Como funciona o novo pneu da Pirelli que não esvazia quando fura

Nova tecnologia Seal Inside evita que o pneu perca pressão se furado por um objeto de até 4 milímetros
Camila Torres
Por
17.11.2021 às 11:14
Nova tecnologia Seal Inside evita que o pneu perca pressão se furado por um objeto de até 4 milímetros

Não, não estamos falando dos pneus run-flat e sim da nova tecnologia Seal Inside, que foi apresentada pela Pirelli juntamente com os novos pneus Cinturato P7, Scorpion E Scorpion HT no Brasil nas últimas semanas.

Diferentemente dos run-flat, cuja vantagem é, mesmo furados e perdendo pressão, ainda permitem rodar mais alguns quilômetros em velocidade limitada para achar uma borracharia ou mesmo um ponto seguro para fazer a troca de pneu, a tecnologia Seal Inside evita que os pneus percam pressão, o que dispensa a substituição.

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

Desde que o furo seja de até 4mm, a Pirelli garante que os pneus que possuem tal tecnologia não esvaziam. A tecnologia é oferecida nas linhas  Scorpion, Cinturato e P Zero, e será produzida na fábrica de Feira de Santana (BA).

Um dos receios de quem pega estrada é o pneu furar no meio do caminho, em um local deserto, com um sol de rachar ou, pior ainda, à noite. O maior problema, às vezes, não é nem trocar o pneu, mas sim parar sozinho na beira de estrada.

Leia também: “Completar o óleo” no posto pode ser a sentença de morte do seu motor

Mas como é possível o pneu furar e não esvaziar? Segundo a Pirelli, quando o pneu é perfurado, por exemplo, por um prego, imediatamente uma massa vedante é liberada em volta do objeto. Caso ele seja removido, essa mesma massa incorpora o local do furo, selando a perfuração e assim evitando que qualquer ar escape. 

Nova tecnologia Seal Inside evita que o pneu perca pressão se furado por um objeto de até 4 milímetros

Na apresentação, a marca informou que, graças à tecnologia, muitos clientes só tomarão conhecimento de que o pneu foi furado quando realizarem a revisão do carro, lembrando que estamos falando de furos de até 4 mm. Na revisão, o objeto será retirado, sem necessidade de manutenção, pois a massa auto vedante faz todo trabalho. 

Leia também: Motor do carro falhou? Entenda quando é hora de levá-lo à oficina


Testando o pneu que mesmo furado não perde ar

Durante o evento, colocamos a novidade à prova. Rodamos nas pistas do circuito Panamericano, em Elias Fausto (SP), com um Chevrolet Cruze com três dos quatro pneus perfurados. 

Os furos de uma das rodas foram feitos ao vivo. O instrutor passou com o pneu em cima de uma placa com mais de dez pregos. Era possível até ouvir o som do prego entrando e saindo da borracha. A pressão era verificada e, em seguida, o instrutor saiu com o carro mais dois jornalistas a bordo. 

Leia também: Quando vale abastecer o carro com gasolina ou com etanol?

Passamos por trechos de pista molhada, um asfalto mais esburacado, um pavimento liso como um tapete e, depois de rodar por uns 8 minutos, voltamos para conferir a pressão dos pneus. Nenhum deles havia perdido uma libra. 

Nova tecnologia Seal Inside evita que o pneu perca pressão se furado por um objeto de até 4 milímetros

Na ocasião, até questionamos o tempo ter sido curto, porém os outros dois pneus já estavam furados há cerca de uma hora, de acordo com a fabricante. Apenas o terceiro, que foi furado com o nosso grupo, havia sido perfurado há apenas alguns minutos. Um outro grupo rodaria com os quatro pneus furados.

Leia também: Por que um motor flex bebe mais com etanol do que com gasolina

Substituição gratuita do pneu em caso de danos irreparáveis 

Para incentivar os consumidores a experimentarem os pneus com a tecnologia Seal Inside, a Pirelli oferece como bônus o serviço de proteção de pneus Tyrelife, que substitui gratuitamente o pneu em casos de danos acidentais e irreparáveis.

A cobertura é válida por seis meses e pode ser estendida por mais seis desde que o cliente faça uma revisão gratuita na Rede Oficial de Revendedores Pirelli. Apesar de o novo pneu não ser cobrado, a fabricante alerta que o custo do procedimento de montagem, alinhamento e balanceamento após a instalação é por conta do cliente. 

A tecnologia Seal Inside está disponível em mais de 20 medidas de pneus, para atender hatchs, sedans, SUVs e CUVs de aro 16” a 19”.


Você também pode se interessar por:

Como o estilo de condução afeta (e muito) o consumo de combustível
Por que Nissan tentará extrair hidrogênio do etanol e Fiat desistiu
Nissan terá carros elétricos com célula de etanol para dispensar recarga
Etanol pode salvar nossa indústria mesmo quando vier o carro elétrico  

Comentários