Stellantis produzirá sistema híbrido em fábrica de Fiat Pulse e Fastback

Grupo automotivo reuniu jornalistas para falar mais sobre processo de eletrificação da frota
Renan Bandeira
Por
20.05.2024 às 19:00 • Atualizado em 29.05.2024
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Grupo automotivo reuniu jornalistas para falar mais sobre processo de eletrificação da frota

A Stellantis reuniu jornalistas nesta segunda-feira (20) para anunciar que o Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais, receberá um aporte de R$ 14 bilhões entre 2025 e 2030, que serão destinados à novos modelos e também à produção dos motores dos conjuntos híbridos flex da companhia.

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O encontro contou com Emanuele Cappellano, COO da Stellantis no Brasil, e Romeu Zema, que é o governador de Minas Gerais. Durante a cerimônia foram passados os próximos passos da estratégia da marca quanto a atualização das linhas de montagem e de seus produtos.

“Prestes a completar 48 anos, o Polo Automotivo Stellantis de Betim tem uma trajetória marcada pelo sucesso, produzindo modelos que lideram os seus segmentos no Brasil. Com este novo investimento de R$ 14 bilhões, vamos dar sequência ao incrível legado desta fábrica, direcionando o valor para renovar nossa linha de produtos, desenvolver novas tecnologias e gerar novos empregos", afirmou Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Vale ressaltar que investimento definido para Betim faz parte do ciclo de R$ 32 bilhões que foram prometidos pela Stellantis para América do Sul. Com esse valor, o conglomerado automotivo promete 40 novos produtos, oito motorizações e o desenvolvimento das tecnologias Bio-Hybrid (leia-se sistemas híbridos e elétrico).

A partir do ano que vem, a fábrica de Betim deverá entregar por ano 1,1 milhão de motores. A expectativa era para que dentro do investimento estivesse também prometida a produção dos motores a etanol, mas ao que parece a tecnologia será destinada aos veículos comerciais e não deve chegar ao cliente comum – pelo menos por enquanto.

Dentro desse volume, a dona da Fiat vai trabalhar com motores flex de boa eficiência que serão acoplados aos sistemas elétricos dos próximos lançamentos ou das evoluções de carros já vendidos no Brasil, formando assim os sistemas híbridos do pacote Bio-Hybrid. Foram investidos R$ 454 milhões do montante para ampliação e produção dos motores no complexo.

Mas quais devem ser os veículos híbridos vendidos aqui?

O Jeep Renegade é o menos contado para receber tal motorização. O modelo não foi renovado em outros mercados, não tem nova geração nos planos e deixará nosso mercado em breve. Em seu lugar virá o Avenger, que ainda não sabemos se seguirá com o mesmo nome, e que usará um dos sistemas Bio-Hybrid por aqui.

Fiat Pulse e Fastback são modelos cotados para contar com a tecnologia Bio-Hybrid mais básica, que é um híbrido leve. Fiat Toro, Jeep Compass, Jeep Commander e RamRampage já são produtos que devem receber eletrificações mais pesadas, com opções híbridas convencionais e plug-in – que sabe até elétrica.

Em março deste ano, Mobiauto relatou quais devem ser os 40 veículos a serem lançados no Brasil, sejam eles novos produtos ou então atualizações de modelos já em linha. Você pode conferir os detalhes aqui.

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