Este raro Honda Civic híbrido 2003 faz 21,7 km/l e custa metade de um Polo

Sedan de sétima geração traz detalhes específicos que não tivemos no Brasil
Diego Dias
Por
02.02.2025 às 18:50
Compartilhe:
Sedan de sétima geração traz detalhes específicos que não tivemos no Brasil

O mercado de carros híbridos tem uma grande popularidade no Brasil, principalmente depois da produção nacional do Toyota Corolla híbrido flex e a invasão de marcas chinesas com carros híbridos plug-in da BYD e GWM. Mas engana-se quem acha que a tecnologia é recente, já que no início dos anos 2000 carros híbridos já davam seus passos em outros países, até mesmo este Honda Civic.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Estamos diante de um modelo bastante raro no mercado nacional, afinal, não foi comercializado oficialmente por aqui. É o caso deste Honda Civic EX 1.3i-DSI Vtec Hybrid, que como o nome já adianta se trata da versão híbrida do Civic de sétima geração, que foi vendida no Brasil entre 2001 e 2006 e fabricado na antiga planta de Sumaré (SP).

Você também pode se interessar por:

Visualmente o sedan, que apareceu em anúncio na página @lasanha_motors no Instagram, traz um desenho praticamente idêntico ao modelo convencional que tínhamos no país à época. A ressalva fica por conta da grade dianteira, que é mais fechada que o modelo brasileiro – que traz dois filetes horizontais. Muda também o para-choque dianteiro, que conta com entrada de ar maior e desenho próprio.

As rodas também são exclusivas da versão híbrida, ou seja, bem diferentes das versões que foram oferecidas no Brasil. Outro ponto que difere ainda é o pequeno spoiler na tampa do porta-malas, bem como o logotipo Hybrid logo abaixo da lanterna direita. Já por dentro temos uma padronagem em bege e preto, mas com bancos revestidos em veludo. O painel analógico é bem parecido com o modelo nacional, mas com o detalhe de ter uma instrumentação dedicada ao sistema híbrido no lado direito.

Motor 1.3 híbrido

O Honda Civic híbrido foi lançado mundialmente no Japão em 2001, mas chegou nos Estados Unidos um ano depois como modelo 2003. Debaixo do capô o sedan conta com um motor 1.3 aspirado 16V da família L13A i-DSI de 86 cv de potência (mesma família dos motores usados pelo Fit na época), que trabalha junto de um outro motor elétrico de 10 kW (13,6 cv). Com isso, temos uma potência combinada de 93 cv e torque máximo de 12,03 kgfm.

À época em que foi comercializado, o Civic Hybrid se destacou como um dos modelos mais eficientes já vendidos na América do Norte. Tanto que a média de consumo fica em 19,6 km/l na cidade e 21,7 km/l na estrada, segundo o ciclo divulgado pela agência EPA dos EUA. Vale lembrar ainda que o sedan foi o primeiro carro convencional híbrido da Honda, enquanto o primeiro da marca foi o exótico Insight – que tinha ares futuristas.

Equipado com bateria de níquel-hidreto metálico (Ni-MH), o Honda Civic Hybrid 2003 anunciado tem uma questão, segundo seu proprietário: o sedan está funcionando em modo “bypass”, ou seja, somente com o motor 1.3 a gasolina de 86 cv.

“As células do pack de baterias são originais e algumas não resistiram ao tempo. Para voltar a funcionar por completo precisará substituir o pack. Já tentamos recarregar uma por uma, mas sem sucesso”, explica o proprietário em um comentário na publicação. Atualmente com 156.000 km rodados, o sedan está à venda por R$ 45.000.