VW T-Cross Highline 2025: testamos o consumo do SUV na cidade e estrada
O Volkswagen T-Cross foi o SUV mais vendido do mercado brasileiro em 2024, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), com 83.990 emplacamentos. A atualização no visual e ganho de equipamentos fizeram bem ao modelo, mas como é a performance do T-Cross quando assunto é consumo na vida real?
Foram mais de 1.200 km rodados com o T-Cross Highline 2025 pelo período de 30 dias. Sempre abastecido com gasolina, o SUV surpreendeu e ofereceu médias interessantes.
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Vale lembrar que a reestilização não alterou os motores oferecidos para o SUV. Continuam o 1.0 TSI 200, que rende até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, e o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque - este último apenas para a versão Highline.
A versão de topo do SUV mais vendido do Brasil também subiu o preço. Nessa configuração “tudo que dá” testada pela Mobiauto, com todos os opcionais, o T-Cross sai por R$ 199.990.
VW T-Cross 2025 – preços e versões
- VW T-Cross Sense – R$ 119.990
- VW T-Cross TSI – R$ 152.490
- VW T-Cross Comfortline – R$ 171.490
- VW T-Cross Highline – R$ 184.490
VW T-Cross Highline 2025 – consumo
A Mobiauto realiza os testes com base no consumo de litros registrado após o abastecimento, sempre no mesmo posto e bomba. Assim, deixamos de lado qualquer imprecisão do computador de bordo ou diferenças na qualidade do combustível.
O consumo declarado pelo Inmetro para o T-Cross Highline é de 8,1 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol e 11,6 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina.
Na cidade, optamos por rodar com o T-Cross nas mais variadas condições de trânsito. Desde um trajeto mais travado até um mais fluído. Assim, a média foi de 9,3 km/l no ciclo urbano.
No ciclo rodoviário, a média atingida foi de 14 km/l. A surpresa maior se deu pelo trabalho silencioso do 1.4 TSI na estrada, mesmo com cinco ocupantes no veículo durante um trajeto de 311 km.
O 1.4 turbo mostrou que é na estrada onde seu desempenho fala mais alto. Além disso, os quatro cilindros fazem o propulsor vibrar menos, enquanto o 200 TSI é um 1.0 com mais vibração por ser três cilindros.
VW T-Cross Highline 2025 – principais rivais
- Hyundai Creta N Line – R$ 182.090
- Chevrolet Tracker – R$ 186.990
- Nissan Kicks Exclusive (pack tech) – R$ 155.990
- Jeep Renegade Wyllis – R$ 185.990
- Honda HR-V Touring – R$ 204.200
VW T-Cross Highline 2025 – ficha técnica
Motor: 1.4, dianteiro, transversal, quatro
cilindros em linha, turbo, flex, injeção direta de combustível
Potência: 150 cv (gasolina/etanol)
Torque: 15,5 kgfm (a 1.500/4000 rpm) (gasolina/etanol)
Câmbio: automático de seis velocidades
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 8,7 e 8,6 segundos (gasolina/etanol)
Velocidade máxima: 200/202 km/h (gasolina/etanol)
Dimensões e dados técnicos: 4,22 metros de comprimento, 1,57 m de altura, 1,97 m de largura e 2,65 m de entre-eixos, 420 litros de porta-malas e 49 litros de tanque de combustível; pneus 205/55 R17; direção elétrica; freios a disco ventilados na dianteira e sólido na traseira; peso em ordem de marcha de 1.305 kg
VW T-Cross Highline 2025 – itens de série
- "ACC" - Controle adaptativo de velocidade e distância
- "AEB"- Frenagem autônoma de emergência
- "Keyless" - sistema de alarme anti-furto com comando remoto
- Airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina)
- Airbags dianteiros com desativação do passageiro (2) e laterais para os ocupantes dianteiros (2)
- Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros
- Alto-falantes (6)
- Antena no teto
- Apoio lombar, manualmente ajustável, para encosto do banco dianteiro esquerdo
- Apoios de cabeça no banco traseiro (3)
- Ar-condicionado digital "Climatronic" com filtro de poeira e pólen
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Banco traseiro com encosto rebatível bi-partido
- Câmera para auxílio em manobras em marcha a ré
- Carregamento de celular por indução
- Cintos de segurança automáticos de três pontos na frente com tensor do cinto e ajuste de altura
- Cintos de segurança traseiros automáticos de três pontos para posições central e laterais
- Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
- Controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR), bloqueio (EDS)
- Descanso de braço dianteiro central com porta-objetos
- Desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro
- Direção elétrica
- Espelho retrovisor interno eletrocrômico
- Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis e rebatíveis com função tilt-down no lado direito
- Faróis com função "Coming & Leaving home "
- Faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada
- Fixação de assento de criança com sistema ISOFIX® e Top tether
- Função ECO
- HHC (Hill Hold Control) - Assistente para partida em subidas
- Iluminação ambiente
- Iluminação da placa de licença em tecnologia LED
- Iluminação no porta-malas
- Indicador de perda de pressão de pneus e sistema de frenagem automática pós-colisão
- Lâmpada na área ara os pés na frente
- Lanternas traseiras em LED
- Logotipo "TSI"
- Luz de neblina traseira unilateral, luz de marcha à ré ambos os lados
- Luzes de leitura dianteira e traseiras
- Luzes indicadoras de direção integradas nos retrovisores
- Manopla da alavanca de câmbio em couro
- Motor a gasolina de 4 cilindros 1.4 l
- Norma de emissão, PL8 BIN 30 fator de conformidade = 2,0//PL8-I
- Pacote acústico padrão
- Painel de instrumentos digital de 10,25"
- Para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro
- Pneus 205/55 R17 de baixa resistência a rolagem
- Rack de teto longitudinal na cor prata
- Reconhecimento de pedestres
- Retrovisores e maçanetas na cor do veículo
- Revestimento da porta e lateral com inserto em tecido e apoia braço em revestimento premium
- Revestimentos dos bancos parcialmente em couro
- Revisão de série - 3 primeiras revisões com gratuidade de mão de obra e de peças de troca obrigatória
- Rodas de liga leve 17"
- Seleção do perfil de condução
- Sensor de chuva
- Sensores de estacionamento dianteiros
- Sistema "Kessy" - acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor
- Sistema "Start & Stop"
- Sistema detector de fadiga do motorista
- Sistema multimídia "VW Play" com tela "semiflutuante" de 10,1" e APP-Connect
- Tapetes adicionais em carpete (4)
- Tomada 12v no console central
- Tomadas USB tipo C dianteira
- Transmissão automática de 6 velocidades
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função "one touch" nos dianteiros
- Volante multifuncional em couro com comandos para troca de marchas "shift-paddles"
- Wired & Wireless App-Connect com antena GPS somente para App-Connect
Os testes de consumo feitos pela Mobiauto são realizados após abastecimento sempre no mesmo posto e bomba de combustível. O resultado é aferido com o cálculo de distância percorrida versus a quantidade de litros abastecido na bomba.
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Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.