Exclusivo: novo BMW M3 exibido em showrooms não é o que será vendido

Versão com bancos concha esportivos, freios de cerâmica e outros mimos é exibida nas lojas e testada por jornalistas, mas não será trazida ao Brasil em 2021
Camila Torres
Por
16.06.2021 às 14:44 • Atualizado em 18.06.2021
Versão com bancos concha esportivos, freios de cerâmica e outros mimos é exibida nas lojas e testada por jornalistas, mas não será trazida ao Brasil em 2021

A BMW já divulgou praticamente tudo sobre o novo M3, que adotou a nova identidade visual da marca, incluindo uma polêmica versão gigante da grade duplo-rim, e começou a ser oferecido nas concessionárias brasileiras. 

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No entanto, as unidades da versão Competition Track (R$ 849.950), a mais completa do sedan esportivo, que vem sendo exibida nos showrooms da marca, não é a que efetivamente vai ser comercializada, pelo menos não neste ano.

Segundo apuração da Mobiauto junto a concessionárias de São Paulo (SP), a configuração Competition Track não será importada para o Brasil em 2021, por falta de semicondutores para sua produção na Alemanha. 

Versão com bancos concha esportivos, freios de cerâmica e outros mimos é exibida nas lojas e testada por jornalistas, mas não será trazida ao Brasil em 2021

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Por enquanto, a sexta geração do M3 deve ser vendida apenas na versão Competition, um pouco mais simples, vendida a R$ 757.950. Em algumas lojas, nem mesmo as unidades de vitrine trazidas no primeiro lote estão sendo negociadas. A configuração deve voltar a ser trazida apenas em 2022.

O novo M3 Competition Track tem como diferenciais os freios de carbono-cerâmica, retrovisores e bancos com acabamento em carbono, entre outros acessórios. Segundo uma das revendas consultadas, nem mesmo encomendas pela versão estão sendo aceitas, porque não se sabe o prazo para voltar a oferecê-la.

Versão com bancos concha esportivos, freios de cerâmica e outros mimos é exibida nas lojas e testada por jornalistas, mas não será trazida ao Brasil em 2021

Design

O visual do novo BMW M3 não é do tipo que agrada a gregos e troianos, pelo contrário, sua pegada é de “ame ou odeie”. O principal responsável pelo visual polêmico do sedan é a grade na vertical, que ocupa boa parte da dianteira. Há quem ache que ela traz força ao carro, outros julgam apresentar uma agressividade desproporcional. 

Como se pode notar, a configuração esportiva do Série 3 é um carro muito expressivo. Tudo nele é muito marcante e esportivo. A fabricante alemã não economizou nos vincos para dar um ar invocado ao carro. Eles se sobressaem no capô, mas também são muito presentes na lateral cortando a carroceria de uma ponta a outra. 

Versão com bancos concha esportivos, freios de cerâmica e outros mimos é exibida nas lojas e testada por jornalistas, mas não será trazida ao Brasil em 2021

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Os faróis parecem dois olhos vidrados. As “rodonas” de 20 polegadas revelam um pouco mais da pegada esportiva do carro, assim como as saias laterais. Na traseira o que mais chama atenção não são as lanternas, mas sim as duas saídas duplas de escapamento, que dão um bom teaser do que o modelo é capaz de fazer.


Desempenho e consumo 

Versão com bancos concha esportivos, freios de cerâmica e outros mimos é exibida nas lojas e testada por jornalistas, mas não será trazida ao Brasil em 2021

Munido de um motor V6 de 510 cv (a 6.250 rpm) e 66,2 kgfm (entre 2.750 e 5.500 rpm), combinado a um câmbio automático de oito velocidades e a tradicional tração traseira, o M3 vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e chega a até a 290 km/h de velocidade máxima (controlada eletronicamente). 

O consumo é de doer no bolso, mas não para quem tem quase R$ 1 milhão para pagar pelo esportivo. A autonomia é de 5,5 km/litro na cidade e 10 km/litro na estrada, sempre abastecido com gasolina.

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Dimensões 

Olhando para trás, conseguimos perceber como o BMW M3 cresceu para chegar à sexta geração. Agora com porte de gente grande, o sedan mede 4.794 mm de comprimento, 2.857 mm de entre-eixos, 1903 mm de largura e 1.433 mm de altura. 

Em relação ao antecessor, o M3 ganhou 123 mm de comprimento, 45 mm de entre-eixos, 26 mm de largura e 9 mm de altura. Apenas o porta-malas permanece com os mesmos 480 litros de capacidade.

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Itens de série novo BMW M3

Competition

● Segredo de Roda

● Freios ABS

● Controle de estabilidade e tração

● Monitoramento de pressão dos pneus

● Preparação para Apple Carplay e Android Auto (6CP)

● BMW Connected App (informações de manutenções e serviços, travar e destravar o veículo, acender os faróis, climatizar seu veículo, entre outras funcionalidades)

● Abertura e fechamento automático do porta-malas

● Comfort Access System

● Ar-condicionado automático digital com controle de 3 zonas

● Bancos dianteiros esportivos com ajuste elétrico

● Ajuste de lombar para motorista e passageiro dianteiro

● Iluminação ambiente interna

● Bancos dianteiros com aquecimento

● Assistente de direção profissional (Prevenção de colisão traseira, Aviso de controle de aproximação, Aviso de tráfego de passagem traseira, Aviso de saída de pista, Aviso de mudança de pista, aviso de tráfego cruzado, Ajuda de evasão de proteção contra colisão do lado ativo, Aviso de encruzilhada, Aviso de trânsito na frente)

● Reversing Assist (sistema registra os últimos 50 metros percorridos, podendo, se desejado, “desfazê-los” em marcha ré)

● BMW M Head-up Display colorido

● Assistente de estacionamento - Parking Assistant Plus

● Live Cockpit professional

● Pacote Competition

● M Drive Professional (M Track Mode, M laptimer, M traction control (10-stage), M Drift Analyser)

● Personalização dos modos de pilotagem M1 e M2

● Teto em fibra de carbono

● Acabamentos externos e internos em fibra de carbono

● Sistema de exaustão M Sport

● BMW Laserlight

● Sistema de som Surround Harman Kardon

● Chave digital (sem a necessidade de uma chave física, é possível trancar, destrancar e ligar o veículo através do celular e é possível compartilhar até 5 chaves com familiares e amigos)

● O cliente tem direito à um “Key Card” que vem no porta-luvas de cada veículo

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Competition Track

● Itens da versão Competition +

● Freios de carbono-cerâmica

● Bancos esportivos em fibra de carbono

● Acabamento interno e externo em fibra de carbono

● Shadow line headlights

"A BMW entrou em contato com a nossa redação e informou que, diferentemente do que vem sendo divulgado pelas concessionárias, o M3 Competition Track integra o portfólio do BMW Group à venda no Brasil. A demanda pela versão modelo foi excepcional na fase de pré-venda, esgotando todas as primeiras 60 unidades importadas, que estão sendo entregues aos clientes. Por enquanto, novos pedidos dependem da disponibilidade global".
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