Chefão da Stellantis confirma: Ram terá picape produzida no Brasil

Projeto 291 deve ganhar vida entre o fim de 2023 e começo de 2024, e ser uma “Toro gigante” com plataforma monobloco esticada
LF
Por
19.08.2022 às 11:01
Projeto 291 deve ganhar vida entre o fim de 2023 e começo de 2024, e ser uma “Toro gigante” com plataforma monobloco esticada

A Stellantis está mesmo preparando uma picape com produção nacional. A confirmação foi feita por ninguém menos que o presidente da empresa na América do Sul, Antonio Filosa, de acordo com o site Auto Data. A chegada deve acontecer entre o fim de 2023 e começo de 2024.

Segundo a publicação, Filosa foi questionado em um evento de negócios da indústria automotiva sobre se o Brasil estaria perto de ver a produção local de uma picape da marca Ram, mais especificamente em Goiana (PE). Filosa respondeu afirmativamente.

Anuncie seu carro na Mobiauto

“Sim, muito perto. Só não posso dizer onde, mas muito perto”, comentou o executivo, sem confirmar o local de produção. “Localizaremos a marca e os produtos. Será uma aventura fantástica. Espero que tão boa quanto a Jeep, ou até melhor, acredito”, acrescentou.

Filosa não entrou em detalhes sobre o futuro produto nacional da Ram, mas o amigo Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos, vem desde março de 2021 publicando sobre o chamado projeto 291, que prevê uma picape média cabine dupla para concorrer com as versões de topo de Toyota Hilux e cia.

Leia também: Avaliação: Ram 1500 é picape brutamontes que te trata com gentileza

Projeto 291 deve ganhar vida entre o fim de 2023 e começo de 2024, e ser uma “Toro gigante” com plataforma monobloco esticada

Uma Toro gigante

Chamada informalmente de “Ram 1200”, em alusão a seu porte intermediário entre a Fiat Toro (vendida como Ram 1000 em outros mercados) e a Ram 1500, a futura picape nacional tem como grande surpresa o fato de que deve usar a estrutura monobloco da própria Toro, em vez de uma carroceria sobre chassi de longarina, como outras picapes médias. 

O próprio Autos Segredos flagrou há alguns dias uma mula do modelo, utilizando carroceria da Toro, porém com freios traseiros a disco e suspensões substancialmente elevadas. Ao lado dela constava um Toyota SW4, SUV da Hilux, indicando que se tratava de um teste comparativo. Sua plataforma, portanto, será a Small Wide.

Segundo a Quatro Rodas, o projeto 291 terá entre-eixos e carroceria alongada em relação à Toro, além de bitolas maiores. A caçamba contará com abertura em tampas laterais bipartidas, como as da Toro e as da Ram 1500, e compartimentos de carga fechados nos para-lamas traseiros, o chamado Ram Box.

Leia também: Ram 3500 exagera no porte, na força e no luxo a R$ 500.000

Os motores serão 2.0 turbo a gasolina (ou flex), de 274 cv e 40,8 kgfm, da família GME, ou 2.2 MultiJet turbodiesel de 200 cv e 45 kgfm. As duas opções devem trazer câmbio automático de nove marchas da ZF (já usado por Toro e por todos os Jeep nacionais 4x4), tração nas quatro rodas e sistema híbrido leve de 48 Volts para aprimorar o consumo de combustível.

Com a provável “Ram 1200”, a Stellantis preencherá outra lacuna de mercado, fazendo sua marca de picapes ter presença cada vez mais forte no país. Antes dela, a marca lançará por aqui a Classic, que nada mais é do que uma Ram 1500 de geração antiga, vendida a preço mais acessível. Acima dela seguirão a 1500 Rebel, a 2500 e a gigante 3500.

Projeções: Kleber Silva/@kdesignag

Você também pode se interessar por:

Jeep Gladiator, a picape em que até as caixas de som são portáteis
Toyota Hilux será híbrida no Brasil, mas na Austrália já virou elétrica
Volkswagen vacila e picape da Kombi elétrica vaza na internet
Avaliação: Nissan Frontier Attack 2023 corta mimos e custa R$ 50.000 a menos 

Comentários