5 SUVs muito legais de dirigir e mais rápidos do que você imagina

Uma tocada esportiva ao volante não fica restrita a hatches e cupês esportivos, pois há utilitários que também mandam bem nisso
Diego Dias
Por
26.10.2023 às 15:25
Uma tocada esportiva ao volante não fica restrita a hatches e cupês esportivos, pois há utilitários que também mandam bem nisso

Quando se pensa em um SUV, é normal que muitos se lembrem de carros familiares e pacatos, trazendo espaço interno e uma posição de dirigir mais vertical. Porém, felizmente temos também no mercado utilitários esportivos que são esportivos mesmo. Combinam todas essas características a um bom nível de esportividade, algo mais do que bem-vindo para quem gosta de dirigir.

No mercado de usados nacional contamos com diversos exemplos como Chevrolet Equinox com o mesmo 2.0 turbo do Camaro americano, VW Tiguan R-Line com propulsor do Jetta GLi, Subaru Forester com um 2.5 turbo raiz, e até mesmo um Peugeot 2008 1.6 THP dotado de câmbio manual – uma opção que claramente vai agradar mais os entusiastas.

Você também pode se interessar por:

Dito isso, vamos à lista de cinco SUVs legais de dirigir e que andam muito. Os preços são os da Tabela Fipe dos respectivos modelos:

Chevrolet Equinox Premier 2.0 turbo 2018 – R$ 132.534

Eis o SUV que não poderia deixar de estar nesta lista: Chevrolet Equinox Premier. Mas engana-se quem acha que estamos falando da versão 0km, já que as melhores opções são as primeiras unidades que vieram para o Brasil em 2017, quando o Equinox estreou por aqui com o mesmo motor 2.0 turbo do Camaro.

Enquanto temos atualmente o Equinox nas versões RS e Premier equipado apenas com o motor 1.5 turbo de 172 cv e 27,8 kgfm de torque que, vale dizer, não é um propulsor ruim, quando chegou por aqui o SUV médio da GM trazia uma opção mais forte: um 2.0 turbo de respeito com seus 262 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. Como é de se imaginar, o motor sobrava e o torque fazia até o utilitário destracionar em saídas mais animadas de semáforo.

Peugeot 2008 THP manual 2016 – R$ 62.411

Quem diria que já é possível ter um SUV turbo por menos de R$ 70 mil. É o caso da primeira safra do Peugeot 2008 THP, modelo lançado no Brasil em 2016 e que na versão topo de linha traz um motor 1.6 turbo flex de até 173 cv de potência e 24,5 kgfm de torque. Por combinar a motorização turbinada ao câmbio manual de seis marchas acaba sendo um dos SUVs mais entusiastas da lista.

Justamente por trazer o pedal da embreagem o 2008 acabou não fazendo tanto sucesso justamente por ser o mais caro da sua gama na época e por não contar com opção de transmissão automática. Mas como estamos falando de SUVs prazerosos de dirigir, sua presença é justificada pela tocada mais raiz do câmbio manual e até uma boa dinâmica ao volante, cuja direção era até direta dentro da sua proposta.

Subaru Forester XT 2.5 turbo 2012 – R$ 68.664

O Subaru Forester XT 2.5 turbo de 2012 é outro SUV com pegada entusiasta por aqui. Tido como uma das fases com design mais inspirado do utilitário, o modelo 2012 foi o último ano da terceira geração que compartilhava muito seu estilo com o famoso Impreza. No caso da configuração XT 2.5 turbo, seu propulsor dava um salto de desempenho em comparação às versões 2.0 aspiradas de 150 cv.

Era algo considerável: o Forester XLT 2.5 turbo entregava seus 230 cv de potência e 32,6 kgfm de torque – números que são relativamente comuns nos dias de hoje em alguns modelos, mas que há 11 anos era algo fora da casinha. Obviamente a gente não pode se esquecer da famosa tração integral da marca, que faz o Forester ter uma dinâmica mais próxima a um carro de passeio do que um SUV de fato.

VW Tiguan Allspace R-Line 2018 – R$ 185.195

O SUV mais popular da lista? Talvez, este é o Volkswagen Tiguan R-Line, que também é um dos mais procurados no mercado de usados de utilitários. Suas qualidades passam pelo visual mais esportivo da versão R-Line, que soma para-choques dianteiros com visual mais agressivo, além de faróis full-LED com assinatura de efeito interessante a noite e rodas de 19 polegadas.

Não podemos deixar de falar do motor 2.0 turbo, o mesmo do famoso Golf GTI e do atual Jetta GLI, e que equipa também o Tiguan R-Line. São nada menos do que 220 cv de potência e 35,7 kgfm de torque de diversão. O melhor de tudo isso? Desempenho de esportivo com espaço para sete ocupantes.

BMW X1 2.0 turbo Active Flex sDrive20i X-Line 2015 – R$ 105.701

Sim, temos mais um SUV alemão por aqui, mas com a vantagem de ostentar o logotipo da marca bávara e assim ter consigo um maior status para quem procura por isso. Estamos falando do BMW X1, único da lista com tração traseira e que sem dúvidas vai garantir uma dirigibilidade prazerosa.

Junte tudo isso a um motor 2.0 turbo flex das unidades 2015, que já eram fabricadas no Brasil na planta de Araquari da marca. Falando no motor, é um 2.0 turbo que bebe tanto etanol quanto gasolina, com isso temos uma potência de até 184 cv e um torque de 27,5 kgfm. Segundo dados de fábrica, a aceleração fica em 7,7 segundos, números de esportivo.

 

Comentários