Com fim da Troller, quais jipes 4x4 sobraram no mercado?

Morte da marca significa também a extinção de jipes 4x4 com motor a diesel no mercado. Boa notícia é que ainda existem opções a gasolina
Renan Bandeira
Por
13.09.2021 às 16:17
Morte da marca significa também a extinção de jipes 4x4 com motor a diesel no mercado. Boa notícia é que ainda existem opções a gasolina

A Ford colocou um ponto final na história da Troller. A marca jipeira comunicou seus funcionários no último mês que encerrará as atividades neste mês, enquanto a Ford declarou que não cederá o nome da fabricante nacional nem os direitos dos projetos para um futuro comprador da fábrica de Horizonte (CE).

Até o fim deste mês, a Troller manterá o T4 Connect na linha de produção. O jipe é o preferido dos amantes dos circuitos off-road, por causa de seu motor 3.2 turbodiesel de 200 cv e 47,9 kgfm, compartilhado com a picape Ranger, a tração 4x4 e o melhor custo-benefício entre as opções do setor, por custar R$ 198.400.

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Com o fim da Troller, quais jipes 4x4 do mercado sobram? A Mobiauto listou as opções disponíveis no Brasil para os órfãos do jipão nacional. A má notícia é que não há mais um carro do segmento equipado com motor turbodiesel. Quem busca por esse tipo de motorização, terá de se contentar com SUVs e picapes. Veja:

Jeep Wrangler

Morte da marca significa também a extinção de jipes 4x4 com motor a diesel no mercado. Boa notícia é que ainda existem opções a gasolina

Entre os modelos listados, o Jeep Wrangler é o mais semelhante em visual. Com caixas de rodas elevadas e ângulos de ataque, transposição e saída generosos, o Jeep deixa a desejar apenas por não oferecer uma versão com motorização diesel e pela etiqueta elevada.

Preço: entre R$ 358.200 e R$ 439.590

Versões: Sahara 4x4; Sahara Unlimited Overland 4x4; 80 anos 4x4; Rubicon 4x4

Motor: 2.0 turbo a gasolina de 272 cv (a 5.250 rpm) e 40,8 kgfm (a 3.000 rpm) com câmbio automático de oito marchas.

Dados técnicos: ângulo de ataque, 41,8º; ângulo central, 21º; ângulo de saída, 36,1º; vão livre do solo, 254 mm.

Leia também: Por que no Brasil não existem carros de passeio a diesel

Suzuki Jimny Sierra

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O Jimny Sierra tem um visual mais de caixote, com caixas de rodas contornadas por peças plásticas pintadas de preto, que o aproxima dos crossovers. Diferente do Wrangler, o Sierra não conta com motor a gasolina potente para compensar a falta do diesel.

Ele é empurrado por um motor 1.5 aspirado a gasolina de 108 cv e 14,1 kgfm. São três versões, todas equipadas com esse propulsor e também com tração 4x4.

Preço: entre R$ 144.990 e R$ 165.990 

Versões: 4You MT Allgrip; 4You AT Allgrip; 4Style AT Allgrip. 

Motor: 1.5 aspirado a gasolina de 108 cv (a 6.000 rpm) e 14,1 kgfm (a 4.000 rpm) com câmbio manual cinco marchas ou automático de quatro. 

Dados técnicos: ângulo de ataque, 37º; ângulo central, 28º; ângulo de saída, 49º; vão livre do solo, 210 mm.

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Suzuki Jimny

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O Jimny é o irmão menor e mais velho do Sierra. No Brasil, o jipinho da Suzuki é vendido em quatro versões, que são equipadas com motor 1.3 a gasolina e tração 4x4 com reduzida.

O porte é menor que o do Troller, claro, e o Jimny não tem um visual parrudo como os demais concorrentes da lista, mas ainda assim segue como uma boa opção por causa do seu preço.

Preço: entre R$ 109.990 e R$ 128.990

Versões: 4Work; 4All; 4Sport; Forest

Motor: 1.3 aspirado de 85 cv (a 6.000 rpm) e 11,2 kgfm (a 4.100 rpm) com câmbio manual de cinco marchas.

Dados técnicos: ângulo de ataque, 47º; ângulo central, 32º; ângulo de saída, 53º; vão livre do solo, 268 mm.

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Land Rover Defender

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A Land Rover tirou um pouco do visual aventureiro do Defender para dar mais cara de SUV ao veículo, em sua nova geração. No entanto, ele conta apenas com duas versões e todas movidas pelo 2.0 a gasolina de 300 cv.

Assim como o Jeep Wrangler, a etiqueta elevada prejudica o Defender como potencial substituto dos Troller. Atualmente, o veículo conta apenas com a opção 110, de quatro portas, mas venderá também a 90, de duas portas, em breve. 

Preço: entre R$ 543.950 e 567.950

Versões: SE e HSE

Motor: 2.0 turbo a gasolina de 300 cv (a 5.500 rpm) e 40,8 kgfm (a 1.500 rpm) com câmbio automático de oito marchas.

Dados técnicos: ângulo de ataque, 37,5º; ângulo central, 31º; ângulo de saída, 40º; vão livre do solo, 291 mm.

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SUVs turbodiesel 4x4

Para os que querem a combinação de cabine fechada mais motor diesel mais tração 4x4, a saída é procurar entre os SUVs. Infelizmente, os ângulos não são tão generosos quanto dos jipes nem são tão brutos, mas os trens de força garantem uma boa força para encarar os terrenos fora de estrada.

Jeep Renegade Trailhawk 2.0 turbodiesel 4x4

Morte da marca significa também a extinção de jipes 4x4 com motor a diesel no mercado. Boa notícia é que ainda existem opções a gasolina

Preço: R$ 176.990

Motor: 2.0 turbodiesel de 170 cv (a 3.750 rpm) e 35,7 kgfm (a 1.750 rpm) com câmbio automático de nove marchas.

Dados técnicos: ângulo de ataque, 30º; ângulo central, 22º; ângulo de saída, 33º; vão livre do solo, 216 mm.

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Jeep Compass Trailhawk 2.0 turbodiesel 4x4

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Preço: R$ 226.990

Motor: 2.0 turbodiesel de 170 cv (a 3.750 rpm) e 35,7 kgfm (a 1.750 rpm) com câmbio automático de nove marchas.

Dados técnicos: ângulo de ataque, 30,6º; ângulo central, 22,6º; ângulo de saída, 33,2º; vão livre do solo, 228 mm.

Tirando essas opções, sobram as picapes médias com motorização turbodiesel e tração 4x4 e seus respectivos SUVs, como Toyota Hilux e SW4, Chevrolet S10 e Trailblazer ou Mitsubishi L200 Triton Sport e Pajero Sport.

Agrale

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A Agrale pode ser uma substituta à altura para o Troller, mas para isso você vai ter que se acostumar com a caçamba. O seu único veículo da categoria com motor a diesel e tração 4x4 é destinado exclusivamente ao serviço militar.

Pessoas físicas podem comprar a robusta picape Marruá nas configurações cabine-chassi, cabine simples e cabine dupla.

Imagens: Divulgação

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