Fiat Pulse 1.3 S-Design 2025: o que você deve saber antes de comprar
O Fiat Pulse nasceu em 2021 para finalmente resolver os anseios dos fãs da marca que queriam um SUV compacto do modelo. Desde então, já foram mais de 150 mil unidades vendidas, o que certamente é considerado um sucesso pela fabricante.
Você também pode se interessar por:
- Fiat Pulse: os principais problemas do Fiat Pulse, segundo os donos
- Fiat Pulse Impetus Turbo 2023: por que não é o SUV mais vendido do Brasil
- Avaliação: Fiat Pulse 1.3 CVT, o SUV automático mais barato do Brasil
- Avaliação: Fiat Pulse Turbo 200, o que é ótimo e o que poderia ser melhor
Apesar de ter roubado espaço do Jeep Renegade, por exemplo, no final das contas o saldo foi positivo para a Stellantis - o conglomerado que abriga Fiat, Jeep, Citroën e Peugeot. O Pulse ainda inaugurou um novo segmento, o de SUVs abaixo dos tradicionais SUVs compactos e tem atualmente apenas o Kardian como rival direto.
Ainda hoje, quase três anos após o lançamento, o Fiat Pulse é uma das opções mais baratas do mercado nacional. Será que o SUV ainda é uma boa opção? Confira o que saber antes de comprar um Fiat Pulse 1.3 S-Design 2025.
Fiat Pulse 1.3 S-Design 2025 - Características
1) Motor: 1.3, dianteiro, transversal, quatro cilindros, 8V, aspirado, flex
2) Câmbio: automático do tipo CVT com simulação de sete marchas
3) Dimensões: 4.099 mm de comprimento, 2.532 mm de entre-eixos, 1.774 mm de largura, 1.576 mm de altura, 370 litros de porta-malas, 47 litros do tanque de combustível e 1.187 kg de peso em ordem de marcha.
4) Revisões até 60.000 km: R$ 4.536
Fiat Pulse 1.3 S-Design 2025 – 5 pontos positivos
Preço: a configuração S-Design ganhou vida própria na
linha 2024. A nomenclatura se referia a um pacote de opcionais. Agora, o preço
de tabela é de R$ 118.990, o que é bem competitivo levando em consideração os
equipamentos e o fato da Fiat oferecer bons descontos na hora da negociação.
Consumo: um dos grandes pontos positivos do Pulse com motor 1.3 aspirado é o consumo. É possível passar dos 12 km/l na cidade com gasolina.
Consumo Pulse Drive 1.3 CVT (Inmetro): 9,2 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina na cidade; 10,4 km/l com etanol e 14,3 km/l com gasolina na estrada.
Conforto: a suspensão elevada do Fiat Pulse o ajuda a garantir bom nível de conforto para os ocupantes. O sistema filtra bem os buracos e garante boa estabilidade em curvas.
Capacidades: por falar em suspensão elevada, essa característica faz com que o Pulse tenha ótimas capacidades. Portanto, é muito difícil que a dianteira do SUV raspe em valetas ou lombadas.
Dados técnicos: direção elétrica, suspensões independentes do tipo McPherson (dianteira) e eixo rígido (traseira), freios a disco ventilados (dianteira) e tambor (traseira), 10,5 m diâmetro de giro, 188 mm de vão livre do solo, 20,3º de ângulo de ataque e 31,4º de ângulo de saída.
Conectividade: um dos grandes destaques do Pulse é a conectividade. No caso da versão S-Design, a central é de 10,1 polegadas e tem conectividade com Android Auto e Apple CarPlay em fio, além de usabilidade fluida.
Ergonomia: tudo o que você precisa usar enquanto dirige o Fiat Pulse está ao alcance das mãos e não tem complicações como ar-condicionado exclusivamente na central multimídia e coisas do tipo.
Fiat Pulse S-Design – 5 pontos negativos
Desempenho: o motor 1.3 aspirado rende até 107 cv e 13,7 kgfm de torque com câmbio automático do tipo CVT e simulação de sete marchas. O desempenho é no máximo razoável. Lembrando que o próprio Pulse oferece o motor 1.0 turbo com desempenho melhor e por apenas R$ 1 mil a mais é possível comprar um Jeep Renegade com motor 1.3 turbo de 185 cv.
Itens de segurança: o Fiat Pulse vai pouco além do obrigatório. São quatro airbags, apenas os laterais a mais em relação aos dois dianteiros obrigatórios. Há ainda controles de tração e estabilidade.
Espaço: com apenas 2,53 metros de entre-eixos, o Fiat
Pulse entrega o mesmo espaço de um Fiat Argo e da maioria dos hatches
compactos. Portanto, se precisa de espaço, melhor subir um pouco de categoria.
Acabamento interno: outro problema do Pulse está ligado ao acabamento. Os materiais até estão de acordo com a categoria, mas há rebarbas, peças desalinhadas, especialmente o porta-luvas, e que não condizem até com o Argo, por exemplo.
Similaridade com o Argo: especialmente durante o lançamento, o Pulse foi muito comparado ao Argo, especificamente a configuração Trekking. E de fato são bem similares. A Fiat não conseguiu disfarçar a relação com seu hatch como a Volkswagen fez entre Nivus e Polo.
Fiat Pulse S-Design 2025 – Ficha técnica
Motor: 1.3, dianteiro, transversal,
quatro cilindros, 8V, aspirado, flex
Taxa de compressão: 13,2:1
Potência: 98/107 cv (a 6000/6.250
rpm) (gasolina/etanol)
Torque: 13,2/13,7 kgfm (a 4.250/4000 rpm) (gasolina/etanol)
Peso/potência: 12,1/11,1 kg/cv (gasolina/etanol)
Peso/torque: 89,9/86,6 kg/kgfm
(gasolina/etanol)
Câmbio: automático do tipo CVT, simula
sete marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 12,2 e 11,4 segundos
(gasolina/etanol)
Velocidade máxima: 173/177 km/h
(gasolina/etanol)
Consumo Pulse S-Design 1.3 CVT (Inmetro): 9,2 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina na cidade; 10,4 km/l com etanol e 14,3 km/l com gasolina na estrada.
Dimensões: 4.099 mm de comprimento, 2.532 mm de entre-eixos, 1.774 mm de largura, 1.576 mm de altura, 370 litros de porta-malas, 47 litros do tanque de combustível e 1.187 kg de peso em ordem de marcha.
Fiat Pulse S-Design – Itens de série
- Abertura elétrica do bocal de abastecimento
- Quatro airbags (frontais e laterais)
- Alarme antifurto
- Alerta de não utlilização do cinto de segurança (5) - motorista, passageiro dianteiro e passageiros traseiros (3)
- Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
- Alto falantes dianteiros (2), Alto falantes traseiros (2) e Antena
- Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura
- Apoios de cabeça traseiros (3) com regulagem de altura
- Ar-condicionado automático e digital
- ASR (Controle eletrônico de tração)
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Barras longitudinais no teto
- Brake light
- Câmbio manual de 5 velocidades
- Central multimídia de 8,4" com Apple Car Play e Android Auto sem fio
- Duas portas USB, uma tipo A e uma tipo C.
- Chave tipo canivete com telecomando
- Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
- Cintos de segurança traseiros retráteis (3) de 3 pontos
- Comandos de áudio e painel de instrumentos no volante
- Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
- Conta-giros
- Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
- Direção elétrica
- ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade)
- Espelho no para-sol (2) - motorista e passageiro
- ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
- Estepe temporário
- Faróis em LED
- Freios ABS com EBD
- Função "Follow me Home"
- Gancho universal para fixação de cadeira para crianças (ISOFIX)
- Gear Shift Indicator (Indicador de troca de marcha)
- Grade Preta normal com Logo Fiat e Fiat Flag
- HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar)
- Hill holder (Assistente de partida em rampa)
- Hodômetro digital (total e parcial)
- iTPMS (Monitoramento de pressão dos pneus)
- Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
- Lanterna traseira em LED
- LED DRL
- Limpador e lavador do para-brisa com intermitência
- Maçanetas na cor preta
- Novo motor 1.3 Firefly 8V Flex
- Piloto automático (Cruise Control)
- Quadro de instrumentos 3,5" multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável
- Repetidores de seta laterais em LED
- Retrovisores externos com regulagem elétrica e função Tilt down
- Retrovisores externos na cor preta
- Rodas de aço R16 x 6,0 com calotas
- TC+ (Electronic Locker)
- Travas elétricas com travamento automático a 20 km/h
- USB traseira (Tipo A)
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento
- Volante com regularem de altura
- Console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos
- Maçanetas e retrovisores externos na cor da carroceria
- Modo Sport com botão de acionamento no volante
- Badges exclusivos
- Logos escurecidos
- Pintura bicolor com teto preto.
- Rodas de liga leve aro 16
- Central multimidia de 10 polegadas
- Câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas
- Chave com sensor presencial
- Carregador de celular por indução