Como a Jeep será francesa na Europa e a Peugeot cada vez mais Fiat no Brasil
A Stellantis foi um grande acerto para Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, especialmente no Brasil. Todas as marcas estão crescendo em volume de vendas e reduzindo seus custos fabris graças ao compartilhamento de componentes entre as marcas. No entanto, isso acarreta mudanças de características nas marcas.
É por esse motivo que cada vez mais Jeep e Fiat serão francesas no mercado europeu, enquanto Peugeot e Citroën adotarão estratégias e características mais ligadas à Fiat e Jeep no Brasil.
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O primeiro passo para isso foi a adoção de novas plataformas. Batizadas de STLA Smart Car e STLA Medium, as bases são derivadas de projetos que nasceram lá atrás, ainda na PSA. Estamos falando, respectivamente, das bases CMP, que já equipava o Peugeot 208 quando a Stellantis nasceu, e EMP2, utilizada pelo Peugeot 3008, por exemplo.
A plataforma do Peugeot 208 é usada pelo Jeep Avenger, que foi eleito o carro do ano na Europa em 2023 e bateu mais de 100 mil vendas desde o lançamento até junho de 2024. O modelo também será vendido no Brasil e fabricado em Porto Real, no Rio de Janeiro.
No caso do Avenger, ele também confirma a relação com as combinações de motores utilizados, uma vez que estamos falando do 1.2 THP – antes chamado de Puretech. Esse motor tem potência variando entre 100 cv e 156 cv, dependendo da versão, e ainda pode ser encontrado com um sistema micro híbrido na configuração 4xe.
Essa mesma plataforma será utilizada pela Fiat para remodelar sua gama de modelos na Europa. Dela nasceu o Fiat Grande Panda e dará origem a versões europeias de Pulse, Fastback e Strada. No futuro, os modelos também deverão ser atualizados no Brasil, sendo que o Grande Panda será o substituto do Argo, mas ainda sem um nome definido e com a possibilidade de ressuscitar o nome Uno por aqui.
Já a EMP2, aliás, STLA Medium, deu origem ao novo Peugeot 2008 e será utilizada para a criação do novo Jeep Compass. Como o SUV também será feito aqui e divide a plataforma atual com Renegade e Commander, além das picapes Fiat Toro e Ram Rampage, também deveremos ter essas aplicações por aqui.
Como a Peugeot e Citroën é cada vez mais Fiat no Brasil
Por outro lado, a dupla francesa da Stelllantis, Peugeot e Citroën, se apoiam cada vez mais na Fiat para ter sucesso no Brasil. É bem verdade que as plataformas são as mesmas citadas acima, no caso dos Peugeot 208 e 2008, além dos Citroën C3, C3 Aicross e o futuro Basalt, todas usam a CMP.
No entanto, sob os capôs estão motores Fiat, seja o 1.0 Firefly, que é o motor aspirado, ou o 1.0 GSE, que é dotado de turbo. Ambos nasceram dentro da FCA, antiga junção entre Fiat e Chrysler, e agora equipam os modelos franceses já citados.
Além disso, as marcas passaram a adotar uma estratégia comercial mais agressiva – que provavelmente aprenderam com a Fiat. Os lançamentos possuem bons preços, a exemplo do C3 YOU! que é o carro turbo mais barato do Brasil, bem como os valores promocionais aplicados constantemente nos irmãos 208 e 2008.
Projeção: Kleber Silva/KDesignAG
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.