Por que o Compass diesel saiu de linha e o Commander não

SUV médio tem maior desempenho comercial no sudeste do brasil, enquanto o irmão maior se destaca em outras regiões
Diego Dias
Por
15.03.2025 às 16:39 • Atualizado em 25.04.2025
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SUV médio tem maior desempenho comercial no sudeste do brasil, enquanto o irmão maior se destaca em outras regiões

O mercado de SUVs é um dos mais disputados no Brasil e já responde por quase metade dos emplacamentos no país, contado com um dinamismo frenético. Prova disso é que o Jeep Commander recebeu o novo motor 2.2 turbodiesel da Ram Rampage e Fiat Toro, mas o Jeep Compass diesel acabou saindo de linha assim que o irmão maior de 7 lugares fez sua estreia. Mas há um motivo para isso.

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Durante o lançamento do Jeep Commander 2.2 turbodiesel, que trocou o antigo 2.0 diesel de 170 cv e 38,7 kgfm de torque por outro 2.2 de 200 cv e 45,9 kgfm, o vice-presidente da Jeep para a América do Sul, Hugo Domingues, revelou as questões por trás da decisão de encerrar as vendas do Compass diesel, que não é produzido na fábrica da Stellantis em Goiana (PE) desde janeiro.

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“No Compass o perfil do consumidor é um pouco distinto. Hoje as vendas do Compass na versão Limited diesel representa apenas 2% das vendas totais. Por que a gente está identificando isso: o Compass hoje ele é vendido muito mais no sudeste, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte; mais em centros urbanos em relação ao Commander, que é mais vendido no norte, nordeste e centro-oeste – [regiões] normalmente onde o consumidor percorre mais distâncias do que no sudeste”, explica o executivo.

Para efeito de comparação, o Jeep Commander Overland diesel tem uma realidade diferente do Compass, pois as vendas dessa versão representam hoje algo entre 15% e 20% do mix. A expectativa da Jeep é que o motor 2.2 turbodiesel possa até aumentar o volume de emplacamentos do SUV de 7 lugares, podendo alcançar aproximadamente 25% do total de vendas.

Dessa forma o Jeep Compass é vendido desde fevereiro somente nas versões 1.3 turbo flex T270, que entrega até 176 cv e 27,5 kgfm, além do propulsor 2.0 turbo a gasolina da família Hurricane, essa com nada menos do que 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. O câmbio é automático de seis marchas nas variantes 1.3 T270, enquanto o Hurricane tem a transmissão automática de nove velocidades.

Com isso, o catálogo do Jeep Compass é formado por nada menos do que sete versões (uma a menos do que antes): Sport T270, Longitude T270, Limited T270, Série S T270, Overland Hurricane, Blackhawk T270 e a esquecida configuração híbrida plug-in Série S 4Xe. Assim, o Compass Limited 2.0 turbodiesel (com a alcunha de TD350) está fora de linha desde o mês passado, embora seja possível encontrar unidades em estoque.

Confira abaixo os preços atuais do Jeep Compass 2025:

  • Compass Sport T270: R$ 186.990
  • Compass Longitude T270: R$ 208.990
  • Compass Limited T270: R$ 227.990
  • Compass Serie S T270: R$ 247.990
  • Compass Overland 2.0T Hurricane: R$ 272.990
  • Compass Blackhawk 2.0T Hurricane: R$ 291.990
  • Compass Série S 4Xe PHEV: R$ 347.300

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