Comece 2026 de carro novo. Encontre seu próximo veículo aqui.

Nova picape da Toyota com porte de Fiat Toro terá versão híbrida flex

Marca japonesa vai ampliar seu portfólio e terá uma picape menor que a Hilux; veja quando chega
Por
25.11.2025 às 12:02 • Atualizado em 26.11.2025
Compartilhe:

Picape do Corolla, é assim que a nova representante da Toyota nos modelos com caçamba está sendo chamada. Agora, outra novidade pode ser confirmada, ao menos uma das versões da picape será híbrida plena flex, como Corolla e Corolla Cross.

A informação foi confirmada pela própria marca durante evento de lançamento do Yaris Cross. O presidente da Toyota Brasil, Evandro Maggio, revelou: “Nossa estratégia é sempre quando lançar um veículo ter uma versão híbrida flex full”

Você também pode se interessar por:

Sendo assim, a picape menor com porte de Fiat Toro já chegará com uma versão híbrida. Nos sistemas híbridos flex full, a marca compreende a combinação do motor a combustão com um ou mais motores elétricos que atuem como propulsores de fato. Diferente do que vemos nos híbridos leve, nos quais o motor elétrico e bateria são menores, além da atuação ficar restrita ao auxílio do motor movido a combustível, como em Fiat Fastback e Pulse, e mais recentemente em Peugeot 208 e 2008.

A picape será monobloco, ou seja, não terá uma estrutura cabine sobre chassi como na Hilux. Em vez disso, a vantagem de uma só estrutura é o conforto e sem o “sacolejar”, bom para a cidade, mas ruim para o fora de estrada.

Mesma base do Corolla

Projeção/Lucas Frasson

Projeção/Lucas Frasson

A plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture) é modular. Isso permite que marca japonesa trabalhe em um projeto para a picape que deve ficar em torno de 5 metros de comprimento e cerca de 3 m de entre-eixos.A Toro tem 4,99 m de comprimento e 2,99 de entre-eixos.

Motor inédito

Para mover a picape híbrida flex, no entanto, a previsão não é combinar o motor 1.8 aspirado com motor elétrico como nos hibridos pleno Corolla Cross e Corolla. Até porque o SUV e sedan devem receber uma atualização e salta para o 2.0 HEV flex da nova geração do Prius, um salto de 122 cv para 150 cv combinada.

Enquanto isso, a expectativa é que a picape possa estrear o projeto PHEV-FFV, feito para veículos híbrido plugin flex. Vale lembrar que o RAV4 é híbrido plug-in, mas somente a gasolina, com um 2.5 aspirado e outros dois elétricos, bateria de 18,1 kWh, que entregam 236 cv de potência.

Projeção/Lucas Frasson

Projeção/Lucas Frasson

É exatamente o SUV que é usado como testes para motorização híbrida plug-in flex. Com isso, a picape vai precisar de um trem de força mais robusto, que pode ser tanto o 2.0 HEV da nova geração do Prius com o híbrido plug-in, que necessita de recarga externa, nas versões mais caras com tração 4x4.

Prevista para 2027, a picape faz parte do ciclo de investimentos da montadora no Brasil de 11 bilhões até 2030.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Por

Repórter

Compartilhe este artigo:

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.