Chevrolet convoca recall do elétrico Bolt por risco de incêndio

Em situações extremas, monovolume elétrico pode pegar fogo durante carregamento, quando já atingiu mais de 90% da carga total
Camila Torres
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02.09.2021 às 10:17
Em situações extremas, monovolume elétrico pode pegar fogo durante carregamento, quando já atingiu mais de 90% da carga total

Por risco de pegar fogo durante carregamento, quando está próximo de atingir a carga total, a Chevrolet convoca recall da bateria de alta voltagem do elétrico Bolt. Por coincidência, neste mesmo mês será apresentada a reestilização do monovolume eletrificado no Brasil. Trata-se do primeiro de quatro lançamentos previstos para o último quadrimestre de 2021

O Bolt é importado dos EUA para o Brasil desde 2019. No mercado americano, ele passa pelo segundo recall. O primeiro foi para reparar unidades produzidas entre 2017 e 2019, o que quer dizer que as que vieram para o Brasil foram fabricadas depois. 

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Mas as falhas não foram sanadas por completo, tanto que em julho deste ano a GM (dona da marca Chevrolet) aconselhou os proprietários do elétrico a carregarem o modelo em lugares abertos e com maior frequência, evitando deixá-lo com autonomia abaixo de 133 km, o que equivale a aproximadamente 35% da autonomia. 

Sem saída, a fabricante precisou convocar o segundo recall, desta vez de 73.018 unidades nos EUA. No Brasil, o número é muito menos expressivo, apenas 235 unidades, todas fabricadas entre 2019 e 2020. 

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Onde, quando e o que será feito no recall do Chevrolet Bolt?

Proprietários do Chevrolet Bolt com número de chassi de L4100194 a L4125710 estão convocados a comparecer de imediato a uma das concessionárias ou oficinas autorizadas da marca.

De acordo com a fabricante, “casos onde o veículo, durante o carregamento, tenha a bateria carregada com capacidade total ou muito próximo da capacidade total, a não conformidade pode gerar risco de incêndio, com possibilidade de danos materiais, lesões físicas graves ou até mesmo fatais”.

O recall será realizado em duas fases. Na primeira, será feito apenas um ajuste na configuração da bateria, limitando a recarga a 90% da capacidade. O tempo estimado de serviço é de 30 minutos. 

A segunda fase, mais complexa, prevê a troca da bateria. Os detalhes desse procedimento ainda não foram divulgados. Mais informações estão disponíveis pelo telefone 0800 702 4200, ou pelo site oficial da marca.

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