Estes são os últimos SUVs abaixo de R$ 100 mil
Falta pouco para lembrarmos de SUVs de até R$ 100 mil com ar saudoso. O número de opções de utilitários esportivos continua crescendo, afinal, é um segmento em ascensão. O que tem diminuído são as opções com valor mais acessível. O crescimento, ao invés de democratizar o segmento no Brasil, tem feito a curva reversa.
Nenhum SUV sequer pode mais ser chamado de carro popular. Atualmente, o SUV mais barato à venda no Brasil é o chinês Caoa Chery Tiggo 2: a versão de entrada do modelo com câmbio manual é ofertada por R$ 74.390. O Tiggo 2 tem ainda mais duas versões abaixo dos R$ 100 mil.
Entre os SUVs de até R$ 80 mil há apenas mais um além do crossover chinês: é o Hyundai Creta, com configuração de entrada a partir de R$ 78.990.
Leia também: Qual SUV comprar entre R$ 70 e 80 mil? Veja 10 boas opções
Quando a nova geração do Renault Duster foi lançada, em março do ano passado, a versão Zen MT era oferecida a R$ 71.790. Um ano depois, já custa R$ 85.090. Mesmo tendo passado por aumentos significativos, o Duster é o terceiro SUV zero-quilômetro mais barato à venda no Brasil.
A versão Intense custava R$ 83.490 no lançamento. De lá para cá já foram quase R$ 20 mil de aumento, o que fez com que o Duster fosse parar, em sua versão de topo, na lista de carros que inacreditavelmente já custam mais de R$ 100 mil.
Recém-lançado, o novo Nissan Kicks é outro a aparecer, mas com apenas duas versões, a Sense manual (R$ 90.390) e a Sense CVT (R$ 98.390). Também com duas versões aparece o Citroën C4 Cactus, partindo de R$ 96.490.
O Jeep Renegade também integra esta lista, mas com uma única versão, a STD 1.8 AT, vendida por R$ 86.039. Peugeot 2008, Chevrolet Tracker e Volkswagen Nivus são outros SUVs da lista representados apenas por uma versão.
Já o VW T-Cross nem isso conseguiu, já que sua versão mais barata, a 200 TSI Manual, já custa R$ 100.640. Com este valor e sem configuração PCD, apesar de queridinho do público, será difícil conseguir a posição de SUV mais vendido no país novamente.
Da marca japonesa Honda, o único representante na casa dos cinco dígitos é o WR-V, mas ele ao menos integra lista com três versões. O seu primo HR-V, que é mais querido pelo público, está à venda a partir de custosos R$ 107.500.
Até mesmo modelos como JAC T50 e T60, Caoa Chery Tiggo 5x, Suzuki Vitara e Jimny já não podem mais ser comprados por menos de R$ 100 mil. É o brasileiro que está cada vez mais pobre e ou é o mercado automotivo que está indo na contramão da realidade atual do consumidor?
Leia também: Os 15 SUVs 0km mais lentos vendidos no Brasil
A verdade, caro amigo, é que a pressão inflacionária, do dólar e da escassez de insumos estão levando as marcas a cobrar cada vez mais caro para entregar menos. Preços vêm sendo reajustados mensalmente sem nenhum incremento nos itens de série.
Os consumidores que podem financiam, arcam com os juros, pagando às vezes até o dobro do valor original do carro, mas compram. Tudo para estacionar na garagem um carro mais alto, largo e com uma posição de dirigir mais elevada. Seguimos fortalecendo o segmento de SUVs pagando o preço que for preciso.
Leia também: Os 10 SUVs mais ágeis que você pode comprar por até R$ 100 mil
11 SUVs abaixo dos 100 mil
1. Caoa Chery Tiggo 2
Look MT: R$ 74.390
Look AT: R$ 80.990
ACT AT: R$ 88.190
2. Hyundai Creta
Attitude 1.6 MT: R$ 78.990
Action 1.6 AT: R$ 84.990
Smart Plus 1.6 AT: R$ 95.990
3. Renault Duster
Zen Manual: R$ 85.090
Zen Automático: R$ 92.290
Intense: R$ 98.590
4. Jeep Renegade
STD 1.8 AT: R$ 86.039
5. Honda WR-V
LX: R$ 86.900
EX: R$ 94.000
EXL: R$ 98.600
Leia também: Cinco razões para pensar bem antes de comprar um SUV
6. Nissan Kicks
Sense MT: R$ 90.390
Sense CVT: R$ 98.390
7. Chevrolet Tracker
1.0 Turbo MT: R$ 92.850
8. JAC T40
Pack 2: R$ 94.490
Pack 3: R$ 97.490
9. Volkswagen Nivus
Comfortline 200 TSI: R$ 94.290
10. Peugeot 2008
Allure Pack: R$ 96.990
11. Citroën C4 Cactus
Live Auto AT: R$ 96.490
Série Especial C-Séries: R$ 99.990
Talvez você também se interesse:
Como o estilo de condução afeta (e muito) o consumo de combustível
22 SUVs que serão lançados no Brasil ano que vem
Os 10 carros mais importantes lançados em 2020
0
A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.