Fiat Uno mais caro do mundo é projeto insano de 450 cv e fibra de carbono

Hatch equipado com motor de Tempra Turbo preparado é um praticamente um carro de corrida para as ruas
GS
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21.01.2025 às 20:54
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Hatch equipado com motor de Tempra Turbo preparado é um praticamente um carro de corrida para as ruas

O Fiat Uno é sempre lembrado pela sua valentia na hora de encarar as mais variadas tarefas, que vão desde cumprir atividades cotidianas, servir de veículo de trabalho e até encarar terrenos acidentados com desenvoltura de fazer inveja a muito SUV moderno.

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Durante a sua história de quase 30 anos no Brasil, o Uno de primeira geração marcou época na década de 1990 por ter sido o primeiro carro produzido no país com motor turbo.

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A produção do Fiat Uno Turbo durou apenas dois anos, entre 1994 e 1996, mas ainda é possível encontrar alguns exemplares do hatch esportivo à venda em anúncios por preços que beiram os R$ 100 mil, dependendo do estado de conservação do modelo. Mas, para quem quer algo mais especial, há um Uno Turbo um tanto diferente sendo vendido pela Garagem do Kiko.

Trata-se de um projeto baseado em um Fiat Uno CS 1985, que está com a família de proprietário, Daniel Silveira, desde 1994. O carro foi severamente modificado para ser um hatch esportivo inspirado no Lancia Delta HF Integrale, embora tenha mantido a tração apenas dianteira.

Um dos destaques do Uno 2.1 Turbo Carbon é o body kit completo do Uno Turbo, porém, feito em fibra de carbono. Para-choques, capô, saias laterais, molduras dos para-lamas, retrovisores, maçanetas externas e tampa do porta-malas são feitos do material, geralmente utilizado em carros de competição e modelos de alto luxo devido à complexidade de fabricação e preço elevado.

Sob o capô, o Uninho recebeu o motor do Tempra Turbo, um 2.0 sobrealimentado e com cabeçote de 16 válvulas preparado à moda da categoria argentina de automobilismo TC2000. O propulsor recebeu peças forjadas, coletor de escape tubular, entre outras modificações, para gerar 450 cv de potência de roda (ou perto de 600 cv com overboost).

O câmbio manual oriundo do Uno Turbo recebeu nova relação das cinco marchas, com trambulador pronto para receber uma transmissão sequencial. O diferencial é o mesmo dos carros da linha aventureira Locker, com bloqueio total quando acionado.

Para lidar com tanta potência, o Uno foi equipado com gaiola de proteção, bancos dianteiros Sparco do tipo concha, cintos de segurança de cinco pontos Sabelt. O volante de três raios usado em modelos da linha Palio é o toque mais original do interior, uma vez que até os instrumentos do painel foram trocados.

Capaz de percorrer o quatro de milha (402 metros) em 11,9 segundos, o Uno 2.1 Turbo Carbon teve de receber freios a disco nas quatro rodas com componentes do Marea Turbo e do Tempra Turbo, além de suspensões preparadas para conter o desempenho do hatch de apenas 907 kg.

O vendedor pede R$ 200 mil pelo carro, valor que pode parecer muita coisa por um Fiat Uno, mas não é tão absurdo por se tratar de um projeto tão complexo e bem construído.

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