Fiat Palio Weekend: perua teve versão elétrica 19 anos antes do BYD Dolphin

Perua elétrica nasceu em parceria com hidrelétrica e nunca foi vendida ao público
Renan Rodrigues
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05.02.2025 às 19:17 • Atualizado em 06.02.2025
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Perua elétrica nasceu em parceria com hidrelétrica e nunca foi vendida ao público

BYD Dolphin e Dolphin Mini causaram muito barulho no Brasil como opções baratas de carros elétricos. No entanto, muito tempo antes dessa dupla, a Fiat produziu um modelo elétrico desenvolvido nacionalmente.

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Estamos falando do Fiat Palio Weekend, que nasceu em 2006 como fruto da parceria entre Fiat, Itaipu Binacional e KWO, essa uma hidrelétrica suíça. A perua nunca foi vendida em série, mas foi feita para uso da Enel, no Rio de Janeiro, por exemplo.

Apesar de nunca ter sido vendido ao público, seu preço estimado era de R$ 140 mil, portanto, bem parecido com o preço do BYD Dolphin atualmente. No entanto, se corrigidos pelo IPCA os R$ 140 mil equivalem a R$ 380 mil.

Como os tempos eram outros, o Palio Weekend elétrico tinha desempenho bem ruim. O motor elétrico dianteiro tinha apenas 20 cv e 5,1 kgfm de torque. Isso fazia a perua ir até os 100 km/h, que era sua velocidade máxima, em longos 28 segundos.

No interior, destacava-se o centro do painel na cor verde, assim como um detalhe acima do porta-luvas. Curiosamente, o painel de instrumentos mostrava apenas um velocímetro ao centro, enquanto o seletor de posição da direção se assemelhava muito com o câmbio manual, mas tinha apenas as funções Drive, Ré e Park.

Se os carros mais modernos utilizam bateria de lítio, o Palio Weekend tinha sódio-níquel-cloro na composição e era chamada ZEBRA. Apesar de reciclável, a autonomia era de apenas 120 km.

Por falar na bateria, o conjunto fica abaixo do assoalho para não roubar espaço do porta-malas, o que é uma solução inteligente, uma vez que o projeto era basicamente um protótipo.

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