Avaliação Volvo XC40 T5 R-Design

Volvo XC40 conta com tecnologia semi-autônoma
Mayara Sauer
Por
20.12.2019 às 16:29
Volvo XC40 conta com tecnologia semi-autônoma

O Volvo XC40 é o menor SUV compacto da marca sueca. O modelo foi lançado em 2018 e já foi eleito carro do ano no último Salão do Automóvel de Genebra. O XC40 inaugura a plataforma CMA. A plataforma do outros SUVs da marca, XC60 e CX90, é SPA. O SUV se apresenta hoje em 4 versões: T4, Momentum, R-Design e Special Edition. Vale ressaltar que o XC40 possui versões para PCD (Pessoas Com Deficiência), com isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). A versão testada foi a T5 R-Design.

Versões

  • XC40 T4: R$ 177.950
  • XC40 T5 Momentum: R$ 203.950
  • XC40 T5 R-Design: R$ 227.950
  • XC 40 Special Edition: R$ 240.950

Tabela de preços para PCD

  • XC40 T4: R$ 145.950
  • XC40 T5 Momentum: R$ 169.950
  • XC40 T5 R-Design: R$ 189.950

Design

O visual do Volvo XC40 é imponente. O modelo possui 4,42 m de comprimento, medida que destaca bem o capô. Comparado com os concorrentes Audi Q3, Mercedes GLA e BMW X1, o XC40 é mais cumprido. Os faróis são em LED em todas as versões e possuem luzes auto direcionais (acompanham o giro do volante), nivelamento automático do facho do farol (de acordo com a carga do veículo), com o sistema High Bean (adapta a luz alta para evitar o ofuscamento no carro da frente. Além disso, vêm com DRL, que se acede no formato T, do martelo de Thor. 

O SUV da marca sueca possui opções PCD

Os faróis de neblina também são em LED. As rodas da R-Design possuem aro de 20 polegadas, enquanto nas outras versões, o aro tem tamanho 18 e 19 polegadas. O SUV vem com rack no teto funcional. Na traseira, as lanternas são de LED em todas as versões e invadem a lateral, seguindo a tendência dos carros mais modernos.

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Espaço 

O Volvo XC40 tem 2,70 m de entre eixos, que refletem em um espaço interno amplo. Em viagem com dois passageiros, tem conforto de sobra, pois o banco traseiro possui encosto de braço e dois porta-copos. Porém, quando vão três pessoas atrás, o ocupante do meio pode se incomodar com o túnel central que é alto e estreito, impossibilitando apoiar os pés em cima.

O SUV da marca sueca possui opções PCD

O porta-malas tem capacidade de 460 litros. A mesma capacidade do Audi Q3. Ele vem com fundo falso, que se tirar a tampa, dará mais profundidade ao porta-malas. A tampa do porta-malas da R-Design tem abertura elétrica e vem com o sistema Hands-Free. Passou o pé embaixo do para-choque, que a tampa abre automaticamente. Se não colocar o pé exatamente no sensor, pode acontecer de não abrir. Esse recurso não tem nas outras versões. 

Conectividade e Conforto

O Volvo XC40 vem com central multimídia com tela de 9 polegadas e sensível ao toque. As funções do sistema multimídia também podem ser acessadas por comando de voz. Como no XC60 e XC90, possui integração de smartphone Apple CarPlay e Android Auto. Só a versão R-Design que vem o carregador por indução, que só serve para alguns modelos de smartphones. O painel de instrumentos é digital e personalizável de 12,3 polegadas. 

O SUV da marca sueca possui opções PCD

O conforto é impecável. Os bancos são esportivos e revestidos de Nubuck, que parece uma camurça, uma textura meio aveludada. Esse tipo de revestimento é exclusivo da R-Design, assim como os ajustes elétricos do banco do motorista e do passageiro. Além disso, tem teto solar e para quem curte um som de qualidade, essa versão tem sistema de áudio Harman Kardon, com 13 alto-falantes e Subwoofer de 600 watts. 

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Desempenho

A R-Design tem motor 2.0, em linha, de 4 cilindros, com turbocompressor e injeção direta de gasolina, que desenvolve até 252 cavalos de potência e 350 Nm de torque. A versão T4 tem um motor 2.0, porém, menos potente, gerando até 190 cavalos de potência e 300 Nm de torque.  Segundo a Volvo, a R-Design chega até 230 km/h de velocidade máxima e leva 6,4s para chegar aos 100 km/h. Essa marca porque o carro pesa 1762 kg.

O XC40 vem com 5 modos de condução, que vão ajustar os parâmetros relacionados às respostas do motor, agilidade da troca da transmissão, firmeza da direção (quanto de esforço é feito para guiar o carro), resposta dos freios e controle de estabilidade. O  modo Eco serve para poupar combustível; Confort, vai deixar a condução mais suave; Dynamic, vai deixar o volante mais apimentado, acelerações mais rápidas e o Individual, em que se customiza os parâmetros de acordo com as preferências do motorista.

Tem ainda o modo Off-road, que maximiza a tração do carro em terrenos difíceis e em estradas de piso precário. A direção fica mais leve e a função de controle de descida é ativada e a função Start/Stop fica desativada. Esse modo de condução só pode ser ativado em baixas velocidades e o velocímetro mostra o alcance da limitação de velocidade. Se essa velocidade for excedida, o modo Off-road é suspenso e outro modo de direção é ativado. Nele, o visor do motorista possui uma bússola entre o velocímetro e o tacômetro. 

A tração é integral e permanente nas 4 rodas. O sistema distribui automaticamente a tração entre os eixos dianteiros e traseiros, para ter uma melhor estabilidade. A transmissão é a Geartronic de 8 velocidades, com trocas manuais na alavanca de câmbio e nas aletas atrás do volante, item exclusivo dessa versão. Segundo o Inmetro, de autonomia, faz 9,7 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada. Recebeu nota D na classificação por categoria e D, na geral.

Segurança

No quesito segurança, o SUV vem equipado com 6 airbags. No banco traseiro, tem 3 encostos de cabeça, cintos de três pontos e Isofix. O Volvo XC40 vem com o City Safety, sistema que detecta outros veículos, ou pedestres e animais de grande porte à frente do carro, auxiliando o condutor com frenagem automática, para evitar e reduzir o risco de batida ou de um acidente mais grave.

Outro recurso é a Mitigação de Pista Oposta, que é um exemplo de tecnologia semiautônoma presente no XC40. Quando o motorista distraído invade a faixa oposta, o carro de forma automática vai conduzir o veículo de volta para a sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel, que esteja vindo na mesma direção. Só lembrar que essa função só é ativada em uma velocidade entre 65 e 140 km/h.

Só a versão R-Design conta com Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), em que o motorista consegue ajustar a velocidade e a distância a ser mantida em relação ao carro da frente. O sistema acelera ou freia o veículo automaticamente, e até conduz pelo motorista por alguns segundos, a partir da direção semiautônoma, em uma velocidade de até 130 km/h.

Na versões R-Design e a Momentum contam com Alerta de Ponto Cego e Park Assist, que ajuda a manobrar o veículo em vagas perpendiculares e paralelas. Além disso, possui câmeras espalhas pelo carro, permitindo uma visão 360º, a partir da multimídia. Para fechar a parte de segurança, o SUV vem com o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência, que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto.  

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