Cópia elétrica da Kombi tem capacidade de carga de Hilux com porte de Kwid

Mini-utilitário feito por fabricante alemã tem carroceria modular e vira dez tipos de veículos diferentes, mas copia descaradamente os traços da “velha senhora”
Renan Bandeira
Por
27.07.2021 às 15:38
Mini-utilitário feito por fabricante alemã tem carroceria modular e vira dez tipos de veículos diferentes, mas copia descaradamente os traços da “velha senhora”

Olhando as imagens, até parece uma VW Kombi redesenhada para os anos 2020, com visual atualizado e adaptada às novas tendências e tecnologias. Mas é o XBus, um pequeno utilitário elétrico fabricado pela empresa alemã Electric Brands.

Copiando sem muitos pudores o charme, carisma e praticidade que tinha a perua da Volkswagen, a minivan é construída sobre uma plataforma modular com partes desmontáveis. Assim, ele pode ser montado em até 10 carrocerias, podendo virar furgão, picape, van de passageiros e tem até uma configuração de camping.

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe 

Mini-utilitário feito por fabricante alemã tem carroceria modular e vira dez tipos de veículos diferentes, mas copia descaradamente os traços da “velha senhora”

Apostando no mercado de mini-carros com emissão zero de poluentes que já faz sucesso na China, o XBus conta com dimensões menores que as de um Renault Kwid. 

São 3.640 mm de comprimento, 1.600 m de largura, 1.940 mm de altura e 2.200 mm de entre-eixos. São 4 cm e 22 cm a menos que o subcompacto da Renault, respectivamente, em comprimento e entre-eixos. Seus números ficam um pouco maiores na configuração off-road.

Porém, seu tamanho e o peso de 600 kg não lhe dão limitações quando o assunto é carregar peso: a carga útil do utilitário é de 1.000 kg, quase a mesma quantidade suportada por uma picape média como a Toyota Hilux e seus 1.005 kg de capacidade, por exemplo.

Mini-utilitário feito por fabricante alemã tem carroceria modular e vira dez tipos de veículos diferentes, mas copia descaradamente os traços da “velha senhora”

Leia também: Novo Chery QQ lembra carrinho de Icegurt e custa um Chicabon para reservar

Para empurrar o pequeno elétrico, a fabricante instalou quatro motores de baixa potência, um sobre cada roda - que já garantem também a tração integral. Juntos, os propulsores geram uma potência quase ínfima, de 76 cv, porém com um generoso torque de 101,9 kgfm.

O trem de força é alimentado por uma bateria de 10 kWh de capacidade, que permite um alcance de até 200 km, pouco menos que o nosso Volkswagen e-Delivery oferece. 

No entanto, a marca disponibiliza uma bateria de 30 kWh como opcional, que, auxiliada por painéis solares, aumenta a autonomia para até 600 km. A carga total acontece em três horas.

Mini-utilitário feito por fabricante alemã tem carroceria modular e vira dez tipos de veículos diferentes, mas copia descaradamente os traços da “velha senhora”

Leia também: Este carro elétrico pode ser montado em casa como Lego em menos de 1 hora

A Electric Brands aposta em um visual minimalista externo e interno para o XBus, assim como era a VW Kombi. Porém, oferece faróis e lanternas de LED, painel digital, portas USB do tipo C e até central multimídia flutuante.

Mini-utilitário feito por fabricante alemã tem carroceria modular e vira dez tipos de veículos diferentes, mas copia descaradamente os traços da “velha senhora”

A carroceria fica mais equipada apenas nas opções off-road, com visual mais parrudo, que ainda aumenta o vão livre do solo e melhora os ângulos de ataque e saída. 

Gostou da praticidade do XBus? A marca já vende o veículo sob encomenda, com preços entre 21 mil e 32,3 mil euros, o equivalente a cerca de R$ 128 mil e R$ 200 mil, respectivamente. 

A previsão é que as primeiras unidades encomendadas sejam entregues no final do primeiro semestre do próximo ano. Mas, para a tristeza dos chineses, o veículo será vendido apenas na Europa neste primeiro momento.

Você também pode se interessar por:

Primeiro carro-forte elétrico no mundo é brasileiro, e bota forte nisso

Carro movido a vento quebra teoria e faz físico perder aposta de R$ 50 mil

Great Wall, a chinesa que faz de SUVs de luxo a cópia elétrica do Fusca

Os carros de verdade que desmontam como Lego


Comentários