Avaliação Kia Cerato 2020 – Traços de Stinger com motor de Sportage
A apresentação do Kia Cerato 2020 foi realizada nessa última segunda-feira, em Indaiatuba, São Paulo. O sedan médio chega com motor mais forte, mas permanece aspirado. O motor Nu 2.0 pode ser considerado ultrapassado, comparando os concorrentes diretos como Honda Civic, Toyota Corolla, Volkswagen Jetta, Chevrolet Cruise, que já oferecem motores turbo. Por outro lado, o sedan médio oferece preços competitivos frente aos rivais, uma vez que a versão mais completa do Kia Cerato está mais em conta do que a versão intermediária da concorrência.
A quarta geração do sedan médio foi mostrada pela primeira vez no Salão de Detroit de 2018 e chega ao Brasil este ano em duas versões a EX e SX. A EX é a versão de entrada e está custando R$ 94.990,00, e a SX, a topo de linha, está custando R$ 104.990,00. O modelo vem para o Brasil por meio de importação do México. Segundo o presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini, 1150 unidades vão estar disponíveis a venda até final deste ano.
Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe
Design
O novo Cerato traz detalhes inspirados no Kia Stinger, modelo esportivo e mais caro da marca coreana. A grade frontal com o desenho nariz de tigre foi redesenhada. A saída de escapamento cromada e as pedaleiras semelhantes às de carros de corrida são traços de esportividade. O capô alongado, também lembra bastante o Stinger. Na verdade, o carro cresceu 8 centímetros de comprimento e está 2 centímetros mais largo, em relação a geração anterior.
Os faróis não são full Led em nenhuma das versões. Apenas o DRL, a luz diurna, que é de LED. A grande frontal inferior está maior e vem com um aerofólio, que remete à pegada esportiva do modelo. As rodas possuem aro 16 polegadas nas duas versões. Não oferece aro de tamanho maior, o que pode ser visto como um ponto de atenção para a marca. Por outro lado, a traseira se destaca pelo novo desenho das lanternas, que são interligadas e de LED.
Leia também: Avaliação Volkswagen Jetta GLi
Espaço
O entre-eixos do novo Kia Cerato é 2,70 metros. A mesma medida da geração passada e a medida do entre-eixos do Honda Civic e do Toyota Corolla. O espaço interno é generoso. Quem senta atrás, segue viagem de forma confortável. O passageiro que vai na lateral vai ter espaço suficiente para acomodar as pernas de forma confortável e o ocupante do meio não vai se incomodar tanto com o túnel central, pois é baixo, uns 3 dedos de altura apenas.
O banco traseiro possui encosto de braço com dois porta-copos e duas saídas de ar condicionado, porém não tem entrada USB nem tomada 12 volts para os passageiros que vão atrás. Já o porta-malas cresceu quase 100 litros. Está com 520 litros de capacidade. A geração anterior do modelo possuía 421 litros. Esse novo volume supera Toyota Corolla, Volkswagen Jetta, Ford Fusion e Chevrolet Cruze.
Conectividade e Conforto
Na parte de conectividade, o novo Kia Cerato possui central multimídia, com tela flutuante de 8 polegadas, sensível ao toque, com possibilidade de espalhamento de smartphone através de Apple Car Play e Android Auto. Possui conexão Bluetooth e comando de voz. Vem duas entradas USB e uma tomada 12 volts no console central e outra entrada USB dentro do porta-objetos.
Já no item conforto, o ar-condicionado é de duas zonas, somente na versão topo de linha. Além de oferecer sistema de aquecimento dos bancos dianteiros com 3 níveis de temperatura. Os bancos são de couro somente na versão SX. Ficou devendo teto solar, que não está presente nem na versão mais completa.
Dirigibilidade
A dirigibilidade do novo Kia Cerato foi testada no autódromo Capuava Racing em Indaiatuba, São Paulo, no dia seguinte da apresentação do carro à imprensa. Para ligar o carro, basta apertar o botão Start Stop, item exclusivo da versão SX. Porém, o motor não vem com a tecnologia Start Stop. Vale lembrar que através dela, o carro desliga automaticamente em determinadas situações para economizar combustível e reduzir a emissão de gases poluentes.
O motor agora é o Nu 2.0 aspirado flex, 16 válvulas, o mesmo motor do Kia Sportage. A geração anterior do Cerato tinha motor 1.6. Com o novo motor, o sedan desenvolve potência máxima de 167 cavalos. No antigo motor, a potência máxima era de 128 cavalos. Já o torque máximo do novo Cerato é de 20,6 quilograma força metro. Na pista, foi possível pisar mais fundo no acelerador, e perceber que o carro entrega um desempenho eficiente, condizente ao motor mais forte 2.0, porém não estava tão acertado com o tempo das trocas de marchas, logo as retomadas eram mais lentas. Já a resposta da direção era rápida e precisa, fato notado durante as curvas.
Você pode alterar a condução através da função Drive Mode que oferece 4 modos de condução: a Smart que adequa a condução de acordo com o estilo do motorista; a Eco que prioriza a economia de combustível; a Sport que deixa o motor mais agressivo e só funciona quando joga a alavanca de câmbio para a esquerda, fazendo a troca de marchas manual, e o modo Confort que é um meio termo entre o Eco e o Smart.
O Drive Mode é ativado por meio de um botão no console central. O barulho do motor invade a cabine do motorista consideravelmente, mesmo no modo Eco, que exige menos do motor. A transmissão é automática de 6 velocidades. Na versão topo de linha, as trocas manuais podem ser feitas pelos paddle shifts atrás do volante. E sobre consumo de combustível, a média cidade/estrada é de 9,9 km/l na gasolina, e 7,8 km/l no etanol. Recebeu nota C do Inmetro na classificação geral e na categoria.
Segurança e Kia Way
De segurança, a grande novidade é o controle de estabilidade e tração, que não tinha na geração anterior, agora está presente nas duas versões. O recurso ajuda o carro a se manter na trajetória. Vem ainda com assistente de partida em rampa e câmera de ré. O novo modelo conta com 6 airbags, cintos de 3 pontos, 3 encostos de cabeça com regulagem de altura e Isofix. O modelo possui garantia de cinco anos ou 100 mil quilômetros rodados e estreia o Kia Way, que é o programa de recompra, após a 23ª parcela. Nesse plano, a Kia garante o preço de 85% da tabela fipe. O novo Kia Cerato começa a ser vendido a partir de outubro deste ano.
Talvez você se interesse:
Honda Civic 2020: veja o que mudou e tudo sobre a nova versão
Avaliação Kia Cerato 2020 – Traços de Stinger com motor de Sportage
Avaliação Volkswagen Jetta GLi
Avaliação Volkswagen Virtus
10 Novidades do Toyota Corolla 2020
Por Mayara Sauer
Foi redatora da Revista Mobiauto no início do projeto do blog, que hoje figura entre os mais lidos do mercado.