Chevrolet Spin: os principais problemas, segundo os donos

Espaço e custo-benefício são destaques positivos da minivan, enquanto problemas crônicos no câmbio automático e no motor puxam os negativos
JP
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22.11.2023 às 09:00
Espaço e custo-benefício são destaques positivos da minivan, enquanto problemas crônicos no câmbio automático e no motor puxam os negativos

A Chevrolet Spin chegou ao Brasil em 2013, como uma minivan de até sete lugares que substituía, ao mesmo tempo, a Zafira e o monovolume Meriva. Atualmente, é classificada pela própria montadora como um “crossover”, apesar de não ter sofrido mudanças tão significativas em seu visual, nem trocado de geração, carroceria ou plataforma.

Com uma década de mercado e apesar de ser querida por muitos, sustentando bons números de vendas no mercado, a Chevrolet Spin passará por um facelift considerável no ano que vem, ganhando novas tecnologias de conectividade e segurança para brigar com o novo Citroën C3 Aircross.

Enquanto a minivan não muda, a que segue atualmente em linha possui fama de um carro espaçoso, robusto e confiável, sendo um queridinho dos taxistas. Ao mesmo tempo, também acumula algumas reclamações por parte dos consumidores, principalmente em relação ao câmbio automático e ao veterano motor 1.8 SPE/4.

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Para quem procura um carro espaçoso de até sete lugares, mas ao mesmo tempo acessível, encontrará na Chevrolet Spin uma alternativa muito atraente contra SUVs com três fileiras de assentos que superam os R$ 200.000.

Em uma comparação rápida com o Caoa Chery Tiggo 8, por exemplo – SUV de sete lugares mais barato do mercado nacional - a Spin 2024 é cerca de R$ 55.000 mais barata. E olha que estamos comparando a versão de entrada de um contra a mais cara da outra: enquanto a Spin 2024 tem preços que partem de R$ 135.240, o valor do novo Tiggo 8 começa em R$ 189.990.

A Chevrolet Spin 2024 possui três versões disponíveis, todas com motor 1.8 8V flex de até 111 cv de potência e torque máximo de 17,7 kgfm, com câmbio automático de seis marchas. São elas:

  • Spin 1.8 LS AT
  • Spin 1.8 LTZ AT
  • Spin 1.8L Premier AT

No mercado de seminovos e usados, a minivan também oferece opção de transmissão manual com seis velocidades. Seu porta-malas tem capacidade de até 710 litros quando a terceira fileira de assentos está rebatida.

Itens de série como câmera de ré e revestimento em couro sintético dos bancos variam conforme a versão. Pensando em comprar uma? Ela tem tudo para ser uma companheira confiável, mas fique atento aos seguintes relatos, coletados e fóruns nas redes sociais e no site Reclame Aqui.

Os principais problemas da Chevrolet Spin, segundo os donos

1.       Câmbio automático 

Proprietários da Chevrolet Spin de diferentes anos-modelos reclamam, com certa recorrência, de defeitos no câmbio automático de seis marchas fornecido pela própria GM. Segundo a maioria dos relatos, os problemas ocorrem com pouco tempo de uso. As principais ocorrências são trancos nas passagens de marcha e problemas nos engates da alavanca.

Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4, Caso 5

2.       Motor

O motor 1.8 de 111 cv da Chevrolet Spin é um dos mais antigos e confiáveis do mercado brasileiro. Com apenas duas válvulas por cilindro, possui também uma das manutenções mais fáceis e baratas.

Ainda assim, não deixa de ser motivo de reclamações por parte dos proprietários, por conta de panes na partida, vazamentos de óleo, virabrequim (eixo que fica na base do motor) danificado e ruídos com pouco tempo de uso.

Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4, Caso 5, Caso 6, Caso 7 , Caso 8

3.       Ar-condicionado

Desde 2023, a Spin conta com ar-condicionado digital dotado de saída para a parte traseira do veículo. No entanto, em versões anteriores, consumidores reclamam de defeitos no sistema de climatização, que afetam o funcionamento correto do ar, ocasionando sua parada.

Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4, Caso 5, Caso 6

Chevrolet Spin – Recalls

 

1.       Caixas de fusíveis

O chamado afeta unidades ano-modelo 2017 e 2018, chassis HB168572 a JB259852, com data de fabricação entre 9 de dezembro de 2016 e 22 de maio de 2018. A GM recomenda inspeção e possível aplicação de isolante adicional de proteção, sob risco de acúmulo de água na região dos terminais de relê.

2.       Bomba de combustível

O chamado afeta unidades ano-modelo 2013 e 2014, chassis a CB100006 a EB204194, produzidos entre 10 de dezembro de 2011 e 29 de outubro de 2013. O motivo é a possibilidade de falha na vedação da porca que fixa a bomba de combustível na parte superior do tanque, podendo resultar em vazamento de combustível.

3.       Mangueira de respiro do tanque de combustível

O chamado afeta unidades ano-modelo 2015, chassis a FB181493 a FB199568, produzidos entre 09 de dezembro de 2014 e 27 de janeiro de 2015. O motivo é a possibilidade de fissura na mangueira do respiro, o que pode resultar em vazamento de combustível.

4.       Filtro do combustível

O chamado afeta unidades ano-modelo 2014, produzidas entre 15 de outubro de 2013 e 15 de dezembro de 2013. O motivo é a possibilidade de desencaixe conformidade na fabricação do filtro, o que pode ocasionar vazamento de combustível próximo ao tanque.

5.       Parafuso de transmissão

O chamado afeta unidades ano-modelo 2015. O motivo é a não conformidade dos parafusos de fixação do coxim lateral esquerdo do conjunto motor/transmissão e transmissão manual, sob risco de perda de sustentação do conjunto motor/transmissão.

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