Chevrolet Spark EUV: 5 truques do SUV elétrico contra o BYD Dolphin
O Chevrolet Spark EUV chegará mesmo em 2025. Depois da aparição na festa de 100 anos da Chevrolet no Brasil, a marca americana confirmou que o SUV elétrico será um dos cinco lançamentos previstos para este ano. Por isso, separamos ao menos cinco truques do modelo que superam o BYD Dolphin.
Porta-malas maior
Em dimensões, é possível notar o porte pequeno do Spark. São 4 metros de comprimento, 2,56 m de entre-eixos, 1,76 m de altura e 1,73 m de altura. Mesmas dimensões do Baojun Yep Plus, como o elétrico é chamado na China.
Apesar do entre-eixos (2,70 m) do Dolphin ser maior, o Spark acomoda mais bagagem com seus 385 litros de porta-malas contra 315 litros do Dolphin.
Você também pode se interessar por:
- Flagra: Chevrolet Spark será vendido no Brasil com truque de Ford Ecosport
- Flagra: Novo Chevrolet Tracker híbrido aparece e terá jeitão de Montana
- Os SUVs que chegarão ao Brasil em 2025
- Chevrolet Spark: rival do Dolphin é SUV elétrico menor e mais fraco que Onix
Mercado consolidado
Diferente do Chevrolet Bolt, o Spark chegará em um mercado brasileiro com o segmento de elétricos compactos já consolidado e números crescentes. Assim, o SUV elétrico já chega com o “terreno asfaltado” e com mais certezas do que dúvida de qual produto o brasileiro necessita entre os elétricos compactos.
Visual
Na prática, o Spark EUV chega para brigar com o BYD Dolphin, que abriu caminho para o sucesso do irmão menor BYD Dolphin Mini. Agora, após inúmeros flagras registrados, a marca divulgou imagens do modelo, inclusive com parte do interior revelado.
Enquanto o Dolphin é um hatch, o Spark chega com um perfil mais alto, afinal, é um SUV. Pois essas três letras que caracterizam o segmento podem significar um ponto a favor na conta do elétrico da Chevrolet.
SUVs estão na preferência nacional, exceto pelo preço dos hatch e sedans compactos, os modelos com uma posição de dirigir mais elevada já teriam dominado quase todo o mercado. O visual de “jipe” do Spark também é bem aceito por aqui.
Rede de lojas
A Chevrolet completou 100 de Brasil em 2025 e um dos pontos favoráveis é que a montadora já tem toda uma rede de lojas e concessionárias espalhada pelo Brasil inteiro. Na hora de vender, essa estrutura ampla faz toda a diferença, assim como a confiança na marca da gravatinha.
Não à toa, tanto BYD como GWM tem divulgado com frequência a abertura de novas concessionárias pelo território nacional. Isso facilita não só a logística, como dá um suporte maior ao cliente no pós-venda, o qual não vai precisar se deslocar muito para resolver algum problema. Parece irrelevante, mas a proximidade da loja física traz consigo mais confiança ao consumidor.
Motor mais potente
Para movimentar o Spark podemos esperar um motor elétrico traseiro com cerca de 102 cv de potência, abastecido por bateria de 41,9 kWh. Já no Dolphin, a versão básica que brigará com o Spark entrega 95 cv, 18,3 kgfm.
Quando o assunto é preço, o Spark não pode fugir muito do que o BYD Dolphin custa, até para chegar competitivo ao mercado brasileiro. Então, espera-se um preço entre R$ 150 mil e R$ 200 mil.
O que mais esperar do Chevrolet Spark?
O Spark foi flagrado pela Mobiauto e uma outra dúvida surgiu por conta da capacidade do Spark. A unidade de teste foi registrada com apenas duas entradas para cinto de segurança na segunda fileira, o que indica que o modelo para apenas quatro lugares, como o Dolphin Mini na sua chegada ao Brasil.
Além das imagens e confirmação da chegada, a Chevrolet não revelou outros detalhes do SUV elétrico. Inclusive, do interior do Spark só foi mostrado a parte do painel.
Vale dizer que o Spark é fruto de uma parceria da General Motors com a chinesa SAIC. Dessa forma, o novo modelo deve ter pequenas alterações como nos logos pelo veículo.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.