GAC registra SUV à lá Fastback no Brasil que abre portas para cima

SUV cupê com mais de 300 cv terá porte grande e até maior que de um SUV esportivo alemão
Diego Dias
Por
14.03.2025 às 12:25
Compartilhe:
SUV cupê com mais de 300 cv terá porte grande e até maior que de um SUV esportivo alemão

Com operação mais do que confirmada no Brasil, a nova marca chinesa GAC parece que vai trazer inicialmente uma linha de carros elétricos para o país, à exemplo do novo . O modelo com carroceria SUV cupê tal qual o Fiat Fastback deverá ser um dos primeiros a desembarcar por aqui, já que seu consumo foi registrado no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

O novo utilitário chegará como um SUV elétrico por aqui, cujo consumo divulgado é de até 31,8 km/l – não estranhe, pois é apenas uma regra de equivalência que o Inmetro faz para carros elétricos. O que importa mesmo é outro dado importante que foi divulgado, o de autonomia total com uma carga na bateria de 83 kWh, que fica em 362 km, abaixo do ciclo NEDC de 6000 km, bem mais otimista.

Você também pode se interessar por:

Para quem não conhece, o novo GAC Aion Hyptec HT se rata de um SUV cupê com linhas que remetem ao Tesla Model X, incluindo até portas que se abrem para cima – ficando a dúvida se o modelo chegará com essa opção no mercado brasileiro, já que na Indonésia ele conta com duas configurações de portas. O mais impressionante, porém, é o porte desse modelo que chega a nada menos do que 4,93 metros de comprimento, 1,92 m de largura, 1,70 m de altura e 2,93 m de entre-eixos.

Na prática temos um SUV maior até mesmo do que um GWM Haval H6 GT, que já chama a atenção pelo seu porte, e que tem 4,72 m de comprimento, 1,94 m de largura, 1,73 m de altura e 2,73 m de entre-eixos. Ou seja, teremos um SUV cupê grande que se aproxima do porte de nada menos do que um Porsche Cayenne.

Visualmente ele conta com capô bem demarcado e faróis que lembram um pouco os carros da Porsche, mas tem linhas tão limpas quanto o Tesla Model X – trazendo também maçanetas retráteis. A traseira tem um volume mais aparente, além de lanternas horizontais interligadas por uma linha de LED. Por dentro o minimalismo também domina, mas com acabamento que ressalta mais os olhos, além de central multimídia com tela retangular grande.

Vale lembrar que no mercado internacional o GAC Aion Hyptec HT é vendido em duas versões, mas sempre com motor elétrico de 340 cv de potência e 44 kgfm de torque, cuja força é despachada para as rodas traseiras. Segundo dados de fábrica, a aceleração de 0 a 100 km/h do SUV fica em 5,8 segundos, um pouco acima do tempo do Haval H6 GT – que cumpre a mesma prova em 4,8s.

Vale lembrar que o novo Aion Hyptec HT foi um dos carros confirmados pelo presidente da GAC Internacional, Wei Haigang, algo que aconteceu durante o anúncio da marca para cooperação técnica com universidades brasileiras para pesquisa e desenvolvimento de motores flex e híbridos para os veículos da nova marca por aqui.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp