Exclusivo: VW T-Cross 2024 virá sem mudanças e terá facelift só ano que vem

Linha 2024 do SUV compacto chega às lojas em breve e virá com visual e versões atuais. Mudanças mais profundas? Espere mais um ano
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01.06.2023 às 17:25 • Atualizado em 10.08.2023
Linha 2024 do SUV compacto chega às lojas em breve e virá com visual e versões atuais. Mudanças mais profundas? Espere mais um ano

Protótipos já estão rodando e muita especulação está rolando, mas o fato é que o Volkswagen T-Cross 2024 não terá mudanças em relação às linhas anteriores. A Mobiauto pode afirmar que a fabricante adiou o facelift do modelo para o segundo semestre do ano que vem, informação apurada tanto com fontes da marca quanto da rede concessionária.

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Lojistas, inclusive, já começam a receber a sinalização de chegada da linha 2024 do SUV compacto sem mudanças visuais nem de versões. O modelo deve continuar a ser comercializado nas opções Sense 200 TSI, 200 TSI, Comfortline 200 TSI e Highline 250 TSI. Todas são automáticas de seis marchas.

As três primeiras possuem motor 1.0 turbo flex de três cilindros e 12 válvulas com 116 cv de potência com gasolina e 128 cv com etanol, sendo 20,4 kgfm de torque com qualquer combustível. Já a mais cara usa o 1.0 quatro-cilindros 16V, também turbo flex com injeção direta de combustível, sempre de 150 cv e 25,5 kgfm.

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Quando chega o novo T-Cross

Com isso, a reestilização de meia vida do T-Cross ficará para daqui a um ano, com produção prevista para começar no terceiro trimestre de 2024 em São José dos Pinhais (PR). O modelo terá grade, para-choque dianteiro e faróis renovados, ganhando LED em todas as versões e tecnologia IQ Light na Highline, a mais cara.

As lanternas traseiras também serão atualizadas com novas lentes, novo arranjo de iluminação e uma barra de LED integrando as peças através da barra horizontal em preto brilhante na tampa do porta-malas.

É possível que, com a medida, o T-Cross se torne o primeiro produto da Volkswagen no Brasil a contar com o motor híbrido leve flex eTSI. A tecnologia pode ser aplicada tanto ao motor 1.0 TSI quanto ao 1.4 TSI, que passam a operar em ciclo Miller, mas, com o auxílio do pequeno conjunto elétrico, mantêm picos de potência e torque similares aos atuais.

Há, ainda, a chance de na linha 2025 a versão de entrada, Sense, vir equipada com o motor TSI recalibrado do novo Polo, com potência reduzida para 109 cv com gasolina e 116 cv com etanol, e torque em 16,8 kgfm com qualquer combustível. O câmbio continuaria a ser automático de seis velocidades.

Projeção: @kolesaru
Imagens: Leonardo Felix/Mobiauto, Divulgação/Volkswagen

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