Novo SUV da VW terá motor de Up! e pode ser menor que Fiat Pulse

Versão tcheca do A0 SUV teve motorização confirmada pela Skoda, que prevê dimensões
Diego Dias
Por
13.03.2024 às 12:55
Versão tcheca do A0 SUV teve motorização confirmada pela Skoda, que prevê dimensões

Um dos lançamentos mais esperados dos últimos anos, o novo SUV da Volkswagen fará sua estreia somente em 2025 e, como você deve saber, tem tudo para ser chamado de novo Gol.

A questão é que um inédito SUV compacto da Skoda, marca da República Tcheca pertencente ao Grupo VW, teve sua motorização revelada para o mercado indiano e antecipa muitas coisas do que teremos aqui no tal SUV do Gol.

De acordo com informações do site Autocar India, o novo SUV pequeno da Skoda contará também com a plataforma MQB A0-IN, variação da plataforma MQB A0 utilizada atualmente por outro utilitário da Skoda, o Kushaq. O inédito SUV da Skoda ficará posicionado logo abaixo deste, ou seja, já podemos ter noção das medidas desse novo modelo que basicamente é a versão do A0 SUV (ou Gol SUV) para a marca Skoda.

Você também pode se interessar por:

Motor 1.0 turbo 170TSI

O mais interessante é que a Skoda começou a revelar mais informações deste novo SUV compacto, o que diretamente interessa ao nosso mercado. Assim a marca tcheca confirmou que o novo SUV trará debaixo do capô o motor 1.0 turbo a gasolina de três cilindros, que por lá vai entregar 116 cv de potência e 18,15 kgfm de torque.

Notou alguma semelhança? Pois é, estamos diante do motor 1.0 TSI, que no Brasil já equipou o Up!, e gerava até 105 cv e 16,8 kgfm de torque. Atualmente essa motorização (flex por aqui, bebendo etanol ou gasolina) entrega até 116 cv e os mesmos 16,8 kgfm e está presente em Polo e Virtus.

Por lá, é oferecida com mais torque do que vemos no Brasil. Por aqui, para seguir dentro das regras de emissão, deve manter a calibração vista no hatch e sedan.

Segundo a publicação indiana, o motor três cilindros 1.0 turbo será a única motorização oferecida para o novo SUV compacto por lá, algo que deverá ser repetido no Brasil para o novo SUV da VW que poderá ser batizado de Gol. É sabido também que o inédito utilitário da Skoda tenha duas opções de câmbio: manual e automático de seis marchas - sendo este segundo o famoso Tiptronic – também utilizado no mercado brasileiro no Polo, Virtus, Nivus, T-Cross e Taos.

Antes a expectativa para o Brasil era de que o novo SUV da VW tivesse duas variantes do motor 1.0 turbo de três cilindros: as mais baratas como 170TSI e as mais equipadas com a versão 200TSI, com ajuste para entregar até 128 cv e 20,4 kgfm. No entanto, a movimentação da Skoda na Ásia aponta que por aqui teremos apenas a configuração mais mansa desse motor.

Porte compacto, na faixa dos 4 metros

Embora ainda não exista uma confirmação oficial, o que acaba gerando mais dúvida é que o novo SUV da Skoda deverá ter menos de 4 metros de comprimento – algo essencial para um veículo na Índia ganhar mais incentivos fiscais e, assim, ficar mais barato.

Para efeito de comparação, o Fiat Pulse, que será o principal alvo do novo SUV da VW no mercado brasileiro, tem 4.099 mm de comprimento, 1.774 mm de largura, 1.579 mm de altura e 2.532 mm de entre-eixos. Assim, o novo SUV da VW terá que crescer pelo menos 10 cm no comprimento para se igualar ao tamanho do Pulse, algo que é viável devido a modularidade da base MQB, embora seja uma adição um tanto considerável no comprimento.

A publicação garante ainda que o entre-eixos do compacto utilitário da Skoda não passará dos 2.556 mm, mesma medida do VW Nivus e Polo no Brasil, que também são feitos com base na plataforma MQB-A0.

Lançamento mais importante da VW no Brasil

Com lançamento previsto para 2025, o novo A0 SUV será uma das maiores cartadas da marca para o mercado nacional, tanto que são previstas mais de 200 mil unidades fabricadas por ano. Para se ter noção é um volume maior do que a Fiat Strada, modelo mais vendido do Brasil em 2023.

O projeto do A0 SUV não teve o nome Gol ventilado à toa, pois também a própria prefeitura de Taubaté (SP), cidade do interior paulista em que a Volkswagen tem fábrica, confirmou sem querer que o nome do SUV será Gol. Agora é aguardar mais detalhes do novo SUV pequeno, que ficará posicionado abaixo de T-Cross e Nivus no catálogo da VW.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários