Chevrolet Sail Sedan, o sedan de R$ 50.000 que queríamos no lugar do Classic

Curiosamente, sedan de entrada da GM em outros mercados é maior que o nosso Onix Plus e tem até freios a disco na traseira
Diego Dias
Por
13.11.2023 às 16:00
Curiosamente, sedan de entrada da GM em outros mercados é maior que o nosso Onix Plus e tem até freios a disco na traseira

Fora de linha desde 2016, o Chevrolet Classic deixou saudades por conta da sua proposta de sedan compacto que atendia muito bem as famílias, seja por seu porta-malas grande para seu tamanho ou pela robustez do motor 1.0 família I da GM. Ele até foi substituído à época pelo Prisma, que não obteve o mesmo sucesso por N motivos. Porém, no Chile, temos um sedan barato que cumpriria muito bem essa proposta por aqui: o Chevrolet Sail Sedan 2024.

Fora de linha por alguns meses no mercado chileno em sua antiga geração (com dianteira parecida com a nossa primeira geração do Onix), o Chevrolet Sail Sedan 2024 faz seu retorno em uma embalagem bem mais interessante. Para quem nunca ouviu falar do modelo três-volumes, ele é fruto de um projeto chinês desenvolvido pela joint venture SAIC-GM-Wuling, sendo inclusive importado da China.

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Vale dizer, ainda, que o Chevrolet Sail Sedan é um dos modelos mais populares no Chile, ou seja, acumula bons números de vendas no país andino, sendo comercializado por lá desde 2011. Assim como o Chevrolet Classic (nosso querido sucessor do Corsinha Sedan) atendeu a diversas famílias brasileiras, o Chevrolet Sail Sedan é um dos carros baratos mais procurados pelos chilenos que precisam de mais espaço. Ele também é vendido no México com o nome Aveo. 

Enquanto o Sail Sedan da geração passada tinha traços do Onix/Prisma, o novo trouxe um estilo mais elegante e linhas mais quadradas. A dianteira tem faróis estreitos com formato mais retangular e interligado com a grande, bem como para-choque com tomada de ar menor, assim trazendo um estilo mais clássico do que estávamos acostumados a ver. De perfil, um vinco vai do para-lama dianteiro até a traseira, se ligando às lanternas, que são horizontais e invadem a tampa do porta-malas.

Por dentro, o Sail Sedan conta com linhas mais retas e horizontais, que sem dúvidas destoam do restante da gama da marca, com um design mais arredondado. Uma linha atravessa todo o painel e esconde as saídas de ar, ao melhor estilo Honda Civic de 11ª geração. Além disso, o Sail soma uma central multimídia com tela de 8 polegadas destacada nas versões mais caras.

De porte compacto, o Chevrolet Sail tem 4,49 metros de comprimento, 1,49 m de altura, 1,69 m de largura e 2,55 metros de entre-eixos. Para efeito de comparação, o atual Onix Plus tem, nessa mesma ordem, 4,47 m, 1,47 m, 1,73 m e 2,60 m. O porta-malas do compacto vendido no Chile tem bons 475 litros, pouco maior que o do sedan nacional (469 litros).

Debaixo do capô, o Sail Sedan conta com um motor quatro-cilindros 1.5 naturalmente aspirado a gasolina. Que, segundo a montadora, rende 98 cv de potência e 14,2 kgfm de torque. São duas opções de transissão: manual de seis marchas ou automática tipo CVT. Ele é vendido nas variantes LT e LTZ, esta última com duas opções de câmbio. Chama a atenção que o modelo, apesar e básico, já vem com freios a disco inclusive na traseira, enquanto o Onix Plus por aqui tem freios traseiros a tambor (discos somente dianteiros).

No Chile, o Chevrolet Sail Sedan 2024 é vendido por US$ 9.790, o que em uma conversão direta dá R$ 48.218. É o carro mais barato da Chevrolet no Chile, ficando abaixo da dupla Onix e Onix Plus, que saem por US$ 11.790 (R$ 58.069) cada.

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