Novo Honda WR-V: o que estão falando do SUV que será feito no Brasil

Próximo grande lançamento da Honda no Brasil, novo SUV compacto ganhou elogios de publicações estrangeiras
Diego Dias
Por
26.04.2024 às 20:52
Próximo grande lançamento da Honda no Brasil, novo SUV compacto ganhou elogios de publicações estrangeiras

Apresentado mundialmente no ano passado, o Honda Elevate é sem dúvidas um dos produtos mais importantes da marca japonesa, tanto para o mercado mundial quando para o Brasil. Porém ele chegará por aqui como novo Honda WR-V e será importante para ficar posicionado entre o City e o HR-V na gama atual da marca. A questão é: o que estão falando do SUV?

Você pode se interessar por: 

Lançado em alguns países como Malásia, África do Sul e até mesmo Japão, o novo Honda WR-V é um modelo com produção na fábrica de Tapukara, na Índia. Além de atender o mercado local, a planta indiana ficará responsável por exportar as unidades para outros países. Basicamente, a novidade é um SUV compacto derivado do City que terá um papel necessário de aumentar o volume de vendas da Honda em diversos mercados, inclusive o Brasil.

Como é o novo Honda WR-V?

Produzido com base na mesma plataforma do sedan City, o novo Honda WR-V (chamado de Elevate em outros mercados) tem porte de SUV compacto, assim mede seus 4.312 mm de comprimento, 1.790 mm de largura e 1.650 mm de altura. Já sua distância entre-eixos é praticamente igual ao do VW T-Cross, por exemplo, com 2.650 mm.

Quando falamos de espaço no porta-malas, o novo WR-V tem capacidade para bons 458 litros – bem mais do que o T-Cross (373 litros) e acima até do Nissan Kicks (432 litros). Seu visual é mais quadradão com capô mais reto e alto, enquanto a dianteira tem faróis afilados e tradicionais (sem o estilo de dois níveis tão comum hoje), que é unida por uma régua cromada acima.

A grade dianteira, por sua vez, tem dimensões generosas e o para-choque conta com luzes de neblina redondas posicionadas nas extremidades sobre um acabamento em plástico preto triangular. De perfil traz janelas estreitas e linhas bem definidas, enquanto na traseira tem uma lanterna inteiriça que ajuda a dar volume no carro.

O que estão falando sobre o SUV?

Além de compartilhar a plataforma com o City, o novo WR-V vai também ter o mesmo motor 1.5 aspirado, que no caso do modelo indiano só pode ser abastecido gasolina e entrega 122 cv de potência e 14,8 kgfm de torque. O SUV pode ter câmbio manual de 6 marchas ou automático do tipo CVT – este o modelo conhecido por jornalistas na imprensa internacional.

Por falar nisso, o motor 1.5 foi aspirado foi unanimidade entre os sites automotivos do exterior que tiveram contato com o novo Honda WR-V. Mas não por sua força que fica dentro do esperado para o segmento, mas pelo bom nível de consumo.

As publicações Carmag e Cars e IOL da África do Sul destacaram o ótimo consumo do novo SUV compacto, algo que era até previsto por conta do City, que até no Brasil (onde é flex) obtém boas médias. O consumo divulgado para o novo WR-V é de 15,3 km/l na versão com câmbio manual e de até 16,9 km/l com transmissão automática CVT AT. No caso da Autocar India, o consumo do WR-V também foi elogiado, mas o SUV fica um pouco atrás dos rivais com motor turbo.

As impressões da publicação indiana destacaram ainda a boa dirigibilidade do SUV, bem como a melhor calibração no volante na categoria para o mercado indiano, sendo bastante progressiva. O Autocar India ainda elogiou o bom comportamento da suspensão do novo WR-V, que “surpreendentemente tem pouco oscilação de carroceria para um SUV tão alto”.

Equipado com câmbio CVT na versão automática, o novo WR-V também teve o característico zumbido da transmissão continuamente variável mencionada pelas publicações, principalmente em situações de retomada na estrada. É algo que conhecemos por aqui tanto no City, City Hatch e HR-V com esse conjunto. A altura em relação ao solo de 220 mm foi elogiada para trafegar em vias esburacadas ou para enfrentar valetas – realidade que países como Índia e África do Sul também enfrentam.

Foi unanimidade também o espaço interno do novo Honda WR-V, que ostenta uma distância entre-eixos interessante. Segundo o site Cars, foi possível acomodar com conforto até pessoas com 1,90 metro de altura, isso com o banco do motorista ajustado para alguém do mesmo tamanho. Por fim, embora tenha a presença de plástico duro na cabine, foi elogiado a qualidade de construção e a presença de algumas partes em material macio ao toque, o deixando mais refinado do que ele realmente é. Ponto para a marca japonesa.

A expectativa é que o novo Honda WR-V seja revelado ainda este ano pela marca no Brasil, assim como o Toyota Yaris Cross, seu futuro rival. Os preços devem ficar entre R$ 130 mil e R$ 160 mil para o WR-V.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários