Renault Niagara: o que o Boreal adianta da picape que chega em 2026
A Renault Niagara será a próxima picape intermediária da marca no Brasil. O modelo foi revelado em forma de conceito no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo e, após a chegada do Boreal, já apresenta algumas similaridades com o SUV, que podemos esperar na nova rival da Fiat Toro.
Não coincidentemente, algumas dessas informações fazem com que a Niagara ganhe um gral de parentesco muito forte com Renault Boreal, lançado esse ano no Brasil.
Você também pode se interessar por:
- Nova Era: Renault reforça novo posicionamento com Koleos e Niagara em 2026
- Renault Geely anuncia investimento de R$ 3,8 bilhões para a fabricação de novos modelos
- Renault Koleos é híbrido como Corolla Cross e será próximo lançamento da marca
- Renault Boreal: 10 coisas do novo SUV que o Duster sempre sonhou em ter
Nova era da Renault
A primeira semelhança entre os modelos está no plano da marca para o Brasil. Tanto o Boreal quanto a Niagara faz parte de uma nova era da marca que se iniciou com o Renault Kardian.
Lucas Frasson/Mobiauto
A partir do lançamento do SUV compacto, a Renault começou a focar em projetos mais modernos no país, que consequentemente resulta em produtos com o ticket médio mais caro. Além de Kardian, Boreal e Niagara, o Koleos é mais um dessa linhagem e será lançado antes da picape, no primeiro semestre de 2026.
Plataforma
A Renault Niagara será uma picape monobloco, onde a carroceria e o chassi são integrados. Esse tipo de base já é encontrado em modelos como Fiat Toro, Ram Rampage e Ford Maverick.
Sua plataforma será a RGMP (Renault Global Modular Platform), a mesma de Renault Boreal e Kardian. Visando o mercado de picapes, a fabricante francesa já informou que a base tem suporte para tração integral, mesmo que isso não seja encontrado nos irmãos já à venda.
Motor
Lucas Frasson/Mobiauto
Apesar de não estar confirmado, outro item da Renault Niagara que deverá ser derivado do Renault Boreal é sua motorização. A picape deverá utilizar o propulsor 1.3 turbo, desenvolvido pela Horse que rende até 163 cv de potência e 27,5 kgfm de torque.
Visual parecido
Lucas Frasson/Mobiauto
Apesar da Niagara não passar de um conceito, o desenho prévio da picape já indica alguma semelhança entre ela e o Boreal. Isso acontece principalmente nos faróis e lanternas. Em ambos os casos, os faróis são afilados enquanto as lanternas são estreitas. Uma diferença está que nessa última, na Niagara há uma faixa que interliga as luzes, o que não é encontrado no Boreal
Lucas Frasson/Mobiauto
Esse tipo de estratégia, é conhecida como “family face”. Onde é possível encontrar diversos modelos da mesma fabricante com o mesmo rosto ou detalhes bem parecidos. No Brasil, marcas muito conhecidas por essa estratégia são Volkswagen e BYD.
Por Lucas Frasson
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.
