Por que truque pode fazer Nissan Kicks ser o SUV mais vendido do Brasil
A Nissan apresentou o novo Kicks nesta semana. A nova geração do SUV usa como base a plataforma CMF-B, mesma do Renault Kardian, e o motor 1.0 turbo flex produzido pela Horse no Brasil, usina que também é usada pelo modelo da marca francesa.
O novo Nissan Kicks conviverá com a geração anterior por aqui. Isso quer dizer que o novo chamará apenas Kicks, e o antigo ficará como Kicks Play, nome usado há alguns meses por aqui, enquanto a montadora japonesa preparava o lançamento do SUV renovado.
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O Kicks Play será vendido no Brasil até o lançamento do novo SUV compacto de entrada da marca, que deve acontecer no início do próximo ano, como Mobiauto já revelou em detalhes.
Até lá, a Nissan terá uma importante ajuda para buscar a ponta de vendas da categoria. Atualmente, a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) se refere as vendas do Kicks Play pela nomenclatura “Kicks”, e isso seguirá acontecendo nos próximos meses até que ele saia de linha.
Mas o “pulo do gato” é que o novo Nissan Kicks também terá as vendas atreladas a essa nomenclatura. Isso quer dizer que, assim como acontece como VW Polo (Polo Track + Polo), como aconteceu com o Creta (Creta primeira geração + Creta segunda geração), Kicks e Kicks Play terão as vendas somadas pela entidade.
Com isso, obviamente o volume de emplacamentos do SUV compacto será maior que o atual. Como referência, o Kicks Play somou até agora, no ano, 19.804 vendas. Dessa forma, a média mensal é de 3.960 unidades vendidas.
Atualmente o T-Cross é o SUV mais vendido do nosso mercado. Com 35.903 unidades vendidas no ano, o modelo tem média mensal de 7.180 emplacamentos. Ou seja, seguindo a lógica da soma de vendas dos Kicks, a nova geração precisará somar apenas 3.220 vendas mensalmente para empatar com o modelo da fabricante alemã na liderança de vendas da categoria.
Claro que o embate não é simples. E o Kicks ainda tem de concorrer com Honda HR-V, Hyundai Creta e os demais modelos do segmento, que é bem competitivo. Mas a missão de 3.220 unidades vendidas é bem alcançável, tanto que faria o SUV ficar apenas em 11º lugar entre os mais vendidos – desempenho parecido com o de BYD Song Plus, que tem preço mais elevado.
A primeira colocação de vendas dos SUVs será um importante marco para a fabricante japonesa, que é assombrada por uma crise mundial, e pode fazê-la recuperar representatividade no mercado nacional – um primeiro passo para dar adeus a tal crise.
E o novo Nissan Kicks tem virtudes para alcançar as poucas mais de 3 mil unidades ao mês. Ainda que o preço não seja competitivo, o SUV vem com completo pacote de itens de série, motor valente e econômico e espaço interno de modelos de categorias superiores.
Por Renan Bandeira
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.