MHEV (híbrido leve), que será usado pelo novo Pulse.

Inicialmente, o cronograma previa que o novo Pulse Bio-Hybrid chegaria ao mercado no final de 2024. Entretanto, por questões políticas e mercadológicas – a renovação dos incentivos fiscais para fábricas instaladas no Nordeste mais a necessidade de substituir os SUVs 4x4 da Jeep, encalhados no mercado –, a Stellantis mudou os planos e resolveu priorizar o início do projeto com produtos de Goiana (PE).

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Com isso, o novo Fiat Pulse Bio-Hybrid ficou para 2025, como linha 2026, mas ainda assim continua no radar e deve ser o primeiro carro híbrido flex da marca italiana. Marcará, ainda, a estreia da era dos carros eletrificados à fábrica de Betim (MG), sendo seguido pelo irmão de plataforma Fastback, ainda em 2025.

Voltando a falar do novo Fiat Pulse Bio-Hybrid, a novidade incluirá um pequeno facelift na grade e no para-choque dianteiro. A projeção que ilustra este artigo, de Kleber Silva, do @kdesignag, foi gentilmente cedida. Ela propõe uma frente inspirada na nova Fiat Strada Turbo 200.

Como é o sistema Bio-Hybrid híbrido leve

Como dissemos, a tecnologia Bio-Hybrid do novo Pulse será a mais simples das três que a Stellantis usará no Brasil. Além dela, a fabricante disponibilizará o Bio-Hybrid e-DCT, motorização híbrida plena (HEV), e Bio-Hybrid plug-in, híbrida com recarga externa (PHEV) que usa o mesmo trem de força do Jeep Compass 4xe.

No sistema híbrido leve do Pulse, um motor elétrico único de 3 kW (4 cv) de potência substitui o alternador e o motor de partida. Ele se liga, através de correia dentada, a uma pequena bateria de íons de lítio com menos de 1 kWh de capacidade, localizada abaixo do banco do motorista, e ao motor a combustão.

Por estar ligado ao alternador, o motor elétrico é pequeno e incapaz de tracionar as rodas, daí o nome “leve”. Apesar disso, ajuda a carregar a bateria de chumbo-ácido que alimenta a arquitetura elétrica do veículo e a transformar a energia elétrica armazenada em energia mecânica, gerando um pequeno torque adicional ao motor térmico.

Ele virá aliado ao motor 1.0 turbo flex de três cilindros (T3) da família GSE, conhecido como Turbo 200. Com 125 cv de potência e 130 cv com etanol, sendo 20,4 kgfm de torque com qualquer combustível, ele tem injeção direta de combustível e sistema MultiAir III.

ACC, câmera 360 e Assistente de faixa

Além do motor Turbo 200 Bio-Hybrid e da renovação visual, o novo Fiat Pulse deve estrear outras tecnologias na gama, como o ACC (controle de cruzeiro adaptativo), o assistente ativo de permanência em faixa e a câmera de 360 graus para auxílio a manobras. A produção do Fiat Pulseo híbrido flex será em Betim (MG). Veja mais no vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista:

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