Como funciona o pneu à prova de furos que substitui o ar por vidro

Michelin cria pneus imunes a furos, trocando o ar pressurizado por lâminas de vidro. A segunda parte mais impressionante é que ele pode ser feito em impressora 3D
Camila Torres
Por
23.03.2022 às 09:49
Michelin cria pneus imunes a furos, trocando o ar pressurizado por lâminas de vidro. A segunda parte mais impressionante é que ele pode ser feito em impressora 3D

Imagine um mundo no qual não será mais preciso calibrar os pneus ou sujar suas mãos para trocá-los, pois eles não furam. O pneu sem ar da Michelin, criado em parceria com a General Motors, já é realidade: foi aprovado na fase de testes e tem previsão de começar a ser comercializado em 2024.

Ainda parece um sonho distante, mas, considerando que já estamos entrando no segundo trimestre de 2022, até que não está tão longe assim. Seu nome é Uptis, sigla em inglês para Sistema Único de Pneu à Prova de Furos.

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A fabricante, no entanto, ainda não se posicionou sobre quanto os pneus que não furam custarão para o consumidor, nem se eles são capazes de encarar qualquer tipo de terreno. 

Michelin cria pneus imunes a furos, trocando o ar pressurizado por lâminas de vidro. A segunda parte mais impressionante é que ele pode ser feito em impressora 3D

Por enquanto, só nos contou a parte boa da história, que não diz respeito apenas ao cliente final, mas também ao meio ambiente. Isso porque, segundo a Michelin, cerca de 20% dos pneus fabricados são descartados todos os anos, simplesmente por sofrerem uma pequena avaria. 

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Isso significa que 200 milhões de pneus são jogados fora no mundo todo, boa parte deles simplesmente por ter passado sobre um prego. Um desperdício estratosférico de energia de produção e matéria-prima, e um prejuízo gigantesco para o meio ambiente.

Enquanto o grande lançamento não acontece, vamos te explicar como funciona esse novo pneu em cinco curiosidades.


Pneu que não fura: cinco detalhes sobre seu funcionamento


1. Fibra de vidro ao invés de ar: 

O pneu que não fura possui bandas de rodagem como um pneu comum, só que, ao invés de uma câmara fechada com ar pressurizado, é preenchido por lâminas de fibras de vidro. Isso é o que podemos chamar de reinventar a roda.

A grande vantagem desse tipo de material é o quanto ele é maleável. Ao mesmo tempo em que oferece uma estrutura rígida por baixo da borracha, apresenta flexibilidade diante de um obstáculo. 

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Veja a imagem abaixo quando o carro sobe uma pequena montanha de pedras. Parece um pneu murcho. Porém, basta entrar em contato com a via plana que volta ao seu formato normal.

Michelin cria pneus imunes a furos, trocando o ar pressurizado por lâminas de vidro. A segunda parte mais impressionante é que ele pode ser feito em impressora 3D


2. Pneu vazado

Para não deixar dúvidas de que se trata de um truque, observe a foto e repare no interior do pneu, exatamente onde aparece essa sequência de “V” que forma um belo design.  Consegue enxergar o vão entre elas? Essa é mais uma prova que não existe nenhum ar pressurizado lá dentro. Por isso mesmo, os chamados “ombros” do pneu podem ser abertos.

Michelin cria pneus imunes a furos, trocando o ar pressurizado por lâminas de vidro. A segunda parte mais impressionante é que ele pode ser feito em impressora 3D

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3. Montagem junto com a roda

A má notícia é que essa nova tecnologia não permite ficar trocando as rodas quando quiser, pois elas são montadas junto com os pneus. Segundo a fabricante, tentar substituir a roda faria com que o sistema perdesse toda sua eficiência.


4. Durabilidade: 

A Michelin afirma que o pneu com fibra de vidro é três vezes mais durável do que qualquer pneu a ar. De acordo com a marca, a maior resistência vem justamente do fato de que o pneu não corre o risco de furar ou estourar, tendo que resistir apenas ao desgaste diário.

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5. Fabricação por impressora 3D

A Michelin também revelou que os pneus Uptis são feitos a partir de materiais renováveis ou de origem biológica. Mas o mais inovador é que esse tipo de pneu poderá ser produzido através de impressoras 3D.

O projeto está em curso desde 2017, sendo que, desde 2019, os novos pneus Uptis já são testados no carro elétrico Chevrolet Bolt.

No vídeo abaixo, o canal no Youtube Mr JWW mostra na prática como é dirigir um carro com pneus que não furam nas ruas de Munique, na Alemanha. O youtuber descreve os pneus de fibra de vidro como “iguais aos convencionais”.

Imagens: divulgação Michelin

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