Fiat Palio Weekend: perua teve versão elétrica 19 anos antes do BYD Dolphin
BYD Dolphin e Dolphin Mini causaram muito barulho no Brasil como opções baratas de carros elétricos. No entanto, muito tempo antes dessa dupla, a Fiat produziu um modelo elétrico desenvolvido nacionalmente.
Estamos falando do Fiat Palio Weekend, que nasceu em 2006 como fruto da parceria entre Fiat, Itaipu Binacional e KWO, essa uma hidrelétrica suíça. A perua nunca foi vendida em série, mas foi feita para uso da Enel, no Rio de Janeiro, por exemplo.
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Apesar de nunca ter sido vendido ao público, seu preço estimado era de R$ 140 mil, portanto, bem parecido com o preço do BYD Dolphin atualmente. No entanto, se corrigidos pelo IPCA os R$ 140 mil equivalem a R$ 380 mil.
Como os tempos eram outros, o Palio Weekend elétrico tinha desempenho bem ruim. O motor elétrico dianteiro tinha apenas 20 cv e 5,1 kgfm de torque. Isso fazia a perua ir até os 100 km/h, que era sua velocidade máxima, em longos 28 segundos.
No interior, destacava-se o centro do painel na cor verde, assim como um detalhe acima do porta-luvas. Curiosamente, o painel de instrumentos mostrava apenas um velocímetro ao centro, enquanto o seletor de posição da direção se assemelhava muito com o câmbio manual, mas tinha apenas as funções Drive, Ré e Park.
Se os carros mais modernos utilizam bateria de lítio, o Palio Weekend tinha sódio-níquel-cloro na composição e era chamada ZEBRA. Apesar de reciclável, a autonomia era de apenas 120 km.
Por falar na bateria, o conjunto fica abaixo do assoalho para não roubar espaço do porta-malas, o que é uma solução inteligente, uma vez que o projeto era basicamente um protótipo.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.