Como lavar o carro em casa sem gastar muito nem arranhar a pintura
Por Fernando Garcia
Pode até soar clichê, mas dizem que o carro nada mais é do que o reflexo do dono. Seu estado de conservação revela quanta atenção foi dada como um todo, inclusive na manutenção mecânica.
Falando na estética, que é o foco deste artigo, conservar a pintura do carro pode ser uma ótima tática para evitar desvalorização na hora da revenda, além de impedir problemas na lataria do carro.
Um revestimento como a pintura automotiva confere uma durabilidade até 5 mil vezes maior contra a corrosão se comparado a um metal sem proteção, de acordo com especialistas como Fábio Shimozato, gerente do laboratório de desenvolvimento da divisão de tintas automotivas da BASF.
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Lavar o carro a cada uma ou duas semanas é essencial para ajudar a proteger a pintura de manchas e riscos, mas para isso há de se levar em consideração como o procedimento será feito.
E se você decidir fazer isso por conta própria, na garagem da sua casa, precisa antes saber como agir e que produtos usar para otimizar os resultados gastando pouco e sem colocar em risco a pintura.
Fernando Teixeira, consultor de conservação e embelezamento automotivo da empresa No Touch Wash, recomenda utilizar três baldes. Dois deles, com telinhas plásticas (de tamanho universal, ao custo de R$ 20), contendo só água. O terceiro deve ter xampu para carros já diluído em água de acordo com as especificações do rótulo.
Teixeira também indica o uso de cinco luvas ao longo do processo. “Use uma com xampu no teto. Depois de terminado, coloque-a num balde com água sobre a tela plástica. Coloque outra para lavar o capô e repita o mesmo processo com outras partes. Assim, a sujeira se desgruda da luva e possibilita o seu reuso”, explica.
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Segundo o consultor, desta maneira evita-se que a sujeira contida na luva contamine o balde com xampu a ser usado na lavagem das próximas partes.
Para o engenheiro e diretor da SAE Brasil, Marco Colosio, outra forma de se lavar a lataria sem agredi-la é evitar de usar lavadoras com muita pressão na água, sejam elas domésticas ou profissionais.
“Pintura recondicionada, em especial, tem uma grande chance de descascar com a forte pressão dessas lavadoras tipo vap. Portanto, evite. Já a pintura de fábrica tem mais chances de aguentar, por conta do verniz”, esclarece.
Outra recomendação do engenheiro é de não direcionar o jato de água diretamente em uma mancha de barro seco, por exemplo, pois este tipo de contaminação é abrasiva e pode afetar a superfície.
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“A maneira correta é umedecer a sujeira sem usar a pressão da água; com a contaminação amolecida, aí o jato tira mais facilmente, sem gerar o risco de danificar a pintura”, orienta.
Com base na experiência destes especialistas, listamos algumas dicas simples e os produtos mais adequados para cada parte do veículo. Confira.
Como lavar as partes de pintura do carro
Comece pelo teto e depois vá para o capô, portas, para-lamas e para-choques. À medida que for ensaboando, enxágue bem para não causar manchas sobre a superfície.
Encerar o carro semanalmente também ajuda a aumentar a resistência e proteger a pintura contra as intempéries, agentes químicos ou físicos presentes no ambiente. As ceras líquidas são mais fáceis de aplicar e protegem melhor, custando o valor médio de R$ 15 por frasco.
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Como lavar pneus, rodas e caixas de rodas
Estas partes são as que mais sujam. Sendo assim, é recomendável sempre deixá-las por último. Use escovas e detergentes específicos para pneus, rodas e caixas de rodas para alcançar os cantinhos mais difíceis.
Outra dica são aquelas latas de aerossóis tipo “limpa pneus”. São simples de usar e algumas nem pedem o uso de esponjas para espalhar o produto. Nas rodas, há produtos específicos sob o nome “Lava Rodas e Motores”. Limpam bem e não custam caro, em torno de R$ 15 o frasco.
Como lavar os vidros do carro
Não há muito segredo para esta etapa, bastando apenas dar preferência para um limpa-vidros de sua preferência e um pano de microfibra, que não solta fiapos e dá um melhor acabamento.
No caso do para-brisa, um bom repelente específico vai ajudar a dissipar melhor a água da chuva. Existem até lenços umedecidos repelentes de para-brisa, que custam na faixa de R$ 20 a R$ 40 e têm ótima durabilidade.
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Como lavar o interior
No caso de acabamentos em couro, o mais indicado é utilizar uma flanela e produtos específicos que não agridam sua tez, desde que este químico tenha também ação saneante a fim de garantir a segurança dos ocupantes do veículo por conta do coronavírus.
Já para acabamentos de tecido, plásticos e borrachas, há produtos específicos com ação germicida que são encontrados facilmente em lojas virtuais e supermercados automotivos. Custam cerca de R$ 20 e são simples de usar.
Imagens: Shutterstock
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