5 SUVs muito legais de dirigir e mais rápidos do que você imagina
Quando se pensa em um SUV, é normal que muitos se lembrem de carros familiares e pacatos, trazendo espaço interno e uma posição de dirigir mais vertical. Porém, felizmente temos também no mercado utilitários esportivos que são esportivos mesmo. Combinam todas essas características a um bom nível de esportividade, algo mais do que bem-vindo para quem gosta de dirigir.
No mercado de usados nacional contamos com diversos exemplos como Chevrolet Equinox com o mesmo 2.0 turbo do Camaro americano, VW Tiguan R-Line com propulsor do Jetta GLi, Subaru Forester com um 2.5 turbo raiz, e até mesmo um Peugeot 2008 1.6 THP dotado de câmbio manual – uma opção que claramente vai agradar mais os entusiastas.
Você também pode se interessar por:
- Exclusivo: novo VW Tiguan chega às lojas no fim de novembro e já tem fila
- Fiat Fastback Abarth custará R$ 160.000 com mesmo 0 a 100 km/h do Pulse
- O que está por trás do possível racha entre Caoa e Chery
- Avaliação: GWM Haval H6 GT é aquilo que esperávamos do Fiat Fastback
Dito isso, vamos à lista de cinco SUVs legais de dirigir e que andam muito. Os preços são os da Tabela Fipe dos respectivos modelos:
Chevrolet Equinox Premier 2.0 turbo 2018 – R$ 132.534
Eis o SUV que não poderia deixar de estar nesta lista: Chevrolet Equinox Premier. Mas engana-se quem acha que estamos falando da versão 0km, já que as melhores opções são as primeiras unidades que vieram para o Brasil em 2017, quando o Equinox estreou por aqui com o mesmo motor 2.0 turbo do Camaro.
Enquanto temos atualmente o Equinox nas versões RS e Premier equipado apenas com o motor 1.5 turbo de 172 cv e 27,8 kgfm de torque que, vale dizer, não é um propulsor ruim, quando chegou por aqui o SUV médio da GM trazia uma opção mais forte: um 2.0 turbo de respeito com seus 262 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. Como é de se imaginar, o motor sobrava e o torque fazia até o utilitário destracionar em saídas mais animadas de semáforo.
Peugeot 2008 THP manual 2016 – R$ 62.411
Quem diria que já é possível ter um SUV turbo por menos de R$ 70 mil. É o caso da primeira safra do Peugeot 2008 THP, modelo lançado no Brasil em 2016 e que na versão topo de linha traz um motor 1.6 turbo flex de até 173 cv de potência e 24,5 kgfm de torque. Por combinar a motorização turbinada ao câmbio manual de seis marchas acaba sendo um dos SUVs mais entusiastas da lista.
Justamente por trazer o pedal da embreagem o 2008 acabou não fazendo tanto sucesso justamente por ser o mais caro da sua gama na época e por não contar com opção de transmissão automática. Mas como estamos falando de SUVs prazerosos de dirigir, sua presença é justificada pela tocada mais raiz do câmbio manual e até uma boa dinâmica ao volante, cuja direção era até direta dentro da sua proposta.
Subaru Forester XT 2.5 turbo 2012 – R$ 68.664
O Subaru Forester XT 2.5 turbo de 2012 é outro SUV com pegada entusiasta por aqui. Tido como uma das fases com design mais inspirado do utilitário, o modelo 2012 foi o último ano da terceira geração que compartilhava muito seu estilo com o famoso Impreza. No caso da configuração XT 2.5 turbo, seu propulsor dava um salto de desempenho em comparação às versões 2.0 aspiradas de 150 cv.
Era algo considerável: o Forester XLT 2.5 turbo entregava seus 230 cv de potência e 32,6 kgfm de torque – números que são relativamente comuns nos dias de hoje em alguns modelos, mas que há 11 anos era algo fora da casinha. Obviamente a gente não pode se esquecer da famosa tração integral da marca, que faz o Forester ter uma dinâmica mais próxima a um carro de passeio do que um SUV de fato.
VW Tiguan Allspace R-Line 2018 – R$ 185.195
O SUV mais popular da lista? Talvez, este é o Volkswagen Tiguan R-Line, que também é um dos mais procurados no mercado de usados de utilitários. Suas qualidades passam pelo visual mais esportivo da versão R-Line, que soma para-choques dianteiros com visual mais agressivo, além de faróis full-LED com assinatura de efeito interessante a noite e rodas de 19 polegadas.
Não podemos deixar de falar do motor 2.0 turbo, o mesmo do famoso Golf GTI e do atual Jetta GLI, e que equipa também o Tiguan R-Line. São nada menos do que 220 cv de potência e 35,7 kgfm de torque de diversão. O melhor de tudo isso? Desempenho de esportivo com espaço para sete ocupantes.
BMW X1 2.0 turbo Active Flex sDrive20i X-Line 2015 – R$ 105.701
Sim, temos mais um SUV alemão por aqui, mas com a vantagem de ostentar o logotipo da marca bávara e assim ter consigo um maior status para quem procura por isso. Estamos falando do BMW X1, único da lista com tração traseira e que sem dúvidas vai garantir uma dirigibilidade prazerosa.
Junte tudo isso a um motor 2.0 turbo flex das unidades 2015, que já eram fabricadas no Brasil na planta de Araquari da marca. Falando no motor, é um 2.0 turbo que bebe tanto etanol quanto gasolina, com isso temos uma potência de até 184 cv e um torque de 27,5 kgfm. Segundo dados de fábrica, a aceleração fica em 7,7 segundos, números de esportivo.
Jornalista Automotivo
Outras notícias
- Guia de compra
SUVs compactos: Qual o tamanho do porta-malas dos 10 mais vendidos
- Guia de compra
5 picapes compactas para trabalho até R$ 30 mil
- Guia de compra
Quais os carros mais baratos das 10 marcas mais vendidas no Brasil
- Guia de compra
Chevrolet Spin 2025: conheça preços, itens de série e diferença entre versões
- Guia de compra
BYD Dolphin: qual é o custo para manter o hatch elétrico por ano?
- Avaliação de carros
Peugeot 208 Style 1.0 Turbo 2024: o que você deve saber antes de comprar
- Guia de compra
Os 10 carros mais baratos do Brasil em 2024
- Guia de compra
10 carros inimigos do posto de combustível por até R$ 15 mil
- Guia de compra
Honda Civic G10: qual é o custo para manter o sedan por ano?