Chevrolet deu (sem querer) uma tacada de mestre contra concorrentes em 2025

Marca americana deu aos seus principais carros um novo sistema de injeção de combustível
Renan Bandeira
Por
14.01.2025 às 13:49 • Atualizado em 25.04.2025
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Marca americana deu aos seus principais carros um novo sistema de injeção de combustível

Foi em 2019 que uma nova família de carros nascia na Chevrolet para o Brasil. A base usada é a GEM, que deu vida primeiro aos Onix e Onix Plus e que, logo depois, foi a arquitetura selecionada para produção do Tracker de terceira geração e da nova Montana. 

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A estrutura usada para produção desses carros também é usada no mercado chinês e tem arquitetura que mira o custo-benefício. E não só ela, afinal, os motores 1.0 e 1.2 turbo flex seguiram a mesma premissa, e é justamente sobre essas usinas que falaremos hoje. 

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Quando em 2019 a marca lança a família Onix no mercado, além da nova geração, uma grande mudança foi a troca do motor 1.4 aspirado flex pelo propulsor 1.0 turbo flex de 116 cv de potência e até 16,8 kgfm de torque. 

Um motor de três cilindros, sobrealimentado, que foi resposta aos concorrentes Hyundai HB20 e VW Polo na época. 

No entanto, o sistema de injeção de combustível para o motor era um pouco controverso. Afinal, diferente do Polo com injeção direta, os Onix tinham sistema de pré-aquecimento do etanol ou gasolina por meio de um tubo metálico antes de chegar à câmara de combustão. 

Embora o sistema nunca tenha afetado o consumo do veículo, que é um de seus pilares, sentia-se a falta de uma resposta mais rápida do motor em acelerações e retomadas e quem sabe até mais potência e torque - visto que o Polo rendia até 128 cv e 20,4 kgfm.  

E dificultava ainda mais a vida do Tracker, já que o mercado de SUVs entrega números ainda mais altos. Os rivais da VW mantinham os números do Polo, enquanto Creta oferece quase o mesmo volume de potência e torque, mas Jeep Renegade, por exemplo, destoava com seus 185 cv e 27,5 kgfm. 

E nenhuma mudança foi feita no motor, que continuou como no lançamento até o dim de 2024. Tanto que o 1.2 turbo flex, também três-cilindros, tem a mesma concepção de injeção de combustível - lembrando que este aqui é o responsável por mover a versão de topo do Tracker e todas as configurações da Montana. 

Vale lembrar que o motor em questão rendia até 133 cv de potência e 21,4 kgfm. 

Porém, a virada para o ano de 2025 também foi uma “virada” para Chevrolet Onix, Tracker e Montana também. Com novas regras de emissão, ainda mais rígidas, do Proconve, as marcas tiveram de mexer nos seus projetos. 

A Volkswagen, por exemplo, atrasou a resposta do pedal de seus modelos turbinados para reduzir emissões. A Fiat tornou Pulse e Fastback 1.0 turbo flex híbridos leves para segurar o volume de poluentes - aplicação que vai se espalhar por outros modelos do grupo que usam mesma motorização.   

E Jeep e Fiat reduziram potência do motor 1.3 turbo flex, que antes tinha 185 cv e agora terá 176 cv.  

E a Chevrolet? Aplicou a tal injeção direta de combustível que havia deixado de lado cerca de cinco anos antes para tornar os carros mais amigos do ambiente. 

Porém o resultado foi melhor que o esperado. Afinal, indo contrária a “regra”, o modelo não perdeu potência, nem torque - pelo contrário. Além disso, tornou seus carros mais econômicos em algumas circunstâncias e até mais rápidos. 

Para ter uma ideia, esses são os novos números dos motores turbinados vendidos pela Chevrolet no Brasil: 

  • 1.0 turbo flex: 117 cv (G) e 121 cv (E) / 18,3 kgfm (G) e 18,9 kgfm (E). 
  • 1.2 turbo flex: 139 cv (G) e 141 cv (E) / 22,4 kgfm (G) e 22,9 kgfm (E) 

Você pode conferir as diferenças de consumo e desempenho do Chevrolet Onix aqui neste outro artigo, enquanto os novos números de Tracker e Montana estão aqui. 

No fim, ter “remado contramaré” no projeto dos motores no lançamento da família Onix fez a Chevrolet ter oportunidade de tentar virar o jogo em 2025 e dar uma tacada de mestre contra seus concorrentes. E foi o que aconteceu, afinal, enquanto alguns concorrentes perderam potência ou ficaram mais lentos, a marca conseguiu extrair melhores números de suas usinas. 

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