O que o BYD Dolphin Mini tem que falta nos carros de até R$ 115 mil

O subcompacto elétrico da BYD finalmente teve seu valor revelado e, com isso, pode ser comparado com os concorrentes da sua faixa de preço
Vinicius Moreira
Por
29.02.2024 às 18:40
O subcompacto elétrico da BYD finalmente teve seu valor revelado e, com isso, pode ser comparado com os concorrentes da sua faixa de preço

Cotado para chegar custando menos de R$ 100.000, o BYD Dolphin Mini foi anunciado com preço sugerido de R$ 115.800, valor próximo do que a Mobiauto apurou. Agora, o subcompacto elétrico pode passar por um comparativo e ter suas capacidades avaliadas, ao menos na lista de equipamentos.

Dessa forma, a Mobiauto listou uma série de modelos de vários segmentos de até R$ 115.000 para ver o que o Mini oferece e os demais não tem. Tem versão de SUV líder de mercado, topo de linha do VW Polo, Hyundai HB20, Fiat Pulse e até minivan para quem quer mais espaço no preço cobrado pelo Dolphin Mini.

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Para se ter uma ideia, 25 modelos foram inseridos no comparativo de equipamentos. Mas o que o elétrico mais barato da BYD no Brasil tem que os carros de até R$ 115.000 não tem? É o que vamos elencar:

Ajuste elétrico do banco do motorista

Nem mesmo em modelos como o Nissan Kicks Advance, Citröen C3 Aircross, Fiat Pulse e Strada, o ajuste do banco elétrico, ao menos do motorista está presentes entre os itens de série. Com isso, ponto para o Dolphin Mini.

Rotação da tela multimídia

Pode parecer apenas um mimo, mas há quem prefira deixar a central multimídia ao melhor estilo das picapes – com a leitura na vertical. Nesse aspecto, o Mini é o único que oferece essa opção, a qual já era conhecida do irmão mais velho Dolphin.

Freio de estacionamento eletrônico

Nem mesmo o Renault Kardian que é o mais novo modelo entre os analisados possui freio de estacionamento eletrônico, não na versão mais básica com o preço compatível com o Mini.

Aquém do esperado

Em alguns, o anúncio do preço do Dolphin Mini foi um banho de água fria. Com esse valor, o subcompacto tem preço competitivo, mas é R$ 15.000 mais caro que o elétrico mais barato do Brasil atualmente, o Renault Kwid E-Tech por R$ 99.900. Nessa comparação sim, o elétrico da BYD tem muitos pontos positivos.

Por outro lado, toda a pompa para o veículo, que poderia incomodar hatches, sedans e SUVs a combustão, pode deixar o consumidor desconfiado com os elétricos e ainda mais propenso a continuar usando os postos de combustíveis em vez de carregadores AC e DC.

Confira a lista modelos e suas versões comparadas:

Chevrolet

  • Onix Plus LT - R$ 113.640
  • Onix RS AT TURBO - R$ 114.150
  • Spin LS AT R7Z - R$ 113.040

Volkswagen

  • Polo Confortiline - R$ 111.990
  • Virtus TSI - R$ 109.990

Fiat

  • Argo Trekking 1.3 at flex - R$ 99.999
  • Cronos Precision 1.3 AT Flex - R$ 111.990
  • Pulse S-Design 1.3 AT Flex - R$ 115.990
  • Strada Freedom Cabine dupla 1.3 - R$ 114.990

Honda

  • City Sedan LX - R$ 115.300
  • City Hatchback - R$ 113.600

Hyundai

  • Hyundai HB20 Sedan comfort plus – R$ 113.390
  • Hyundai HB20 Platinum Safety 1.0

Citröen

  • C3 Aircross Feel Turbo 200 AT - R$ 112.990
  • C4 Cactus 1.6 Live Auto - R$ 111.990

Peugeot

  • 208 Style Turbo 200 CVT - R$ 111.490

Renault

  • Kwid E-Tech - R$ 99.900
  • Kwid Intense Pack Biton - R$ 78.630
  • Renault Stepway Zen - R$ 105.690
  • Renault Logan Zen - R$ 99.600
  • Renault Kardian Evolution 1.0 turbo EDC - R$ 112.790

Nissan

  • Versa Sense CVT - R$ 108.490
  • Kicks Active CVT - R$ 114.990

Toyota

  • Yaris Hatch XS - R$ 110.290
  • Yaris Sedan XS - R$ 113.790

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