Avaliação: Jeep Compass 4xe entrega tudo, menos um preço baixo

Versão híbrida plug-in importada do SUV médio entrega mais desempenho e tecnologia que qualquer opção nacional, mas cobra caro por isso
LF
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17.09.2022 às 08:00
Versão híbrida plug-in importada do SUV médio entrega mais desempenho e tecnologia que qualquer opção nacional, mas cobra caro por isso

A eletrificação está entrando de vez no mercado nacional. Por isso, a Stellantis resolveu mergulhar na tendência e lançou o Jeep Compass 4xe, primeiro modelo híbrido do grupo no país.

O modelo, importado na versão Série S, a mesma do nosso Compass S T270 nacional, veio para ocupar o topo da gama do SUV médio queridinho no mercado brasileiro. Isso tanto em desempenho, com ótimos 240 cv combinados, quanto em preço, salgados R$ 350.000.

O híbrido plug-in (com recarga externa) possui dois motores de tração: um a combustão, dianteiro, que é o mesmo GSE T4 (1.3 turbo com injeção direta e sistema MultiAir III) do Compass T270 nacional, só que movido apenas a gasolina: são 180 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas.

O outro, elétrico, fica localizado sobre o eixo traseiro do veículo, o que acaba diminuindo a litragem no porta malas, mas permite que ele tenha tração nas quatro rodas (daí a sigla “4xe”, sendo que o “e” representa um trocadilho entre 4x4 e o fato de ter um motor traseiro elétrico. São 60 cv adicionais e torque de 25,5 kgfm.

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Os dois motores podem trabalhar juntos ou avulsos. A própria central eletrônica do veículo define isso de maneira inteligente, mas o condutor também pode fazê-lo ao selecionar as opções “Hybrid” (motores combinados), “EV” (só elétrico) ou “e-Save” (só a combustão, a fim de recarregar a bateria).

Todo esse conjunto auxilia o Compass 4xe a alcançar a boa média de 25,4 km/l km/l na cidade e 24,2 km/l na estrada, sempre com gasolina (afinal, ele não é flex). Em modo apenas elétrico, são 44 km de autonomia.

Em um geral, o Compass 4xe anda bem, é econômico e tem boa dose de tecnologia, mas o preço de R$ 349.990 assusta e pode não valer a compra em relação à versão Série S T270 nacional, disponível por R$ 225.390.

Essas foram algumas das conclusões tomadas no vídeo sobre o veículo no Mobi Avalia, nova série do canal da Mobiauto no youtube. Veja abaixo o vídeo na íntegra:

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