Escape para carro elétrico? Dona da Fiat registra solução contra incêndios

Sistema prevê uma solução que aliviar o estado da bateria e prevenir que ela fique em chamas
Vinicius Moreira
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08.02.2025 às 09:15 • Atualizado em 10.02.2025
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Sistema prevê uma solução que aliviar o estado da bateria e prevenir que ela fique em chamas

A ponteira de escape na traseira é sinal de que estamos vendo um veículo a combustão, certo? Então, a depender de um novo sistema da Stellantis, dona de Fiat, Jeep, Ram, Citroën e Peugeot, isso pode mudar. O grupo registrou no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) um sistema de escapamento para veículos elétricos.

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Geralmente o escape faz parte do sistema de exaustão de carros a combustão, que removem gases e resíduos que resultam da combustão interna de um motor térmico. Por que um escape para carros elétricos, então? É algo que não parece fazer sentido, mas a empresa tem um bom argumento.

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A resposta está em um dos principais problemas e desconfianças encontradas nos veículos movidos a energia elétrica: incêndios. É comum ver vídeos na internet de críticos mostrando um carro elétrico pegando fogo após a bateria sucumbir em temperatura.

Por isso, a Stellantis registrou um sistema de escapamento para evitar ou amenizar os incêndios em carros elétricos provocados pelas baterias.

No registro o grupo automotivo explica que, quando as baterias atingem altas temperaturas, ocorre uma fuga térmica que pode liberar gases inflamáveis, os quais em contato com o superaquecimento do banco de energia causa o fogo tão difícil de ser controlado.

Esses gases nocivos, tanto para bateria como para a atmosfera, ainda passariam por etapas de tratamento no sistema de escape para serem eliminados ou reduzir sua quantidade.

Como exemplo recente, Chevrolet S10 e Volkswagen Amarok utilizam o Arla 32, como contamos em detalhes nesse outro artigo.

Em comum, o escape para carros elétricos da Stellantis e os a combustão, tem a função de eliminar gases. A diferença é que no motor a combustão o escape faz parte das etapas de funcionamento da usina, enquanto nos elétricos ajuda na eliminação dos gases para que a bateria não cause um incêndio.

Atualmente, a Stellantis detém a tecnologia Bio-Hybrid, que basicamente se dividem em quatro plataformas: Bio-Hybrid, Bio-Hybrid e-DCT, Bio-Hybrid plug-in, BEV ( elétrica) – que permitem a eletrificação em níveis de híbrida-leve, híbrida plena, híbrida com recarga externa elétrica, respectivamente.

Será que cabe um sistema de escape nessas plataformas modulares? O site americano Green Car Reports destacou que a Stellantis já promoveu algo parecido no Dodge Charger Daytona elétrico, com um sistema de escapamento para reproduzir o som de um motor V8. No entanto, o uso nesse caso é exclusivamente para som e vibração.

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