Como único carro da Fiat dará origem a três modelos da marca no Brasil
A Fiat já confirmou o lançamento de cinco novos produtos para o mercado brasileiro até 2030, um em cada ano, isso aconteceu diretamente da Itália em setembro. Agora, um breve spoiler do que está por vir será revelado durante o Salão do Automóvel de São Paulo que acontece entre os dias 22 e 30 de novembro.
Isso porque a fabricante afirmou em nota sobre a exposição: “Por fim, a Fiat também apresentará um carro-conceito que promete surpreender todos e revela o direcionamento de design que orientará o futuro da marca nos próximos anos.”. Esses modelos devem ser o Fiat Grande Panda brasileiro e os novos Fastback e Strada.
Você também pode se interessar por:
- Fiat lançará cinco veículos até 2030; veja quais modelos podem chegar
- Fiat Grande Panda: motor Peugeot, preço de C3 e futuro sistema híbrido da Toro
- Grande Panda, Uno ou Novo Argo: o que sabemos do futuro hatch da Fiat
- Por que primo do Fiat Uno com versão manual é importante para o Brasil
O primeiro modelo já é vendido na Europa. Visualmente, o Grande Panda possui linhas que simulam efeitos 3D na grade e para-choque do hatch, além de pixels nos faróis e lanternas, com o foco de ser futurista. E esse deve ser o “direcionamento de design” explicado oficialmente pela marca.
Como referência, os modelos Argo, Cronos, Pulse, Fastback e Toro receberam atualizações neste ano para ficar mais parecido com o Grande Panda. Mesmo que o hatch ainda não tenha desembarcado por aqui.
O que Fiat Strada e Fastback tem com isso?
Divulgação/Stellantis
Em 2024, junto do primeiro conceito do Grande Panda foi apresentado também os novos Strada e Fastback. Na época, a Fiat afirmou que os produtos seriam globais em suas respectivas novas gerações e que todos iriam utilizar a plataforma Smart Car.
Agora, começando pela Strada, a picape não foi reestilizada neste ano, logo, isso pode indicar que seu lançamento acontecerá antes do Fiat Fastback, pelo menos no Brasil.
Com o produto se tornando global, a picape deverá “subir de nível”. Isso quer dizer que o modelo poderá ganhar um porte superior em relação encontrado na picape atualmente. Além disso, uma eletrificação pode ocorrer, com a picape possivelmente ganhando uma motorização híbrida-leve.
Citando o Fiat Fastback, o modelo SUV seguirá a linha da Strada. Ou seja, se tornará mais robusto, isso foi possível identificar graças ao flagra que a Mobiauto já explicou neste outro artigo. A imagem foi registrada na Europa, onde o modelo já roda em testes. Com isso, a expectativa é que o produto seja lançado primeiramente no Velho Continente antes de desembarcar no Brasil.
Divulgação/Stellantis
Como foi falado no começo do artigo, o planejamento da Fiat é de cinco lançamentos nos próximos anos. Os outros dois restantes devem ser atualizações para Pulse e Toro e devem acontecer em 2029 e 2030, não se sabe ainda se estamos falando de reestilizações mais profundas ou novas gerações do SUV e da picape.
O que se sabe é que já dá para ter uma noção do que a Fiat quer ter em seus modelos e isso deverá ficar ainda mais claro na próxima semana, quando o conceito for apresentado.
Por Lucas Frasson
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.
