Volkswagen Amarok some das lojas; nova geração a caminho?
Há quase um ano, a Volkswagen Amarok estreou o atual visual e os novos equipamentos durante a Festa do Peão de Barretos (SP) de 2024. Contudo, conforme o tempo foi passando, a picape média ainda não teve o seu estoque renovado, o que ocasionou em queda nas vendas. Para ter uma noção desse efeito, em junho de 2025 foram apenas 10 Amarok zero quilômetro foram emplacadas no mercado brasileiro, segundo a Fenabrave Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave).
Você também pode se interessar por:
- Nova VW Amarok imitará estratégia da BYD Shark contra a Hilux
- Nova VW Amarok baseada em picape chinesa chega em 2027 importada da Argentina
- Picape chinesa que servirá de base à nova Amarok é lançada na Argentina
- Volkswagen Amarok seguirá receita da Chevrolet para ser híbrida em 2026
Em contato com alguns concessionários, a reportagem Mobiauto apurou que, além da falta de estoque em seus pontos físicos, a fabricação da picape na Argentina está temporariamente paralisada. Questionada, a assessoria de comunicação da Volkswagen enviou o seguinte comunicado:
“A Volkswagen do Brasil informa que todo o lote de unidades da Nova Amarok V6, destinada ao Brasil, foi integralmente comercializado. Neste momento, os clientes interessados podem realizar o pedido para entrega no segundo semestre na rede de concessionárias Volkswagen em todo o País. Um ícone global da Volkswagen e modelo fundamental na estratégia de negócios da marca no Brasil e em toda a Região América Latina, a Nova Amarok V6 seguirá sendo comercializada normalmente”.
Espera da nova geração?
Com as vendas paralisadas, ainda que temporariamente, muito se fala sobre a nova geração da picape que já foi confirmada para o Brasil em 2027 e que já flagrada em testes na Argentina recentemente.
Divulgação/Maxus
Na mudança que está por vir, a nova Volkswagen Amarok terá um forte influência asiática, uma vez que picape chinesa a Maxus T90, que servirá de base para o modelo da fabricante alemã. A picape está sendo desenvolvida especificamente para a América do Sul em parceria com a marca chinesa SAIC.
Como referência, a Maxus T90 possui as seguintes dimensões: 5,37 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,81 m de altura e 3,15 m de entre-eixos. Números semelhantes aos da atual Amarok.
Divulgação/Volkswagen
Em seu visual, o modelo chinês chama a atenção. Isso se dá principalmente pela grade que ostenta um linhas quadriculadas e faróis em dois níveis. Inclusive, com a confirmação da picape, a Volkswagen publicou um esboço da nova geração, desenhada pelo designer brasileiro José Carlos Pavone, autor de outros modelos, como o Up!, Nivus e, mais recentemente, o SUV compacto Tera.
Por Lucas Frasson
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.