Citroën Basalt: o que o lançamento na Índia indica do modelo nacional

Preço de tabela é competitivo, enquanto versão mais básica terá apelo popular
Diego Dias
Por
12.08.2024 às 15:31 • Atualizado em 27.11.2024
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Preço de tabela é competitivo, enquanto versão mais básica terá apelo popular

Revelado mundialmente na Índia há pouco mais de uma semana, o novo Citroën Basalt está com seu lançamento cada vez mais próximo para o mercado brasileiro. Com isso o novo Basalt vai se juntar ao C3 e C3 Aircross, assim vai completar a gama dos carros da família C-Cubed. O detalhe é que o modelo mostrado do outro lado do mundo pode adiantar muita coisa para a versão brasileira. 

O visual do novo Citroën Basalt já mostramos neste outro artigo, quando o novo SUV cupê de entrada da Stellantis foi revelado. Agora temos os preços do novo carro para o mercado indiano, que já pode ser reservado naquele país por meio de pré-venda, cujo preço inicial será de 799 mil rúpias, algo equivalente a R$ 53 mil. Quando pegamos os demais carros da família, o novo Basalt fica posicionado como modelo intermediário, já que o C3 sai por 702 ml rúpias (R$ 46 mil) e o C3 Aircross por 1.129.485 (R$ 74 mil).

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Mas você deve estar se perguntando: como esse preço no mercado indiano pode adiantar o valor do novo Citroën Basalt? Embora o modelo com preço revelado seja a versão de entrada para a Índia, isso nos dá um indicativo que o novo SUV cupê será mais barato que o C3 Aircross, algo que podemos esperar também para o modelo nacional.

Hoje temos o C3 Aircross sendo comercializado com preços entre R$ 114.900 e R$ 137.490, considerando versões com 5 ou 7 lugares nesse leque. Com isso, podemos esperar que o novo Citroën Basalt seja oferecido por aqui com preço inicial de R$ 100.000 ao menos, podendo ainda ser mais barato e partir de R$ 90.000. Para não ter briga dentro do grupo, a Stellantis também deve posicionar o Basalt de forma a não entrar na faixa de preço do Fiat Fastback, que hoje parte de R$ 119.990.

Quando falamos de motorização, o novo Citroën Basalt vendido na Índia traz debaixo do capô de sua versão mais barata o motor 1.2 aspirado, que entrega seus 83 cv de potência e 11,73 kgfm de torque e trabalha sempre com um câmbio manual de cinco marchas.

Com essa opção para o mercado indiano, podemos esperar também que a Citroën ofereça o Basalt para o Brasil também com uma versão mais simples com motor aspirado. O mais esperado é o motor 1.0 Firefly flex de três cilindros de até 75 cv e 10,7 kgfm de torque, que também opera com uma transmissão automática de cinco velocidades. No início de junho os colegas da Autos Segredos anteciparam que o Basalt teria o motor 1.0 Firefly.

Na Índia o SUV cupê traz esse motor 1.2 aspirado nas variantes mais simples, enquanto outras terão um motor 1.2 turbo de 108 cv e 19,37 kgfm de torque, isso quando com câmbio manual de seis marchas, pois no caso de ter transmissão automática o torque sobe para 20,9 kgfm. Já no Brasil é esperado o 1.0 turbo GSE de até 130 cv e 20,4 kgfm de torque nas configurações mais equipadas, cuja caixa automática é CVT com simulação de sete marchas.

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