Fiat 500: os principais problemas, segundo os donos

Icônico Cinquecento tem reclamações recorrentes sobre câmbio, problemas no motor e coluna de direção
JC
Por
19.02.2024 às 08:00
Icônico Cinquecento tem reclamações recorrentes sobre câmbio, problemas no motor e coluna de direção

Um dos modelos mais icônicos da Fiat, o Cinquecento ou simplesmente Fiat 500, foi introduzido ao mercado de automóveis em 1936, com o modelo "Topolino". Já nesta época era o menor veículo do mundo, com 3,2 metros de comprimento, e trazia um ar de modernidade em seu estilo.

Assim como qualquer outro veículo, seu estilo e tradição não foram suficientes para deixar o carro isento de reclamações por parte dos proprietários. Existem alguns fatores que causam transtornos aos donos do Fiat 500. Antes de falar sobre isso, no entanto, vamos à história do veículo.

Você também pode se interessar por:

Breve história sobre o Fiat 500

O hatch italiano, na versão "Topolino", saiu do mercado em 1955, mas voltou dois anos depois, reestilizado - com o nome de Nuova 500 - e com a aparência bem mais próxima do que conhecemos hoje em dia.

Como principais rivais na época, o Fiat 500 tinha o Volkswagen Fusca (na Alemanha) e o Citroen 2CV e Renault 4CV (na França).

Apesar de hoje em dia ser um carro com mais requintes, o Fiat 500 nasceu como um veículo de design moderno, porém voltado à economia nos materiais e preço modesto aos consumidores.

Somente em 2007, o Fiat 500 - já com a aparência mais conhecida atualmente - foi introduzido ao mercado. Como concorrentes, dessa vez, o veículo já tinha o VW New Beetle e o Mini Cooper. Ou seja, o carro surgiu como uma releitura dos primeiros modelos.

No Brasil, o Fiat 500 C estreou no Salão de São Paulo em 2012. A versão era importada do México. O veículo chegou custando R$ 57.900.

Agora, o Fiat 500 se encontra em sua quinta geração, com motor elétrico e diversas novidades que deixam o carro ainda mais requintado, com uma aparência mais moderna, mas que ainda preserva sua história.

Quando Fiat 500 chegou ao Brasil?

O Fiat 500 chegou ao Brasil no final de 2009, importado da Polônia.

O motor da geração era 1.4, 16V de 100cv, com câmbio manual de seis marchas. Na versão esportiva, o veículo tinha como opcional o câmbio automatizado Dualogic - de cinco marchas - teto solar e bancos de couro.

O veículo chegou em território nacional custando R$ 63.700 - na versão mais básica.

Principais problemas do Fiat 500

O Fiat 500 conta com alguns problemas crônicos e algumas reclamações comuns por parte de seus donos, principalmente da versão polonesa. Isso porque, nesse caso, as peças nem sempre estão à disposição - o que torna a manutenção mais complexa.

O modelo mexicano - que chegou em 2011 - no entanto, é mais confiável (e menos problemático). No entanto, também é alvo de queixas.

Confira os principais problemas do Fiat 500, segundo os donos:

Problemas no motor

Alguns donos do Fiat 500 reclamam de falhas e barulhos no motor, além do vazamento de óleo.

https://www.reclameaqui.com.br/fiat/fiat-500-problema-no-motor_z6w9EuDs65GASJ9M/

https://www.reclameaqui.com.br/fiat/vicio-oculto-em-fiat-500-defeito-de-fabricacao_9ta88y7s2rA5CysW/

https://www.reclameaqui.com.br/fiat/fiat-500-sonho-e-pesadelo_iCZ62UrKx2NG6j0h/

https://www.reclameaqui.com.br/fiat/fiat-500-motor-com-defeito-de-fabricacao_-4MhTOrFZC7YUctn/

https://www.reclameaqui.com.br/fiat/barulho-no-motor-fiat-cult-500-1-4_UtxT6WwjeyX2hX4k/

https://www.reclameaqui.com.br/fiat/fiat-500-com-problema-no-motor_vuQG4aoRA66BSv5Y/

Câmbio

Outro problema comum está relacionado ao câmbio do Fiat 500. O condutor fica com dificuldades para mudar a marcha, quando acende a luz de motor no painel. Além disso, é possível ouvir ruídos ao trocar a marcha. Os problemas ocorrem tanto em câmbios dualogic quanto em manuais.

https://www.reclameaqui.com.br/fiat/fiat-500-com-problemas-no-cambio_SyOo7DsiqsMceUqf/

https://www.reclameaqui.com.br/fiat/fiat-500-cambio-dualogic_13537074/

https://www.reclameaqui.com.br/fiat/fiat-500-2012-2013-recall-enganacao-sonho-que-se-tornou-um-pesadelo-t_fKLxkr7xybWXWbfE/

https://www.reclameaqui.com.br/fiat/fiat-500-dualogic-nunca-mais_12519117/

https://www.reclameaqui.com.br/fiat/defeito-no-cambio-manual-do-fiat-500-sport-com-apenas-19-mil-km_9314796/

Problemas na direção

Na versão mexicana do Fiat 500, é comum ouvir ruídos e estalos na direção. Para eliminar o problema, é necessário realizar a troca completa da coluna de direção.

https://www.reclameaqui.com.br/fiat/coluna-de-direcao-fiat-500_16515509/

https://www.reclameaqui.com.br/fiat/caixa-de-direcao-fiat-500-cult_16036812/

https://www.reclameaqui.com.br/fiat/folga-na-direcao-do-fiat-500_72FcmdRTRriqAYjT/

https://www.reclameaqui.com.br/fiat/fiat-500-problema-na-caixa-de-direcao_14674767/

https://www.reclameaqui.com.br/fiat/problema-recorrente-de-estalo-na-caixa-de-direcao_Y8nPMM4J58aFrkSh/

Recalls do Fiat 500

Em 2016, a Fiat convocou os proprietários do Fiat 500 ano/modelo 2012 a 2016, com câmbio manual, números de chassis não sequenciais de 3C3CFBR1C100677 a 3C3AFFAR1GT173711, a agendarem a inspeção e substituição do pedal de embreagem do veículo.

Isso porque poderia haver uma falha no sistema de embreagem, o que impossibilitaria a troca de marchas e levaria a perda de tração do veículo.

Em 2019, a Fiat realizou um recall para o ano modelo 2012 e 2013 do Fiat 500, chassis não sequenciais 128562 a 595770. O recall tinha como objetivo substituir o ajustador do cabo de seleção de marchas

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Fiat
Fiat 500
Fiat 500e
Fiat 500 problemas
Fiat 500 reclamações
Fiat 500 defeitos
Fiat 500 vale a pena?

Comentários