Avaliação: por que o BMW 320i M Sport 2023 dá show de vendas até em SUVs

Família Série 3 foi o sedan premium mais vendido do país pelo quarto ano seguido, acumulando mais da metade do mercado. Por que tanto sucesso?
Renan Rodrigues
Por
23.01.2023 às 12:52
Família Série 3 foi o sedan premium mais vendido do país pelo quarto ano seguido, acumulando mais da metade do mercado. Por que tanto sucesso?

Grande pilar da estratégia da BMW no Brasil, o Série 3 terminou 2022 como o carro premium mais vendido do Brasil. O que contraria a lógica atual do mercado, que prioriza SUVs. No segmento específico de sedans, são 52% de participação de mercado, ou seja, mais da metade. Mas como ele consegue vender tão bem? 

Para responder, a Mobiauto passou alguns dias com o 320i M Sport, versão topo de linha dentro da gama do 320i, e que custa R$ 347.990, e te responderá a seguir como o Série 3 fez para conquistar o brasileiro. Vale ressaltar que o Série 3 também é vendido nas versões M340i xDrive, 330e e M3 (esportiva)

Anuncie seu carro na Mobiauto 

Família Série 3 foi o sedan premium mais vendido do país pelo quarto ano seguido, acumulando mais da metade do mercado. Por que tanto sucesso?

Antes de entrar nas impressões do motorista, vale dizer o que mudou no Série 3 2023. O novo Série 3 chegou ao Brasil junto do BMW iX3, portanto, em outubro do ano passado, pouco meses após o lançamento na Europa.

A dianteira ganhou novo formato para o para-choque, incluindo nova entrada de ar e novas molduras para luzes de neblina. A grade também mudou, mas com diferenças sutis para o modelo 2022. Os faróis estão mais afilados. No geral, a dianteira ficou mais agressiva e agrada bastante. 

Família Série 3 foi o sedan premium mais vendido do país pelo quarto ano seguido, acumulando mais da metade do mercado. Por que tanto sucesso?

Na traseira, há um novo para-choque, que talvez não agrade a todos. A parte inferior é pintada de preto e contrasta com a carroceria, mas pode passar a impressão de que falta algo. As duplas saídas de escape deixaram o formato oval e, agora, são redondas. As rodas de 19 polegadas não mudaram.

Lembrem-se que está é uma versão M Sport, portanto, alguns detalhes da carroceria, cores de acabamentos e afins são válidos para o pacote esportivado.

Família Série 3 foi o sedan premium mais vendido do país pelo quarto ano seguido, acumulando mais da metade do mercado. Por que tanto sucesso?

Só que a grande mudança está no interior. O sedan ganhou duas telas, claramente inspiradas no SUV iX, que servem como quadro de instrumentos e central multimídia, respectivamente. A primeira tem 14,9 polegadas, enquanto a segunda é de 12,3 polegadas.

Família Série 3 foi o sedan premium mais vendido do país pelo quarto ano seguido, acumulando mais da metade do mercado. Por que tanto sucesso?

Algo que incomoda é a alteração do sistema de climatização. Se antes havia comandos e uma pequena tela exclusiva do ar digital de duas zonas, agora tudo está integrado à tela multimídia e há uma zona adicional exclusiva para o banco traseiro. A operação é até simples e há um atalho permanente na tela, mas o motorista terá que distrair mais os olhos do trânsito para mexer nela até se acostumar.

Família Série 3 foi o sedan premium mais vendido do país pelo quarto ano seguido, acumulando mais da metade do mercado. Por que tanto sucesso?
 

Bom como um Nike Dunk SB Low

Família Série 3 foi o sedan premium mais vendido do país pelo quarto ano seguido, acumulando mais da metade do mercado. Por que tanto sucesso?

Nos últimos anos, a cultura sneaker ganhou notoriedade. E há um bom paralelo com o BMW Série 3. O sedan é como um Nike Dunk SB Low. Largo, com bom acabamento, confortável e para poucos. O tênis custa R$ 1.000 caso você consiga comprar no lançamento, e ainda mais nas mãos de revendedores. 

O BMW Série 3 320i MSport é tabelado em R$ 347 mil. Mesmo se tratando de um carro premium, é caro. Ainda assim, foram vendidas 5.548 unidades no ano passado, basicamente dois terços de todo o mercado de sedans premium. O grande rival, Mercedes-Benz Classe C, teve apenas 1.095 emplacamentos no período. 

Família Série 3 foi o sedan premium mais vendido do país pelo quarto ano seguido, acumulando mais da metade do mercado. Por que tanto sucesso?

A maior justificativa para a compra do Série 3 está quando você se senta no banco do motorista. A começar pela ergonomia, uma vez que pedais e volante são centralizados, enquanto a posição de dirigir é bem baixa. Soma-se a isso o volante com boa pegada e as aletas para trocas de marchas. 

Os bancos em couro são confortáveis e possuem abas laterais que se ajustam bem ao corpo, impedindo o motorista de deslizar. A direção é leve, mas bem direta. A calibração da suspensão passa longe de agradar quem busca um sofá sobre rodas: ela é firme, mas não chega a ser dura. 

Família Série 3 foi o sedan premium mais vendido do país pelo quarto ano seguido, acumulando mais da metade do mercado. Por que tanto sucesso?

Junte a isso os pneus de perfil baixo e temos um sedan que fazem os ocupantes sentirem certo incômodo em pavimentos mais irregulares. A recompensa vem ao viajar. Nas rodovias, o conjunto responde muito bem em curvas. 

A plataforma CLAR, que é utilizada por modelos maiores e mais caros da BMW, acarreta um sedan muito equilibrado. Não há transferências notáveis de peso entre os braços da suspensão. Esse comportamento foi comprovado em uma viagem de 1.300 km entre São Paulo e Londrina, considerando ida e volta. 

Merecia um pouco mais de cavalaria

Família Série 3 foi o sedan premium mais vendido do país pelo quarto ano seguido, acumulando mais da metade do mercado. Por que tanto sucesso?

O Série 3 320i M Sport é equipado com motor 2.0 turbo flex com quatro cilindros com 184 cv e 30,6 kgfm de torque. O turbo possui duplo fluxo e comando variável. E apesar de parecerem bons números, não chegam a impressionar. 

Não estou dizendo que o desempenho é ruim, mas até para efeitos de marketing, o sedan poderia ganhar um pouco mais de potência. Apesar disso, o desempenho agrada, enquanto as trocas do câmbio de oito marchas são suaves e precisas. O bom isolamento acústico deixa a experiência na cidade ainda melhor.

Família Série 3 foi o sedan premium mais vendido do país pelo quarto ano seguido, acumulando mais da metade do mercado. Por que tanto sucesso?

Quem preferir pode utilizar o modo Sport Plus, que faz as trocas serem um pouco mais céleres e ríspidas, o que acaba deixando a sensação de dirigir um carro com tração traseira mais divertida.

Vale ressaltar que esse motor é flex desde 2021 e ainda foi reajustado para atender às exigências do Proconve L7. Dessa maneira, o consumo na cidade caiu um pouco, saindo de 9,8 km/l com gasolina para 9,4 km/l. Em compensação, em rodovias melhorou de 12,8 km/l para 13,3 km/l. Em nossa viagem, voltamos a São Paulo com média de 13 km/l.

BMW Série 3 320i M Sport - Ficha técnica 

Família Série 3 foi o sedan premium mais vendido do país pelo quarto ano seguido, acumulando mais da metade do mercado. Por que tanto sucesso?

Preço: R$ 347.990

Motor: 2.0, dianteiro, longitudinal, quatro cilindros, turbo compressor de duplo fluxo, flex, duplo comando de válvulas no cabeçote com variação na admissão e escape, acionado por corrente
Taxa de compressão: 11:1
Potência: 184 cv a 5.000 rpm
Torque: 30,6 kgfm a 1.350 rpm
Peso/potência: 7,93 kg/cv
Peso/torque: 47,7 kg/kgfm
Câmbio: automático de oito marchas
Tração: 4x2 traseira
0 a 100 km/h: 7,1 s
Velocidade máxima: 235 km/h
Consumo Inmetro: Cidade 7,5 km/l (A) e 10,6 km/l (G) – Estrada 9,1 km/l (A) e 13,2 km/l (G)

Dimensões: comprimento, 4.709 mm; entre-eixos, 2.851 mm; largura, 1.827 mm; altura, 1.435 mm; porta-malas, 365 litros; tanque de combustível, 59 litros; peso em ordem de marcha, 1.460 kg.

Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão tipo McPherson (dianteira) e Multi-link (traseira); freios a disco ventilados com ABS (dianteira e traseira); vão livre do solo, não divulgado; ângulo de ataque: não divulgado; ângulo central: não divulgado; ângulo de saída: não divulgado; pneus 225/40 R19 (dianteiros) e 255/35 R19 (traseiros); número de ocupantes: 5

Um carro não tão familiar 

Família Série 3 foi o sedan premium mais vendido do país pelo quarto ano seguido, acumulando mais da metade do mercado. Por que tanto sucesso?

O Série 3 realmente trata bem o motorista e seus passageiros, mas sua capacidade é limitada a quatro pessoas. O túnel central é demasiadamente elevado, o que dificulta a acomodação do quinto elemento na posição central do banco traseiro.

Além disso, o porta-malas perde boa parte de sua capacidade graças à presença do estepe. São apenas 365 litros, o que é bem próximo de um hatch como o Renault Stepway. Neste sentido, talvez a opção por um SUV premium na mesma faixa de preço faça mais sentido. 

BMW 320i 2023 – Equipamentos

Família Série 3 foi o sedan premium mais vendido do país pelo quarto ano seguido, acumulando mais da metade do mercado. Por que tanto sucesso?

- Ar-condicionado automático digital com controle de três zonas;
- volante esportivo em couro acabamento interno em Alumínio Mesheffect;
- bancos com ajustes elétricos;
- faróis full-LED;
- Parking Assistant;
- teto solar elétrico; sistema Driving Assistant;
- BMW Comfort Access 2.0;
- pacote M Sport;
- roda de 19 polegadas M Double Spoke;
- controle de cruzeiro adaptativo;
- monitor de tráfego traseiro;
- alerta de colisão traseira;
- aviso de mudança de faixa de rolamento;
- assistente de frenagem autônoma;
- cinto de segurança M Sport;
- direção esportiva variável;
- revestimento do teto em Anthracite;
- suspensão M Sport e sistema de som surround Harman;
- central multimídia de 12,3 polegadas;
- cluster de instrumentos digital com tela de 14 polegadas;
- chave presencial;
- câmera 360°.

BMW 320i M Sport 2023 vale o preço?

Família Série 3 foi o sedan premium mais vendido do país pelo quarto ano seguido, acumulando mais da metade do mercado. Por que tanto sucesso?

É sempre difícil determinar se o um carro vale ou não o preço cobrado. No geral, aqui no Brasil, a resposta é sempre negativa. O 320i M Sport 2023 até justifica parte do seu valor com uma boa lista de itens de série. Vale lembrar que ele é feito no Brasil, o que já reduz sua carga de impostos.

Estão presentes sistema de som assinado pela Harman Kardon, faróis full-LED, rodas de 19 polegadas, assistentes de condução com piloto automático adaptativo, assistente de faixas, alerta de colisão com frenagem automática, farol alto automático, abertura de portas pelo smartphone, assistente de estacionamento automático com saída de vaga, ar-condicionado de 3 zonas, porta-malas elétrico e teto solar. 

Família Série 3 foi o sedan premium mais vendido do país pelo quarto ano seguido, acumulando mais da metade do mercado. Por que tanto sucesso?

No entanto, ainda é difícil justificar a totalidade dos R$ 348 mil sem entender que o comprador do BMW 320i M Sport 2023 não está pagando necessariamente pelas tecnologias embarcadas ou pelo desempenho em si, mas sim pela experiência. 

Você também pode se interessar por:


Fiat Fastback 2023: confira preços e itens de série das três versões
BMW iX, o SUV elétrico que parece sala de cinema com peças de cristal
Avaliação: BMW iX é o carro mais absurdo que já dirigi. Veja por quê
Cinco tecnologias de carros novos que são bem mais velhas do que parecem  

Comentários