Avaliação Kia Cerato 2020 – Traços de Stinger com motor de Sportage

O novo Kia Cerato chega com motor mais forte e promete competir de igual para igual com os sedans japoneses.
Mayara Sauer
Por
25.09.2019 às 18:00 • Atualizado em 07.11.2019
O novo Kia Cerato chega com motor mais forte e promete competir de igual para igual com os sedans japoneses.

 A apresentação do Kia Cerato 2020 foi realizada nessa última segunda-feira, em Indaiatuba, São Paulo. O sedan médio chega com motor mais forte, mas permanece aspirado. O motor Nu 2.0 pode ser considerado ultrapassado, comparando os concorrentes diretos como Honda Civic, Toyota Corolla, Volkswagen Jetta, Chevrolet Cruise, que já oferecem motores turbo. Por outro lado, o sedan médio oferece preços competitivos frente aos rivais, uma vez que a versão mais completa do Kia Cerato está mais em conta do que a versão intermediária da concorrência. 

 A quarta geração do sedan médio foi mostrada pela primeira vez no Salão de Detroit de 2018 e chega ao Brasil este ano em duas versões a EX e SX. A EX é a versão de entrada e está custando R$ 94.990,00, e a SX, a topo de linha, está custando R$ 104.990,00.  O modelo vem para o Brasil por meio de importação do México. Segundo o presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini, 1150 unidades vão estar disponíveis a venda até final deste ano.  

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Design 

O novo Cerato traz detalhes inspirados no Kia Stinger, modelo esportivo e mais caro da marca coreana. A grade frontal com o desenho nariz de tigre foi redesenhada. A saída de escapamento cromada e as pedaleiras semelhantes às de carros de corrida são traços de esportividade. O capô alongado, também lembra bastante o Stinger. Na verdade, o  carro cresceu 8 centímetros de comprimento e está 2 centímetros mais largo, em relação a geração anterior. 

Os faróis não são full Led em nenhuma das versões. Apenas o DRL, a luz diurna, que é de LED. A grande frontal inferior está maior e vem com um aerofólio, que remete à pegada esportiva do modelo. As rodas possuem aro 16 polegadas nas duas versões. Não oferece aro de tamanho maior, o que pode ser visto como um ponto de atenção para a marca.  Por outro lado, a traseira se destaca pelo novo desenho das lanternas, que são interligadas e de LED. 

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Espaço

O entre-eixos do novo Kia Cerato é 2,70 metros. A mesma medida da geração passada e a medida do entre-eixos do Honda Civic e do Toyota Corolla. O espaço interno é generoso. Quem senta atrás, segue viagem de forma confortável. O passageiro que vai na lateral vai ter espaço suficiente para acomodar as pernas de forma confortável e o ocupante do meio não vai se incomodar tanto com o túnel central, pois é baixo, uns 3 dedos de altura apenas. 

O preço da versão topo de linha do novo Kia Cerato equivale aos preços da versão intermediária dos concorrentes.

O banco traseiro possui encosto de braço com dois porta-copos e duas saídas de ar condicionado, porém não tem entrada USB nem tomada 12 volts para os passageiros que vão atrás.  Já o porta-malas cresceu quase 100 litros. Está com 520 litros de capacidade. A geração anterior do modelo possuía 421 litros. Esse novo volume supera Toyota Corolla, Volkswagen Jetta, Ford Fusion e Chevrolet Cruze. 

Conectividade e Conforto

Na parte de conectividade, o novo Kia Cerato possui central multimídia, com tela flutuante de 8 polegadas, sensível ao toque, com possibilidade de espalhamento de smartphone através de Apple Car Play e Android Auto. Possui conexão Bluetooth e comando de voz. Vem duas entradas USB e uma tomada 12 volts no console central e outra entrada USB dentro do porta-objetos. 

O preço da versão topo de linha do novo Kia Cerato equivale aos preços da versão intermediária dos concorrentes.

Já no item conforto, o ar-condicionado é de duas zonas, somente na versão topo de linha. Além de oferecer sistema de aquecimento dos bancos dianteiros com 3 níveis de temperatura. Os bancos são de couro somente na versão SX. Ficou devendo teto solar, que não está presente nem na versão mais completa. 

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Dirigibilidade

A dirigibilidade do novo Kia Cerato foi testada no autódromo Capuava Racing em Indaiatuba, São Paulo, no dia seguinte da apresentação do carro à imprensa. Para ligar o carro, basta apertar o botão Start Stop, item exclusivo da versão SX. Porém, o motor não vem com a tecnologia Start Stop. Vale lembrar que através dela, o carro desliga automaticamente em determinadas situações para economizar combustível e reduzir a emissão de gases poluentes. 

O motor agora é o Nu 2.0 aspirado flex, 16 válvulas, o mesmo motor do Kia Sportage.  A geração anterior do Cerato tinha motor 1.6. Com o novo motor, o sedan desenvolve potência máxima de 167 cavalos. No antigo motor, a potência máxima era de 128 cavalos. Já o torque máximo do novo Cerato é de 20,6 quilograma força metro. Na pista, foi possível pisar mais fundo no acelerador, e perceber que o carro entrega um desempenho eficiente, condizente ao motor mais forte 2.0, porém não estava tão acertado com o tempo das trocas de marchas, logo as retomadas eram mais lentas. Já a resposta da direção era rápida e precisa, fato notado durante as curvas.

O preço da versão topo de linha do novo Kia Cerato equivale aos preços da versão intermediária dos concorrentes.

Você pode alterar a condução através da função Drive Mode que oferece 4 modos de condução: a Smart que adequa a condução de acordo com o estilo do motorista; a Eco que prioriza a economia de combustível; a Sport que deixa o motor mais agressivo e só funciona quando joga a alavanca de câmbio para a esquerda, fazendo a troca de marchas  manual, e o modo Confort que é um meio termo entre o Eco e o Smart. 

O Drive Mode é ativado por meio de um botão no console central. O barulho do motor invade a cabine do motorista consideravelmente, mesmo no modo Eco, que exige menos do motor. A transmissão é automática de 6 velocidades. Na versão topo de linha, as trocas manuais podem ser feitas pelos paddle shifts atrás do volante. E sobre consumo de combustível, a média cidade/estrada é de 9,9 km/l na gasolina, e 7,8 km/l no etanol. Recebeu nota C do Inmetro na classificação geral e na categoria.  

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Segurança e Kia Way

De segurança, a grande novidade é o controle de estabilidade e tração, que não tinha na geração anterior, agora está presente nas duas versões. O recurso ajuda o carro a se manter na trajetória. Vem ainda com assistente de partida em rampa e câmera de ré.  O novo modelo conta com 6 airbags, cintos de 3 pontos, 3 encostos de cabeça com regulagem de altura e Isofix.   O modelo possui garantia de cinco anos ou 100 mil quilômetros rodados e estreia o Kia Way, que é o programa de recompra, após a 23ª parcela. Nesse plano, a Kia garante o preço de 85% da tabela FIPE. O novo Kia Cerato começa a ser vendido a partir de outubro deste ano. 

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