Os 10 carros mais importantes lançados em 2020

Alguns modelos inauguraram segmentos, outros alavancaram as vendas em relação ao antecessor. Outros viraram destaque pelo motivo errado
Camila Torres
Por
30.11.2020 às 08:30
Alguns modelos inauguraram segmentos, outros alavancaram as vendas em relação ao antecessor. Outros viraram destaque pelo motivo errado

Em clima natalino, começamos a fazer as primeiras retrospectivas do Universo automotivo em 2020. Escolhemos começar relembrando os principais lançamentos de um ano marcado pela forma como o coronavírus afetou o mercado. 

O ano de 2020 foi agressivamente marcado pela pandemia, que provocou acontecimentos inéditos. O setor automotivo nacional, assim como o mundo inteiro, sentiu os impactos. Apesar da quarentena e de paralisar algumas atividades, logo o setor engatou a primeira marcha de novo e voltou a andar. 

Confira o valor do seu carro na Tabela Fipe

E se os lançamentos de carros não podiam ser presenciais, foram feitos online mesmo, com alcance de público até maior. Não estranhe ao não ver algumas versões importantes que foram lançadas esse ano na lista, como a VW Amarok V6 recalibrada ou a nova Chevrolet S10. 

Optamos por avaliar apenas lançamentos de modelos inéditos, gerações novas ou modelos que receberam renovações mais robustas no visual e na mecânica, como a nova Toyota Hilux.

Confira: 22 SUVs que serão lançados em 2021

10 Principais lançamentos de 2020

1. Caoa Chery Arrizo 6 – Novo modelo

Alguns modelos inauguraram segmentos, outros alavancaram as vendas em relação ao antecessor. Outros viraram destaque pelo motivo errado

Preço: R$ 104.990

Versões: Uma

Emplacamentos outubro: 204

O sedan médio da Caoa Chery chegou ao Brasil em junho, em versão única, mas bem equipado para fazer frente aos concorrentes. O modelo cumpre vários quesitos para ser um sucesso. Além da lista generosa de equipamentos para faixa de valor, tem design sofisticado e imponente, e um motor 1.5 Turbo de 150 cv como cereja do bolo. 

Seu maior desafio é romper o preconceito contra carros chineses em um segmento ainda dominado pelos japoneses Toyota Corolla e Honda Civic. Isso acabou refletindo nas vendas: desde que chegou ao Brasil, não conseguiu sequer entrar na lista dos 50 Carros mais vendidos do mês

Ainda assim, o modelo aparentemente já conseguiu se estabelecer num patamar acima de 200 emplacamentos ao mês. Ainda longe de alcançar Corolla e Civic, mas VW Jetta e Chevrolet Cruze já não estão tão longe assim.

Leia também: Caoa Cherry Arrizo 6, quem é o novo rival do Toyota Corolla e Honda Civic?

2. Caoa Chery Tiggo 8 – Novo modelo

Alguns modelos inauguraram segmentos, outros alavancaram as vendas em relação ao antecessor. Outros viraram destaque pelo motivo errado

Preço: R$ 168.600

Versões: Uma

Emplacamentos outubro: 172

Se tem um carro capaz de fazer o brasileiro superar a cisma com modelos chineses, este é o Caoa Chery Tiggo 8

Convenhamos: desde que a Caoa se tornou sócia da Chery no país, a marca passou por uma grande evolução. Os modelos que têm chegado ao Brasil se mostram competitivos e até mais vantajosos que os rivais analisando o custo-benefício. 

O Tiggo 8 é a verdadeira arma de fogo da marca, que revela o quanto a Caoa Chery foi estratégica ao escolher trazer o SUV para o Brasil, pois é um mercado que tem poucas opções de carros de sete lugares e menos ainda com uma estética agradável, motor 1.6 Turbo de 187 cv, e boa lista de equipamentos nessa faixa de valor. 

Leia também: Caoa Chery Tiggo 8: cinco elementos que o SUV empresta de carros de luxo

O lançamento do Tiggo 8 elevou a marca a outro patamar, trazendo visibilidade e mudando a opinião sobre carros chineses. O modelo teve até fila de espera, chegando a ter cerca 190 unidades encomendas em uma semana, o que fez a marca aumentar a produção de 300 para 500 unidades por mês. 

Curiosamente, tal demanda ainda não se reverteu em um número de emplacamentos robusto, sendo que o SUV ficou abaixo de 200 exemplares emplacados em outubro. O jeito é esperar os próximos meses para realmente ver do que o Caoa Chery Tiggo 8 será capaz. 

3. Chevrolet Tracker – Nova Geração

Alguns modelos inauguraram segmentos, outros alavancaram as vendas em relação ao antecessor. Outros viraram destaque pelo motivo errado

Preço: R$ 82.000 a R$ 112.000

Versões: Cinco

Emplacamentos outubro: 6.595

A terceira geração do Chevrolet Tracker chegou em março ao Brasil. O SUV foi um dos primeiros lançamentos durante a pandemia. Apesar dos impactos no setor automotivo, o coronavírus não o impediu de ser um sucesso. 

Se a geração anterior do SUV não chamou tanta atenção do público, essa está compensando. Desde que o novo Chevrolet Tracker chegou ao mercado, já foi o SUV mais vendido do mês por cinco vezes. Sem dúvidas, o foi um dos carros lançados em 2020 de maior sucesso

A estratégia da Chevrolet também foi das melhores: design agradável, motor com bom desempenho, consumo comedido e lista de itens de série generosa, principalmente para as versões mais caras.

Leia também: Chevrolet Tracker: o que o SUV mais vendido no Brasil traz por R$ 120 mil?

4. Fiat Strada – Nova geração

Alguns modelos inauguraram segmentos, outros alavancaram as vendas em relação ao antecessor. Outros viraram destaque pelo motivo errado

Preço: R$ 65.990 a R$ 83.990

Versões: Cinco

Emplacamentos outubro: 10.068

A picape mais vendida no Brasil nos últimos anos finalmente ganhou uma nova geração que foi lançada em junho. A picape perdeu o visual “pé de boi” do extinto Palio e está muito mais atraente e parruda. 

Para agradar ainda mais os consumidores, a Fiat também inseriu na linha o motor 1.3 Firefly de 109 cv e 14,2 kgfm, que já é utilizado nos modelos mais novos da marca, como Argo e Cronos. 

As decisões da fabricante foram assertivas e as vendas comprovam isso. Não à toa, os emplacamentos de junho (3.830) para julho (6.564) cresceram significativamente. Em setembro, a Strada foi o veículo mais vendido no ranking geral, chegando até mesmo a superar o Chevrolet Onix. 

Quem diria que uma picape que seria páreo para o Onix. Isso que podemos chamar de lançamento de sucesso. 

Leia também: Nova geração Fiat Strada: versões, preço e itens de série

5. Ford Territory – Novo modelo 

Alguns modelos inauguraram segmentos, outros alavancaram as vendas em relação ao antecessor. Outros viraram destaque pelo motivo errado

Preço: R$ 179.900 a R$ 197.900

Versões: Duas

Emplacamentos outubro: 332

A Ford foi assertiva ao apostar em uma estética com detalhes requintados. A beleza do SUV, que casa robustez e sofisticação, tem chamado a atenção. Mas o motor 1.5 turbo de ciclo Miller deve um desempenho mais condizente com sua faixa de preços. 

Nas vendas, o Territory tem sido discreto: foram 370 emplacamentos em setembro e 332 em outubro. É um número interessante para um modelo novo nessa faixa de valor, ainda mais quando sabemos que ele vem importado da China. 

Leia também: Avaliação: Ford Territory vai além da pose de SUV de luxo?

Mas ele ainda tem que percorrer um longo caminho para alcançar seu concorrente Compass. Por outro lado, o Territory já deu indícios de que pode em breve emparelhar com Chevrolet Equinox e Volkswagen Tiguan, que tiveram uma média de 700 emplacamentos nos últimos meses. 

Muitos não sabem ou não se atentaram que o Ford Territory é chinês. Isso é favorável para o modelo, que não é estigmatizado por sua origem. Apesar de a China já ser capaz de produzir produtos de excelência, o consumidor brasileiro ainda é resistente. 

6. Nissan Versa – Nova geração

Alguns modelos inauguraram segmentos, outros alavancaram as vendas em relação ao antecessor. Outros viraram destaque pelo motivo errado

Preço: R$ 72.990 a R$ 92.990

Versões: Quatro

Emplacamentos outubro: Modelo lançado em outubro

O Nissan Versa foi apresentado no final de outubro e chega ao Brasil importado do México. O ponto alto da nova geração é o design. O sedan rejuvenesceu, ficou esteticamente atraente e ainda ganhou um caráter levemente esportivo. Uma pena que o motor seja o aspirado 1.6 de 114 cv, o mesmo do SUV Kicks.

A lista de itens de série é boa, mas talvez não tão atraente em termos de conectividade como a do concorrente Chevrolet Onix Plus, isso comparando as versões topo de linha dos dois modelos. Se o comparativo for por preço, o novo Versa vai desejar voltar para o México. 

Leia também: Onde o novo Nissan Versa ganha ou perde de Onix Plus e Virtus

Ainda não é possível saber se o modelo vai fazer sucesso. Apesar de estar mais bonito, grande parte das vendas da geração anterior se devem a motoristas de aplicativo. 

Com o preço bem mais alto e as limitações de ser um carro importado, o novo Nissan Versa deve deixar de ser uma opção tão vistosa nas vendas diretas como carro de trabalho, até porque o antigo Versa continua em linha, agora como V-Drive. 

O motor turbo também faz falta. E, considerando o preço, a Nissan terá de usar muito bem a beleza do carro e a reputação da marca para fazê-lo emplacar. 

7. Peugeot 208 – Nova geração

Alguns modelos inauguraram segmentos, outros alavancaram as vendas em relação ao antecessor. Outros viraram destaque pelo motivo errado

Preço: R$ 74.990 a R$ 94.990

Versões: Quatro

Emplacamentos outubro: 412

Lançado em setembro, o novo Peugeot 208 chegou para iniciar uma nova fase da marca no país e deu indícios de que agradaria o público. Visualmente, é indiscutivelmente um dos carros mais bonitos e arrojados do segmento de hatches de até R$ 100 mil. 

Em contraponto, a Peugeot pesou na mão na precificação do modelo e errou na estratégia de usar apenas o antigo motor 1.6 EC5 aspirado, quando seus principais concorrentes têm motorização turbo e custam mais barato. 

Leia também: Novo Peugeot 208 de entrada ou Chevrolet Onix e Hyundai HB20 de topo?

Ainda tem o fator marca. Não tanto quanto as chinesas, mas boa parte dos consumidores brasileiros nutre a ideia de que carros franceses têm manutenção cara e complicada.

Como se pode perceber, o modelo, apesar de ter um ótimo visual e estar na média em outros quesitos, não consegue ser páreo para Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e VW Polo. 

O número de emplacamentos em relação aos meses até aumentou, mas, passada a empolgação de lançamento, concessionários já dão sinais de dificuldade para vendê-lo e estão tendo de oferecer bons descontos para fechar negócio. 

8. Renault Duster – Nova geração

Alguns modelos inauguraram segmentos, outros alavancaram as vendas em relação ao antecessor. Outros viraram destaque pelo motivo errado

Preço: R$ 78.990 a R$ 99.290

Versões: Três

Emplacamentos outubro: 2.460

O novo Renault Duster foi apresentado em março. O visual renovado e as lanternas semelhantes à do Jeep Renegade agradaram ao público. O que pesou foi o fato de todas as versões serem munidas pelo fraco (para um SUV de seu porte) motor 1.6 de 120 cv. 

Para quem busca de fato um SUV “urbanizado”, o modelo dá conta do recado. Mas os que querem um SUV para pegar estrada com frequência, ou capaz de encarar algumas aventuras mais radicais, talvez precisem repensar a compra.

Leia também: Qual versão do Renault Duster vale mais a pena?

Mas a nova geração do Renault Duster tem um trunfo muito importante, que o ajuda a se manter com bons patamares de venda: o preço. Afinal, é um dos SUVs compactos de menor valor no mercado, ficando menos de R$ 100 mil em todas as versões.

Agora será preciso esperar pela chegada do motor 1.3 turbo, em 2021, para ter uma gama mais completa, e com uma opção mais condizente com seu porte em termos de desempenho.

9. Nova Toyota Hilux

Alguns modelos inauguraram segmentos, outros alavancaram as vendas em relação ao antecessor. Outros viraram destaque pelo motivo errado

Preço: R$ 145.390 a R$ 241.990

Versões: sete

Emplacamentos outubro: modelo lançado em novembro

A nova Hilux reestilizada foi a aposta da Toyota para o Brasil em 2020, já que a marca teve um ano sem grandes novidades. E a quantidade de versões que tem uma variação de quase R$ 100 mil entre a configuração de entrada e a topo de linha, mostra o quanto a picape continua visando atingir diferentes púbicos. 

O modelo chega com a dianteira redesenhada. A grade está levemente maior e com uma moldura mais grossa, que é cromada nas versões mais caras. As lanternas também exibem um novo formato. Mas a principal novidade, é o motor 2.8 turbodiesel recalibrado de 204 cv e 50,9 kgfm de torque, são 27 cv e 5 kgfm de torque a mais que a versão anterior. O motor Flex continua em linha. Mas sem mudanças no desempenho. 

Leia também: Nova Toyota Hilux: de R$ 145 mil a R$ 250 mil, veja versões e equipamentos

10. Volkswagen Nivus – Novo modelo

Alguns modelos inauguraram segmentos, outros alavancaram as vendas em relação ao antecessor. Outros viraram destaque pelo motivo errado

Preço: R$ 89.150 a R$ 102.050 

Versões: Duas

Emplacamentos outubro: 3.124

O Volkswagen Nivus foi um dos lançamentos mais aguardados de 2020. E concordemos: a Volkswagen soube seguir a receita para um carro de sucesso. Investiu em um design ousado, combinado a uma lista de equipamentos honesta e motor turbo. E ainda custando menos de R$ 100 mil. 

O modelo chegou causando impacto e não era para menos. Ainda ganhou a fama de primeiro Smart Car do Brasil, com leves traços de SUV cupê, uma tendência que ainda não tinha chegado a utilitários esportivos nessa faixa de valor. 

Leia também: Novo VW Nivus: 8 coisas que você vai querer saber sobre esse SUV

Parte do sucesso do Nivus também se deve à sua marca. Afinal, a Volkswagen é uma das empresas populares mais respeitadas no setor automotivo, com um número incontável de fãs. Mais do que design ou qualquer tecnologia, o que mais fideliza seus fãs é o conjunto mecânico. Nesse sentido, o Nivus já era um carro de sucesso antes mesmo do lançamento. 

Talvez você também se interesse: 

22 SUVs que serão lançados em 2021
Seis picapes que serão lançadas no Brasil em 2021
13 Sedan e hatches que serão lançados em 2021
19 carros híbridos e elétricos que devem ser lançados no Brasil em 2021

Comentários