Carro beberrão ou combustível adulterado? Este teste te ajudará a descobrir

O combustível não rende de jeito nenhum e você não sabe se o problema é posto, o carro ou o seu pé? Existe uma forma muito simples de descobrir
Camila Torres
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06.12.2022 às 13:26
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 O combustível não rende de jeito nenhum e você não sabe se o problema é posto, o carro ou o seu pé? Existe uma forma muito simples de descobrir

Quem nunca desconfiou se estava abastecendo com combustível adulterado ou se questionou seu carro estava gastando mais do que deveria aperte a primeira buzina. O trocadilho foi um pouco ruim, mas a dúvida é das mais comuns. Essa matéria é contribuição para os leitores que assim como eu, detestam gastar dinheiro abastecendo. 

O consumo do seu carro aumentou nos últimos tempos? Calma, antes de mandá-lo para a revisão, existe um jeito bem simples para descobrir se o problema está nele ou se, na verdade, o combustível é que não é de boa procedência. 

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A primeira coisa que você deve fazer é encher o tanque e zerar a Trip antes de sair do posto combustível. Depois é só rodar com o carro normalmente até entrar na reserva. Quando o carro entrar na reserva, confira quantos quilômetros foram rodados com o carro com um tanque e compare o consumo com o indicado pelo Inmetro.

Para fazer uma conta precisa, você deve saber qual a capacidade do tanque do seu carro. Por padrão, a luz de reserva acende quando o tanque está abaixo da margem de 10%. Sendo assim, se um tanque tem 50 litros, a luz irá atender quando estiver com apenas 5 litros. Se você rodou 400 quilômetros até entrar na reserva, quer que o seu carro fez 10 km/litro. 

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Se isso é muito ou pouco para o modelo do seu carro, só comparando com a tabela do Inmetro para saber. E então, se o consumo estiver muito abaixo do programa de etiquetagem, repita o teste abastecendo em um outro posto. Lembre-se sempre de abastecer em estabelecimentos com bandeira.

Anote quantos quilômetros fez da última vez, encha o tanque e zere a Trip novamente. É só repetir o processo. Obviamente, o teste só tem validade se os trajetos forem similares. Se os 400 km anteriores foram rodados dentro da cidade, para ir de casa ao trabalho, nada de tentar comparar com outros 400 km rodados em rodovia.

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Depois, compare os números. O consumo melhorou significativamente? Isso quer dizer que o problema era o combustível. O consumo continua muito abaixo do esperado? Neste caso existem duas possibilidades.

A primeira é você ter um pé muito pesado e não ter um estilo de direção econômico, aqui vale uma auto análise. A segunda opção é de fato o carro estar com algum problema e aí o indicado é levá-lo a concessionária ou oficina de confiança para uma revisão. 

A parte mais legal dessa tática é que você pode adotá-la como padrão sempre que abastecer. Assim, consegue sempre comparar o rendimento de combustível de um posto para o outro, até ir trabalhando uma condução mais econômica.

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